Contabilidade gerencial: saiba qual a importância para as empresas

Contabilidade gerencial: saiba qual a importância para as empresas

É inegável que a contabilidade possui um papel fundamental no gerenciamento de uma empresa, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento. Como uma subdivisão dessa importante área, a contabilidade gerencial se destaca por ter, também, um grande destaque quando se fala em administração da empresa e outras estratégias que a envolvem. 

Apesar dessa sua importância, ainda existem muitos profissionais que desconhecem essa extrema aplicabilidade que ela tem, principalmente quando se fala em decisões que direcionarão da melhor maneira uma organização. 

É por isso que é comum classificá-la, em linhas gerais, como informações coletadas de dados próprios da empresa que ajudam a administração a definir as melhores estratégias, econômicas e financeiras para guiar a organização. 

Acompanhe este post e conheça quais são as características, os benefícios, bem como a aplicação da contabilidade gerencial nas organizações!

Contabilidade gerencial: saiba o que é

Em linhas gerais, o conceito de contabilidade gerencial diz respeito a um instrumento que a gestão empresarial usa para formar estratégias de tomar decisões e planejamento por meio de informações contábeis. 

Essas informações identificam, avaliam, analisam, entre outras ações que ajudam os gestores no momento de planejar propósitos e cumpri-los, de maneira que esses alcancem os determinados fins que a empresa necessita. 

Como o nome remete à gestão, é relevante salientar que essas tarefas são voltadas para os gestores da empresa, que são as pessoas a cargo de tomar decisões que direcionarão o negócio dentro de um estabelecimento.

Além de todos os fatores citados anteriormente, a contabilidade gerencial permite que todas as informações importantes sejam analisadas em comum acordo. Isso auxilia na clareza e no rumo que a empresa deve seguir com base nas vendas, na produção, nos orçamentos, entre outros setores fundamentais. 

Dessa forma, ela também é um instrumento que permite organizar os processos gerenciais, ajudando os administradores a terem controle das tarefas que são realizadas. Assim, torna-se muito mais fácil conferir o que está sendo feito e os resultados provenientes da realização das tarefas. 

A importância da contabilidade gerencial: vantagens às organizações

Como uma ferramenta de caráter administrativo, a contabilidade gerencial traz muitas vantagens à empresa, principalmente se for realizada da maneira certa. Ela cria e planeja estratégias pertinentes ao crescimento do negócio com base nas informações coletadas. 

Por isso, conhecer um pouco dos benefícios que essa ferramenta traz é uma das maneiras de entender sua importância de aplicabilidade dentro de uma organização. Em suma, as principais vantagens são: 

  • Informações pertinentes à administração para gerenciar a empresa;
  • Administração eficaz dos recursos do negócio;
  • Custeio da organização para crescer com sustentabilidade;
  • Ajuda a direcionar as metas para o cumprimento dos objetivos;
  • Auxilia na tomada de decisão;
  • Previne excessos, ajudando a evitar os desperdícios;
  • Melhora a comunicação entre à gestão;
  • Ajuda na geração de indicadores;
  • Contribui com a gestão de custos, aumentando assim, a lucratividade.

Viu como só há vantagens? A ferramenta, então, torna-se essencial para diversas seções de um empreendimento, auxiliando o crescimento através de métodos bem fundamentados.

Saiba quais são as ferramentas da contabilidade gerencial

Assim como toda estratégia e métodos de gerenciamento, a contabilidade gerencial possui ferramentas que auxiliam o todo do processo. Elas devem ser bem organizadas e de conhecimento geral dos administradores para funcionar corretamente. 

Muito além de ser um modo que auxilia na organização e otimização do serviço, essas segmentações previnem erros e consequentes dores de cabeça por causa de valores errados. Assim, é importante conhecer todas. São elas:

  • Fluxo de caixa, ferramenta básica para um bom controle financeiro;
  • Custeio variável, que separa os gastos que são fixos dos que variam conforme a época;
  • Custeio por absorção, que considera todos os custos da produção;
  • Orçamento;
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE);
  • Lançamentos fiscais e contábeis.

Dessa forma, manter todos esses dados sempre atualizados fará com que seja muito mais fácil planejar passos concretos. Mantenha tudo dentro dos parâmetros e evite imprevistos que custarão a empresa. 

Entenda como utilizar a contabilidade gerencial

Se a necessidade é manter a contabilidade como um instrumento na tomada de decisão, é imprescindível deixá-la integrada à contabilidade de custos. Isso se dá pois a contabilidade gerencial promove uma precisão nas informações, o que auxilia diretamente a criação de metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

Dessa forma, é necessário que os relatórios e demonstrações, contábeis e financeiras, sejam analisados de modo regular para que a administração projete essas metas e objetivos de maneira exata.

Para que ela seja realizada corretamente, é extremamente necessário que haja a atuação de um profissional da contabilidade que seja preparado e tenha o conhecimento e habilidades necessárias para isso, como a legislação tributária, o planejamento estratégico, entre outras. 

Lembrando que, o profissional, deverá estar por dentro de questões específicas relacionadas à empresa, estar ciente do cenário corporativo e econômico, por exemplo, é uma peça chave para tomar decisões acertadas.

Por ser um instrumento para a coleta dos dados e informações muito relevantes para a gestão do negócio, ela tem se destacado muito no meio administrativo. É uma ferramenta completa e muito valiosa!

A contabilidade gerencial é imprescindível, viu só? Para manter o empreendimento na direção certa, essa é uma ferramenta indispensável!

E se você quer saber de mais dicas para o seu negócio, ferramentas, gestão de custos e muitos outros assuntos pertinentes à área de negócios, não deixe de acompanhar nosso blog habitualmente. Temos diversos temas completos para contribuir com o seu conhecimento!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário