Controle de Comissões dos Vendedores – Como fazer?

Controle de Comissões dos Vendedores – Como fazer?

 Toda empresa de atividade financeira tem como foco as vendas, sejam de produtos e bens ou de serviços. Para que isso aconteça é necessário ter uma equipe focada em vendas, uma vez que são estes profissionais que colocarão em prática as estratégias elaboradas pela direção da empresa.

Quando falamos em equipe de vendas, estamos tratando de profissionais que, muitas vezes, são estimulados por comissões. Essas comissões são muito importantes, pois instigam os vendedores terem o objetivo de vender cada vez mais. Logico esse estimulo deve ser implantado de forma saudável, para não deixar os profissionais muito pressionados e acontecer o efeito contrário. Dessa forma, as comissões devem ser encaradas como um bônus positivo.

Por isso, elaboramos algumas dicas sobre as formas de controle de comissões.

A moda antiga: Planilhas

Uma maneira de controlar comissões dos vendedores, praticada há muito tempo que perpetua, até hoje, em diversos lugares, é por meio das planilhas. Contudo, esse método já está ultrapassado, uma vez que requer muita atenção, por se tratar de trabalho manual, que ainda pode gerar erros, provocando um retrabalho desnecessário.

Sem contar que não existe um modelo padrão para o pagamento de comissões. Uma empresa pode elaborar diversas regras diferentes para diferentes tipos de produtos vendidos, o que dificulta ainda mais realizar esse controle, por meio de planilhas. Às vezes, a empresa pode oferecer comissões maiores pelo tipo de produto ou instituir diferentes porcentagens conforme os valores das vendas aumentam.

Softwares oferecem o controle automático

Atualmente, com a automação dos negócios e a modernização dos modelos de trabalho não é mais indicado realizar as tarefas manualmente, uma vez que elas demandar muito mais tempo e, como dito anteriormente, podem conter muitos erros.

Nesse sentido, o mais indicado é utilizar um sistema de gestão que contenha funcionalidades especificas para o seu modelo de negócio. Esse sistema precisa atender a sua forma de trabalhar de modo que simplifique o controle de dados e traga mais segurança e exatidão na hora de trabalhar.

Além disso, trabalhar com um software para o controle de comissões, possibilita que tais cálculos sejam mais assertivos e o empresário pode, ainda, criar programas que premiem os profissionais que ultrapassarem suas metas ou realizarem vendas mais representativas.

Quando se opta por realizar o gerenciamento do controle de comissões via software de gestão, tem-se a vantagem de manter um histórico do registro de vendas dentro da funcionalidade. Dessa forma, o gestor responsável por esse controle pode obter, facilmente, os relatórios com todos os dados necessários, para ajudar realizar o controle de fato.

Esses relatórios permitem a visualização da evolução de todas as negociações com os clientes, assim como as vendas efetuadas por cada vendedor, estimulando um rankeamento que pode ser estimulador para a equipe. É possível elaborar novas formas de premiar os melhores vendedores do mês ou formular esquemas mais complexos de pagamento de comissões para a sua equipe, como por tempo de empresa, por se manter dentro das metas durante determinado período de tempo, entre outras formas, que podem ser utilizadas para motivar os vendedores a buscarem mais resultados por conta das suas vendas.

Tudo em um lugar só

Como afirmamos acima é de suma importância ter um Software de gestão completo para a sua empresa. Pensando nisso, a SG Sistemas tem um sistema que está preparado para atender a todos os setores da sua empresa, inclusive efetuar, de forma automatizada, esse controle de comissões, pois tem uma funcionalidade específica para este tipo de controle de trabalho.

É preciso entender a importância de se ter um sistema integrado e completo. Para tal, é preciso evitar realizar o controle de vendas e suas comissões em ambientes separados, uma vez que isso não traria nenhuma vantagem para o seu negócio.

Neste sentido, ressaltamos que o sistema da SG tem a funcionalidade especifica para efetuar o controle de comissões dos vendedores da sua empresa. A funcionalidade do sistema permite ao usuário parametrizar as regras especificas. Isso é: o sistema é adaptável à forma de trabalho, além de calcular todos os valores de forma automatizada, sem margens para erros.

Portanto, entre em contato com a nossa equipe que ficaremos contentes em esclarecer mais dúvidas que você possa ter sobre as funcionalidades dentro do nosso sistema!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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