Administração de Vendas – Afinal, como melhorar?

Administração de Vendas – Afinal, como melhorar?

A administração de vendas consiste em uma série de medidas e técnicas para potencializar os resultados e receita geral da sua empresa. Trata-se de uma estratégia administrativa que visa o desenvolvimento empresarial com base em planos desde o pré até o pós venda, mas, claro, sua definição completa vai além disso. Esta é uma estratégia que todas as empresas podem – e devem! – considerar para seu empreendimento, uma vez que as vantagens são diversas.

Apesar da sua importância, muitos negócios ainda sentem dificuldade de entender e aplicar uma administração de venda assertiva, de forma que os melhores resultados sejam alcançados. Mas, para quem consegue fazer isso com maestria, as vantagens não demoram a aparecer. Foi pensando nisso que a SG Sistema reuniu as principais informações sobre o assunto para ajudar você e sua empresa.

Continue lendo e entenda o que é administração de vendas, a importância dela para atingir os objetivos gerais e aumentar os lucros da sua empresa. Além disso, selecionamos dicas valiosas para otimizar e potencializar a administração de vendas no seu empreendimento.

Ah! Aproveite e veja também nossa publicação sobre Gestão de Indicadores: O que é e como aplicar da maneira certa.

Ilustração com texto respondendo o que é a administração de vendas

Afinal, o que é administração de vendas?

A administração de vendas é uma área da empresa que contém todos os processos de uma venda e, dessa forma, também podemos dizer que a administração de vendas é um conjunto de práticas e estratégias para potencializar o faturamento de um negócio. O objetivo é não só administrar, mas organizar e gerir todos os processos de venda de um estabelecimento.

Esta é uma estratégia para quem deseja estar a par de todas as etapas de venda e conseguir otimizar, da melhor maneira possível, em busca de pontos a serem melhorados. Uma empresa que se preocupa com cada um dos processos é uma empresa com grande possibilidade de crescimento.

Nessa medida, a administração de vendas ajuda os gestores a se organizar e garantir um serviço de vendas com bons resultados. O que acontece, geralmente, é que muitas instituições não entendem a importância dessa estratégia, ou ainda, acreditam que estão fazendo corretamente… Será?

De maneira geral, os serviços referentes ao departamento de administração de vendas, são:

  • definir o público-alvo do empreendimento;
  • ter os objetivos nítidos a serem atingidos;
  • manter contatos com colaboradores e fornecedores diariamente;
  • possuir um sistema de registro sobre cada vendedor;
  • remunerar e beneficiar os colaboradores com base em seus resultados;
  • analisar e comparar dados e informações historicamente;
  • prever vendas com base nesses dados;
  • estar atento ao controle de vendas da empresa.

Veja mais sobre Força de Vendas na página da plataforma SG Sistemas.

É importante mencionar, ainda, a interseção da administração de vendas com os outros setores da empresa como colaborador para o objetivo central dessa estratégia: vender. Não é à toa que o marketing também está constantemente atrelado com as funcionalidades da administração de vendas.

Inclusive, falamos mais sobre gestão integrada na nossa publicação: “Gestão Integrada: conheça suas características e benefícios“.

O poder que uma boa administração de vendas tem nos negócios

Sobre os benefícios e potencial de receita de uma administração de vendas devida, podemos mencionar os principais como sendo:

  • otimização de tempo e processos em diversos setores;
  • fortalecimento da gestão de força de vendas da empresa;
  • potencialização de vendas;
  • aumento de lucro e receita geral;
  • aperfeiçoamento na comunicação interna – tanto entre colaboradores quanto em função dos clientes.

O bom recrutamento, seleção e treinamento dos colabores também são benefícios de uma boa administração de vendas. Ter bons integrantes em um time é essencial para aumentar suas vendas e, portanto, devemos dar atenção devida.

ilustração que introduz as dicas para administração de vendas

Dicas valiosas para potencializar sua administração de vendas

Agora que você sabe o que é, o que faz e os benefícios do setor de administração de vendas, é hora de entendermos o funcionamento dele na prática. Para tanto, separamos algumas dicas valiosas para potencializar essa estratégia:

Mantenha contato direto com o marketing da sua empresa

O marketing precisa ser o melhor e principal aliado da sua administração de vendas. É ele quem saberá direcionar as características do seu público-alvo, o que ele procura, onde ele está localizado, o que deseja e quais suas expectativas sobre sua marca. Garanta que tanto o setor de administração de vendas quanto o marketing estejam por dentro dos objetivos e metas da empresa.

Tenha apenas bons integrantes no seu time de vendas

Como já mencionamos, tenha um time de vendas com pessoas capacitadas, habilitadas e treinadas para alcançar, sempre, os melhores resultados. Mais do que isso, também é importante que ele esteja por dentro das metas que seu negócio possui. Também garanta que eles estejam sendo bem remunerados e beneficiados, considerando o desempenho de cada um. Essas são as principais atividades do setor administrativo.

Tome decisões baseadas em relatórios

As decisões tomadas pelo setor de administração de vendas são várias e, para isso, é preciso que sejam todas baseadas em dados reais e no histórico de venda. O relatório é o melhor amigo de um administrador e o mesmo vale para essa etapa: antes de qualquer decisão, confira, estude, analise e revise.

Lembre-se também que essa é uma estratégia importante para o sucesso da sua empresa. Neste caso, um sistema de gestão integrada também é um forte aliado para o controle de vendas de um negócio.

Navegue no nosso blog e fique por dentro de mais dicas e informações sobre o universo da gestão empresarial!

Conte também com nossas opções específicas de tecnologia de gestão de vendas para diversos tipos de empresa.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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