Gestão estratégica para empresas: entenda o Balanced Scorecard (BSC)
Não ter uma meta definida, ou seja, “atirar para todos os lados”, não é o mais correto quando se trata de gestão de uma empresa. É justamente para melhorar isso que o Balanced Scorecard deve ser aplicado, afinal, saber quais são as variáveis de seu negócio é indispensável para uma gestão eficiente.
Trata-se de uma ferramenta utilizada para que o estabelecimento de objetivos empresariais possam ser feitos de maneira lógica e com perspectiva real de melhora. Então, entender o que é o BSG, seus benefícios para as instituições e como ele é, de fato, aplicado em cada uma é o caminho a ser seguido.
Tudo isso e muito mais será abordado no decorrer deste conteúdo. Acompanhe e aprenda a aplicá-lo ao seu negócio:
O que é balanced scorecard e qual sua função?
Traduzido para o português, a metodologia poderia se chamar “Indicadores Balanceados de Desempenho“. Foi criada nos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton, e trata-se de uma ferramenta de gestão que mede o progresso de uma empresa em relação às suas metas de longo prazo.
Então, é tido como um modelo de gestão estratégica que visa desmistificar o ideal de que para um negócio alavancar é preciso focar tão somente em indicadores financeiros e contábeis. É claro que eles melhoram o desempenho das empresas, mas normalmente são focados em determinados setores.
Já falamos em outro momento sobre a importância dos indicadores de desempenho na gestão de pequenos negócios, em um post que você pode acessar e fazer a leitura mais tarde.
A função do BSC é definir objetivos de crescimento empresarial e, como consequência, medir os resultados destas ações para além do uso tradicional de indicadores de faturamento, por exemplo.
O BSC define objetivos e mede resultados ao longo prazo, ok? Estamos falando de um modelo contínuo de melhoria dos negócios no mercado de trabalho.
Benefícios de usar o BSC
Já que o BSC irá medir o desempenho das estratégias anteriormente adotadas e, após, definir novas iniciativas – também estratégicas – para serem executadas em prol da empresa, é bem cristalino que essa metodologia possui seus benefícios, não é mesmo?
Saiba 3 vantagens que se destacam nesse método:
Visão clara e específica do funcionamento do negócio
A partir da utilização correta e séria do BSC, as organizações – e principalmente os administradores delas – terão maior clareza sobre quais são seus objetivos macro (objetivos a longo prazo), e assim a tomada de decisão que gere resultados é muito mais consciente.
Definição tática das ações operacionais
Você pode pensar que ter clareza é pouco e superficial, mas na verdade saber exatamente até onde a empresa pode chegar é um pouco diferente do que até onde ela quer chegar. E é aqui que a gestão tática usa e abusa do BSC.
Metas reais são estabelecidas e mudanças ou otimizações necessárias são implementadas, e então aquele projeto um dia tido como ilusório pode, de fato, ser mais palpável. Isso é estratégia. Ter foco no que funciona, sabe?
Mensuração de avanços
De nada adianta saber o que fazer, colocar em prática e não medir se realmente está dando resultados. Se você não sabe o que está acontecendo na sua empresa, tampouco saberá como otimizar processos e melhor sua estratégia interna e externa.
A medição de avanços pelo Balanced Scorecard vai te indicar os meios de aumentar seus resultados. Quando Peter Drucker, pai da administração, disse que “aquilo que não é medido não pode ser melhorado”, ele estava certo. Essa é a maior máxima do BSC.
E se eu te contar que ainda existem mais benefícios advindos de uma gestão estratégica por meio do Balanced Scorecard, você acredita? A SG Sistemas lista mais alguns efeitos do BSC:
- aprimora a visão do futuro da empresa;
- permite a montagem e execução de planos de ação certeiros;
- proporciona melhora contínua da qualidade da atividade empresarial;
- facilita a comunicação entre setor (já que a análise é geral);
- alinha indicadores-chave com macro-objetivos;
- estimula a capacitação constante do mais alto cargo da empresa até seu colaborador mais singelo, mas nunca desimportante.
Tudo bem que esses são os benefícios, mas como de fato criá-los? Onde se basear?
Pilares do Balanced Scorecard
As bases da definição da metodologia de Balanced Scorecard são divididas em componentes e perspectivas, quatro de cada. Entendam o que representam.
Os 4 componentes estratégicos do BSC
Para saber quais estratégias montar é fundamental saber em quais pilares se apoiar, sendo estes:
- objetivos: o que a empresa deseja alcançar em cada setor? Qual a perspectiva?;
- indicadores: cada objetivo definido possui um indicador de desempenho, e estes mostram em que pé anda a atividade empresarial;
- metas: qual o nível de performance desejado para cada indicador?;
- projetos estratégicos: intervenções necessárias para os resultados dos indicadores de desempenho possam ser otimizados por meio das metas definidas.
Para ler depois: Gestão de indicadores: por que manter uma?
A gestão empresarial integrada é indispensável para que as estratégias Balanced ScoreCard possam, de fato, ser bem montadas e bem aplicadas.
As 4 perspectivas do Balanced Scorecard
Tratam-se das áreas de implementação do BSC, sendo eles:
- perspectiva financeira: impacto das decisões estratégicas sobre a meta (financeira);
- perspectiva do cliente: o valor percebido pelo cliente é indispensável para a satisfação destes e o aumento da rentabilidade da empresa;
- perspectiva dos processos internos: suas rotinas administrativas envolvem desde o pré-venda ao pós-venda, não se esqueça disso.
- perspectivas de aprendizado e crescimento: se a satisfação do cliente é fundamental, a do colaborador não fica para trás. A infraestrutura cognitiva da sua empresa tem de estar engajada, capacitada e satisfeita.
Como definir objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos?
Você já sabe os 4 componentes base para começar a traçar estratégias de gestão, e já aprendeu também acerca das áreas de implementação dos projetos BSC, então é interessante saber como gerir esse processo. Temos 4 passos:
- Traga o projeto para a parte prática: a visão e a estratégia devem ser de ciência e adesão de todos os colaboradores da empresa para funcionar;
- Ensine o plano de ação para seus colaboradores: de modo a vincular as melhores métricas de indicadores de desempenho com uma certa “recompensa”. Engajamento!
- Tenha recursos disponíveis: o objetivo organizacional só poderá ser alcançado se você dispuser de recursos financeiros, humanos e infraestrutura suficientes (ferramentas de gestão são essenciais!);
- Aprimore o plano de ação quando necessitar: os feedbacks são fundamentais para essa parte e para o crescimento da empresa, e por ser um processo contínuo carece dessa aprimoramento estratégica de resultados;
Que tal dar esse empurrãozinho na sua empresa para que ela possa crescer? Muito embora esse método não seja novo, ele ainda é atual e assertivo e com certeza agregará ao seu negócio. Fique atento ao blog da SG Sistemas, sempre tem conteúdo novo acerca de gestão eficiente em empresas!