Como melhorar a eficiência operacional para supermercados?

A eficiência operacional de supermercados e estabelecimentos varejistas é essencial para o bom andamento do negócio, além de aumentar a lucratividade, garantindo a qualidade dos produtos, a satisfação e fidelização dos clientes.

Essas otimizações precisam de um conhecimento profundo sobre o seu negócio, além de estudos e análises sobre as etapas dos processos, layout do supermercado, segurança alimentar, canais de vendas e mais. Por isso, selecionamos nove dicas para você aplicar no seu negócio e melhorar a eficiência operacional, confira o conteúdo abaixo!

1. Realize a auditoria dos procedimentos operacionais

O procedimento operacional é um documento que descreve o passo a passo dos processos, explicando de forma clara e objetiva de modo que todos consigam entender. Para otimizar sua eficiência é preciso realizar auditorias é essencial para evitar perdas, identificar gargalos e manter a segurança alimentar do seu estabelecimento conforme a legislação vigente.

Assim, consegue analisar o prazo de validade, produtos avariados, alimentos impróprios para consumo, equipamentos que não estão funcionando corretamente e processos administrativos que podem ser melhorados.

2. Analise o layout do supermercado

O layout do supermercado deve ser analisado estrategicamente, isso porque um bom design pode aumentar suas vendas e ainda otimizar os processos de atendimento. Além disso, a organização dos alimentos e o layout das gôndolas podem atrair os olhares dos seus consumidores.

breve texto explicando analise de layout com desenho de cesta de compras

Planeje os ambientes, pense no posicionamento das prateleiras, identifique o ponto de maior circulação de pessoas e aposte em produtos que mais vendem em locais estratégicos. Deixe próximos os alimentos que são vendidos frequentemente com outros para um bom cross merchandising.

3. Padronize processos

Padronizar processos é uma das formas de manter a eficiência operacional do seu supermercado. Seguindo padrões rigorosos, suas equipes conseguem analisar todos os pontos importantes, garantindo a conformidade com regulamentações de higiene e segurança. Desde a seleção de matéria-prima, recebimento dos produtos, armazenamento, embalagem e reposição nas gôndolas e prateleiras.

Criar padrões e realizar treinamento com os operadores de caixa é essencial para que os produtos cheguem até a residência do consumidor da melhor forma possível. Além de conferir e lançar todos os itens corretamente no sistema interno do estabelecimento para os balanços mensais.

4. Verifique o estoque regularmente

O estoque é uma das partes mais importantes do supermercado, dessa forma, é preciso de uma boa gestão e atenção para manter o fluxo de movimentação dos produtos e alimentos, além do armazenamento correto para manter a segurança alimentar. Para isso, tenha funcionários preparados e confiáveis que possam gerir a logística de suprimentos. Além disso, um bom sistema ERP que faz o controle do seu estoque é fundamental para melhorar a sua eficiência operacional.

breve texto de controle de estoque e desenho boneco montando palete

5. Analise os dados e otimize sua taxa de pedidos

Para tornar seu fluxo de vendas eficiente, analise os dados referentes aos produtos mais vendidos, os itens que não venderam, as devoluções dos clientes e também os pedidos que não foram enviados no prazo. Após as análises, trace estratégias para os ajustes necessários, como investimentos em campanhas publicitárias, promoções, padronizar os processos logísticos, controle de qualidade e mais.

6. Evite desperdício de alimentos

Segundo o jornal da USP, na matéria sobre perdas pós-produção e pré-consumo, o Brasil voltou a fazer parte dos países com insegurança alimentar. Os dados do IBGE apontam que nosso país desperdiça cerca de 30% dos alimentos produzidos, resultando em impactos sociais graves.

Por isso, é importante fazer a prevenção de perdas para reduzir os desperdícios do seu supermercado, além de minimizar os prejuízos financeiros, evitar contaminação, danos e deterioração dos alimentos.

7. Acompanhe os relatórios de vendas

Ter um planejamento de vendas e saber identificar períodos sazonais do aumento e redução do faturamento vai auxiliar a traçar estratégias eficientes para manter o fluxo de caixa estável. Por isso, é importante ter um sistema ERP de gestão integrado para unificar todos os setores, assim você pode gerir relatórios de vendas para analisar as metas do seu estabelecimento.

breve texto sobre relatorio de vendas e desenho de uma prancheta

8. Confira a margem de lucro em todos os canais de vendas

Ao analisar os lucros, confira todos os canais de vendas, como telefone, mensagens, e-mails, aplicativo e a loja física. Com essas informações, você consegue investir seus esforços nos canais que não estão vendendo tanto.

9. Invista em um sistema ERP eficiente

Para aumentar a eficiência operacional de supermercados, é preciso investir em um bom sistema ERP, assim você consegue consultar todos os setores em um único software. Além de automatizar várias etapas, como disponibilizar o autoatendimento em supermercados, entradas e saídas eficientes do estoque, emissão de documentos fiscais e relatórios precisos.

Como a SG sistemas pode otimizar seu supermercado?

Desenvolvemos softwares desde 1991 e estamos comprometidos em agilizar e automatizar várias etapas do seu negócio. Com nosso sistema de gestão para supermercados, você vai contar com funcionalidades para uma gestão estratégica, como integração de todos os setores, frente de caixa, exportação fiscal e contábil, controle do estoque e muito mais.

Nossos sistemas são escalonáveis, ou seja, você pode adquirir o sistema conforme suas necessidades atuais. Se necessário, pode ainda realizar um upgrade do seu pacote e integrar outras soluções SG, resultando em um sistema mais dinâmico.

Agora que você já sabe como ter mais eficiência operacional para supermercados, continue navegando no nosso blog e confira 7 dicas de como atrair clientes. Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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