Aumentar as vendas é, certamente, um dos objetivos de todos os empresários. Para isso, existem estratégias e ações infalíveis que podem ser praticadas para aumentar a receita da sua loja, afinal supermercados são essenciais para todos.
Neste post, selecionamos 7 dicas de como vender mais para você analisar e criar estratégias personalizadas para sua empresa. Ao criar as estratégias e metas, reflita com a sua mentalidade e experiência própria de cliente. Como gostaria de ser atendido, como você encontraria os produtos com facilidade, o som, a iluminação e mais.
Continue a leitura e confira nossas dicas para alavancar as vendas do seu negócio!
1. Tenha uma loja apresentável
Para garantir boas vendas, invista em um ambiente agradável, seguro, limpo e organizado. Esses critérios fazem a diferença na experiência dos seus clientes. A sinalização dos produtos facilita as vendas e otimiza o tempo dos seus clientes que precisam encontrar rapidamente os produtos.
Aposte em uma boa iluminação, temperatura confortável e limpeza, pois quanto mais agradável o local, mais tempo os seus clientes permanecem no estabelecimento e, consequentemente, gastam mais. Além disso, escolha um layout atrativo que faça sentido para sua marca e demonstre os valores que deseja transmitir.
2. Tenha som ambiente
Uma das práticas de marketing sensorial que faz muita diferença no ambiente é o som. As músicas tocadas no supermercado de forma estratégica deixam o ambiente mais agradável. Ainda é possível direcionar os setores que receberão sonorização.
O som de qualidade agrega conforto à experiência de compra. Entenda mais sobre som ambiente e monte as suas playlists para aumentar as suas vendas e fidelizar seus clientes.
3. Treine sua equipe
O bom atendimento certamente garante a fidelização de novos clientes. Investir em treinamentos para sua equipe reflete diretamente na forma de atendimento dos seus clientes, além de ser um dos fatores que podem auxiliar a aumentar as vendas. Quem nunca comprou um produto a mais porque o operador de caixa ofereceu?
Além disso, trace metas de vendas dos produtos extras, cadastro de novos clientes no clube de pontos da empresa e mais. Outra sugestão é que sua equipe solicitar feedback de clientes e informar os meios que podem ser realizados. Além disso, ofereça descontos para os clientes que retornarem. Leia atentamente os feedbacks e analise possíveis pontos de melhoria.
4. Conheça seus clientes
Conhecer seu público-alvo é um dos pontos principais para vender mais! Se a sua loja é de bairro, é possível conhecer seus clientes pessoalmente e saber o que gostam de comprar. Se a loja é maior e possui diversas filiais, você pode utilizar ferramentas de marketing baseadas em dados para traçar o perfil de seus clientes.
Os dados, geralmente, são: idade, gênero, classe social, produtos preferidos, frequência de compras e mais. Conhecendo a sua localização e sua persona, fica mais fácil traçar estratégias de vendas direcionadas. Dessa forma, além de aumentar as vendas, ainda é uma das formas de prevenção de perdas, reduzindo a perda de produtos que não vendem.
5. Gestão financeira
A gestão financeira é um dos pontos essenciais para a saúde do seu negócio. Realize o fechamento de caixa diariamente, ainda faça parcialmente a troca de turno para melhorar o controle das entradas e saídas.
Entenda a importância da gestão financeira no vídeo abaixo com os especialistas da SG Sistemas:
6. Ofereça degustações
A degustação é uma ótima estratégia atrativa para seus clientes conhecerem produtos diferentes que garantem uma boa margem de lucro. Ofereça pequenas porções que possam ser consumidas de forma rápida e prática. Escolha o horário de maior movimento na loja e espaço suficiente para circulação confortável das pessoas.
Como dissemos anteriormente, treine o colaborador para atender seus clientes de forma educada e simpática. Além disso, cuide da limpeza do local dos alimentos que servem.
Confira também, um guia completo sobre a gestão de compras para supermercados para planejar e organizar as aquisições de produtos que a sua loja vai vender.
7. Aproveite datas comemorativas e a sazonalidade
As datas sazonais são ótimas para aumentar as vendas da sua loja. Aproveite essas oportunidades e separe setores estratégicos do mercado e sinalize bem as promoções. Em datas específicas como Natal, Réveillon, Dia dos Namorados, em que as refeições são específicas, organize os alimentos próximos uns dos outros, dessa forma o cliente não vai esquecer nenhum ingrediente das receitas.
Aproveite também, o mês da Black Friday, o Dia do Consumidor, o Dia das Mães, entre outros, para variar os itens das promoções. Além disso, escolha os produtos certos para promover: por exemplo, no Reveillon, destaque champanhes e frutas; no início do ano, sinalize os materiais escolares; e, no final do ano, os produtos para praia, como chinelos e protetor solar, são mais vendidos.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas do seu supermercado, continue no nosso blog e veja como montar uma frutaria para expandir seus negócios. Nos vemos no próximo post!