TEF: entenda tudo sobre esse sistema de pagamento

TEF: entenda tudo sobre esse sistema de pagamento

Você sabe o que é TEF e qual a importância dele para seu negócio? A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) refere-se aos sistemas de computador que executam transações financeiras de forma eletrônica em uma compra com cartão de débito ou crédito.

Essa solução de vendas é muito utilizada por comércios com grande fluxo de vendas diária. Mas se engana quem acha que o TEF só é útil para grandes negócios! Micro e pequenas empresas também podem se beneficiar com essa ferramenta e ampliar suas formas de pagamento.

Se você quer saber mais sobre este sistema e descobrir como ela pode auxiliar no dia-a-dia das suas vendas, vamos entender mais sobre o assunto!

O que é TEF e como funciona?

TEF é a sigla referente a Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que auxilia nas transações financeiras via cartão de débito ou crédito. Este software captura as informações e as envia via internet para a rede adquirente. Ele é instalado no computador do caixa, onde o Pin Pad (máquina onde o cartão é inserido e a senha é digitada) também fica conectado.

Sempre que uma compra é efetuada por este meio, o software registra as informações de transação automaticamente e o pagamento só é autorizado após a checagem desses dados.

Veja: Estratégias de redução de custo na empresa: otimizando seu capital

Tipos de TEF

Existem diferentes tipos de sistemas TEF que podem ser contratados por que deseja adicionar este meio de pagamento eletrônico em seu estabelecimento. Eles basicamente se diferenciam na forma utilizada para compartilhar as informações digitais entre os envolvidos na transação financeira.

TEF dedicada

TEF dedicado opera em uma linha especial, ficando conectada às administradoras de cartões 24 horas. A conexão entre as empresas é realizada por meio de linhas VPN (redes virtuais privadas).

A principal vantagem deste tipo de TEF é a sua eficiência: cada transação pode levar de 2 a 5 segundos para ser processada.

TEF IP

Este tipo de TEF também utiliza a comunicação por VPN, mas a diferença é que a conexão entre as empresas utiliza um protocolo de IP. Isso quer dizer que as informações são compartilhadas via internet, o que torna o processo ainda mais rápido e eficiente.

Por isso, essa é a melhor opção para empresas com alto fluxo de vendas via cartão de crédito e débito.

TEF discada

Na TEF discada a comunicação com a operadora de cartão é realizada via linha telefônica. Na prática, cada compra realizada com cartão gera um acesso discado para a aprovação da transação. A ligação só é finalizada após a análise e confirmação dos dados.

Esse modelo tem a desvantagem de uma comunicação mais lenta quando comparado às outras opções. Por causa disso é mais utilizado por comércios de pequeno ou médio porte.

Vantagens do uso do sistema TEF

vantagens do uso do sistema TEF

Se você ainda não se convenceu em contratar um sistema TEF, confira abaixo algumas vantagens que essa ferramenta pode trazer para seu negócio:

Aceita várias bandeiras de cartão

O TEF aceita uma grande variedade de cartões, pois é multi-adquirente. O comerciante precisa entrar em contato com as bandeiras de cartão (Mastercard, Hiper, Visa, Cabal, etc.) que deseja aceitar e solicitar os números lógicos, para serem cadastrados no sistema.

Diminui erros na transferência de informações

Alguns sistemas TEF disponíveis no mercado possuem diversos recursos que podem ser adicionados conforme a necessidade do seu negócio, uma delas é a frente de caixa.

Com seu uso, as informações são transmitidas automaticamente para a operadora de cartões. Essa ação evita a interação do operador de caixa e assim, diminui o risco de erros dos dados transmitidos.

Facilita a conciliação bancária

A passagem dos cartões diretamente no caixa facilita o controle financeiro e a conciliação bancária. Não sendo obrigatório que o comerciante guarde o recibo de cada transação efetuada.

Maior controle

Através do sistema deduzem-se os gastos com taxas das operadoras de cartão e pode-se saber com maior exatidão todas as vendas efetuadas via cartão.

Economia

Primeiramente, com o sistema TEF você pode utilizar diferentes bandeiras de cartão em uma só maquininha, o Pin Pad. Isso diminui o custo em manter cada equipamento para determinada bandeira.

Outra vantagem é que o vendedor tem a liberdade de negociar com as adquirentes e conseguir taxas mais baixas para cada transação. O que representa uma grande economia nas despesas do mês.

Rapidez no atendimento

O sistema TEF permite um maior desempenho na resposta de autorização de uso do cartão. Isto impacta em um atendimento mais eficiente e com menos filas. O cliente fica satisfeito e considera comprar novamente com você em outra oportunidade.

Qual a diferença entre TED e TEF?

O TED é a Transferência Eletrônica Disponível e o TEF, como já falamos, é a Transferência Eletrônica de Fundos. São duas formas de transação financeira, onde a principal diferença entre elas é que no TED o pagamento é instantâneo, ou seja, o dinheiro cai na conta do recebedor na mesma hora, sem checagem de informações por nenhuma instituição.

Já o TEF é uma forma que possibilita o pagamento por cartão em lojas físicas e canais eletrônicos, com checagem dos dados antes de ser aprovado. Atualmente é uma das formas mais utilizadas para compras, principalmente pela segurança que oferece aos envolvidos na transação.

Como escolher o melhor sistema TEF?

Por causa de todos os benefícios alcançados, o TEF se tornou muito popular no mercado e muitas empresas vem investindo no uso dessa ferramenta. A primeira coisa a se considerar para escolher esse sistema para a sua empresa é garantir que ele seja fácil de usar e que tenha todas as ferramentas necessárias para o seu negócio.

SG TEF, o software de transferência eletrônica de fundos da SG Sistema, otimiza as transações eletrônicas realizadas via cartão de crédito ou débito com segurança e agilidade. Além de tudo, ele trabalha de forma integrada aos sistemas SG ERP Linux, SG ERP Windows, SG Análise e SG Foods, softwares de gestão completos para cada tipo de negócio.

Continue acompanhando o blog da SG Sistemas para ficar por dentro das melhores soluções para gerenciar o seu negócio!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário