O que é transformação digital e como esse fenômeno mudou o Mercado

O que é transformação digital e como esse fenômeno mudou o Mercado

Hoje em dia vivemos entre tantas novidades e comodidades digitais que às vezes fica até difícil lembrar como a vida era antes delas. Definir o que é transformação digital é discutir o conjunto de fenômenos que dão base para essa mudança profunda especialmente na maneira como as empresas operam e as pessoas consomem.

O papel da transformação digital no Mercado

Podemos dizer que hoje o mundo passa por uma Quarta Revolução Industrial, depois das eras do vapor, da eletricidade e da computação, hoje vivemos a era da inteligência digital. A incorporação de soluções digitais para problemas cotidianos é a chave do que é a transformação digital.

E essa mudança na forma como nos relacionamos com o digital criou uma grande janela para o desenvolvimento de soluções cada vez mais dinâmicas para otimizar a gestão do trabalho,do relacionamento e da análise tática.

Isso trouxe um conjunto enorme de soluções para as empresas, tais como:

Integração e escalabilidade

O poder de integrar diferentes setores sob um mesmo conjunto de matrizes e analisá-los em um único painel foi o sonho de gestores desde os tempos mais remotos da humanidade.

O melhor exemplo desse tipo de solução são os sistemas ERP, que geram dados importantes desde o recebimento dos fornecedores até o cadastro de produtos e clientes e a movimentação e saída de produtos.

E esse serviço tem um alto de índice de escalabilidade, podendo ter diversos módulos que auxiliam no funil de vendas e na etiquetagem digital, além de poder ser integrado ao e-commerce, gerar importantes dados para facilitar a escrituração digital e muito mais. Um serviço pode complementar ou subordinar o outro, agindo de maneira sincronizada para garantir otimizações consistentes.

Isso porque esses serviços operam através da criação e do manejo de dados, que são informações quantificáveis. Não é exagero dizer que os dados são as commodities do futuro. Praticamente tudo o que fazemos no digital hoje cria “rastros” de dados, que podem ser organizados de uma infinidade de maneiras.

Inteligência

Os dados são o combustível para que os serviços que utilizamos se tornem cada vez mais inteligentes. Inteligências artificiais lidam com uma quantidade irreal de informações para aprender padrões, comportamentos e soluções que podem elaborar.

O setor de Business Intelligence é um dos que mais cresce no mundo na corrida pelas melhores tecnologias para entender os comportamentos de mercado, a psicologia do consumidor e as melhores maneiras de diminuir erros e custos maximizando a performance.

Os limites da inteligência artificial são virtualmente infinitos, assim como seus possíveis benefícios.

Menos erros, mais performance

Como dissemos agora, o propósito da transformação digital dentro do Mercado é sempre diminuir erros e maximizar a performance.

Com o emprego maior da tecnologia fazendo atividades maçantes, desde o chão da fábrica até as atividades burocrática, o trabalho humano se torna cada vez mais criativo, intelectual e operacional.

A inteligência virtual ajuda a criar uma série de etapas de verificação por erros, deixando por conta dos humanos analisar, interpretar e escolher soluções para tais erros. Isso otimiza em muito o fluxo de trabalho, já que é possível quantificar e interpretar cada etapa das atividades.

A cultura dentro das empresas tem mudado muito com a chegada das tecnologias de gestão, o que cria um espaço novo para relacionamentos mais saudáveis e produtivos, de onde surjam soluções humanizadas e coletivas.

Acessibilidade

Para que se tornem cada vez mais viáveis e fáceis de acessar, é importante que cada vez mais pessoas utilize os serviços digitais. A coisa funciona como um círculo virtuoso: quanto mais se usa, mais dados são criados e mais inteligentes e dinâmicas as tecnologias se tornam, o que as faz cada vez mais integradas no dia a dia, e logo se tornam mais baratas e acessíveis.

É importante que o acesso a determinados serviços seja cada vez mais público, com preços módicos. E esse aumento no acesso também aumentou a competitividade, tanto para que todos os empreendimentos consigam acessar serviços mais baratos quanto para que empresas com pouco capital consigam oferecer soluções inovadoras e concorrer no patamar das gigantes.

Esse acesso instrumentalizou uma série de iniciativas para começarem com muito mais fôlego e ferramentas sem terem de fazer grandes aportes.

Mobilidade

A acessibilidade também diz respeito à capacidade tanto de trabalhar de forma remota e transformar a maneira como determinados serviços são prestados, como é o caso da contabilidade e da gestão, que agora pode lidar com documentos, protocolos e análises de maneira online.

Empresas que prestam serviços digitais conseguem ser cada vez mais econômicas e produtivas, atendendo mais clientes e com menos dispêndio de recursos. A transformação digital mudou o panorama dos empregos do futuro.

As principais tecnologias da transformação digital

Para que todos esses benefícios se tornassem parte do nosso cotidiano, muita evolução aconteceu, e vale mencionar quais foram e tem sido os principais responsáveis por definir, hoje, o que é a transformação digital:

Computação em nuvem

A computação em nuvem é um conceito fascinante que já debatemos aqui pelo blog da SG Sistemas, ele favorece uma série de soluções digitais baseadas em um ambiente digital, que pode ser acessado de qualquer lugar.

Mais do que um ambiente de armazenamento de dados, a chamada Nuvem também serve como plataforma para acessar serviços e fazer diversas atividades. Hoje quase toda atividade digital pode ser executada pela Nuvem, desde protocolar documentos até fazer reuniões ou assistir séries.

Sistema de gestão integrada

Os famosos sistemas ERP são plataformas altamente integradas, que ajudam a organizar uma variedade de aspectos de uma empresa, facilitando o cadastro de bens e clientes, o acompanhamento de produtos, sua data de expiração e dados de venda.

Enfim, os ERPs conseguem gerar uma enorme quantidade de informação preciosa, que ajuda a organizar, definir, acompanhar e solucionar diversas atividades empresariais.

Internet das coisas

A capacidade de integrar vai além da realidade digital: com a internet das coisas é possível integrar artigos do dia a dia à rede. Na internet das coisas nossos aparelhos convencionais se tornam responsivos aos comandos e também são capazes de gerar dados.

Por exemplo: um sensor de calor no lar pode ser programado para ligar o aquecimento quando o lar atingir uma certa temperatura, ou pode discar automaticamente para os bombeiros caso o ambiente fique extremamente aquecido, e também pode ser modificado de forma remota através do celular, digamos.

Agora imagine essa capacidade de captar informações e dar comandos em redes integradas como cidades, no transporte público, no saneamento, no consumo de energia e afins. O poder dos dados é enorme e pode ajudar especialmente na construção de um futuro mais sustentável.

Fintechs e criptomoedas

Lidar com dinheiro é sempre uma questão delicada, todo mundo quer segurança e sigilo mas ninguém suporta ter de ficar plantado na fila do banco para falar com seu gerente.

Hoje em dia há uma série de empresas que prestam serviços financeiros de maneira completamente digital, com soluções e comodidades sob medida para quem precisa lidar de forma dinâmica com suas finanças. As Fintechs, empresas te tecnologia financeira, têm ganhado o mercado e trazido muita competitividade e facilidade para empresas.

Já as moedas digitais são grandes responsáveis por dinamizar ainda mais a forma como reservamos valor financeiro, criando sistemas criativos e seguros para investir e negociar. E sua tecnologia, o Blockchain ainda garante mais uma série de possibilidades a serem exploradas no futuro próximo.

Contabilidade, gestão e autenticação digital

Boa contabilidade e gestão são chaves para uma empresa se estruturar de maneira sólida, mas esses serviços costumam ter um custo pouco acessível para quem está iniciando. Felizmente, graças à possibilidade cada vez maior do trabalho remoto e dos diversos serviços digitais, muitos profissionais migraram para o nicho online, oferecendo serviços competitivos a empresas menores.

A capacidade de autenticar documentos de maneira digital foi o grande salto para que os negócios de contabilidade e gestão digital se regulamentassem. Hoje é possível uma empresa estar muito bem assessorada por alguém de outro lado do país.

Se interessou pelas diversas possibilidades para o futuro? A SG Sistemas trabalha com diversas soluções digitais para o varejo, e aqui em nosso blog você confere dicas, discussões e tendências para aprender e aprimorar sua performance no Mercado!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário