Entenda a fundo como é a contabilidade de empresas digitais

Entenda a fundo como é a contabilidade de empresas digitais

A contabilidade de empresas digitais é um tema relativamente novo no universo empresarial e contábil, mas de extrema importância para o momento que estamos vivendo. Marcados principalmente pela atuação com grande escalabilidade na internet, os negócios digitais são uma realidade e demandam processos diferentes dos convencionais. 

Empresas como e-commerces, plataformas de cursos online, desenvolvedoras de softwares na nuvem, aplicativos de celular e até mesmo microempreendedores que trabalham na internet, como criadores de conteúdo para redes sociais e consultores online, são exemplos de negócios digitais. 

A contabilidade convencional, marcada por envio e recebimento de malotes, reconhecimento de assinaturas em cartório, reuniões presenciais no escritório de contabilidade e muita papelada, não combinam em nada com o modelo de negócios dessas empresas, não é mesmo? 

Para entender mais sobre esse assunto, criamos este post que te mostra o que muda na contabilidade de empresas digitais, como essa contabilidade funciona e as vantagens do modelo. Siga a leitura e aprenda com o blog da SG Sistemas: 

O que muda na contabilidade de empresas digitais? 

O principal fator que caracteriza a contabilidade de empresas digitais e que a diferencia da contabilidade tradicional é sua atuação por meio da internet. A contabilidade digital dispensa alguns processos presenciais que muitas empresas estão acostumadas e utiliza de recursos como assinaturas por certificado digital para cumprir todas as obrigações fiscais de um negócio.

Isso ocorre porque, mesmo que tenham escritórios presenciais que concentram a administração de seus negócios, as empresas digitais geralmente fazem a sua gestão baseada em softwares, que permitem acessar dados e informações importantes com poucos cliques. 

Também, são negócios escalonáveis e precisam compartilhar essas informações com pessoas, como os investidores, em outras partes do mundo. 

Portanto, uma empresa com base na internet precisa de um serviço de contador que se adeque à essa realidade, que entenda as necessidades específicas desse modelo de gestão e que elimine as barreiras desnecessárias de burocracias que tomam tempo e recursos físicos, substituindo-as por dados na tela do computador. 

o que muda na contabilidade de empresas digitais

Como a contabilidade de empresas digitais funciona

De forma prática, a contabilidade de empresas digitais ocorre majoritariamente por um ambiente virtual – uma plataforma ou sistema – que tanto a empresa quanto o escritório de contabilidade tem acesso. 

Esse ambiente é constantemente atualizado com os dados do negócio de forma automática, pois fica integrado aos outros sistemas de gestão da empresa. Nele, também, é possível que o contador acesse, retire relatórios, insira informações e faça solicitações de forma rápida e descomplicada. 

No meio digital as barreiras físicas são deixadas de lado e a comunicação entre as duas partes é mais rápida, com trocas em tempo real de forma online mesmo a quilômetros de distância. 

Isso faz com que o foco principal dessa relação seja a eficiência e qualidade dos processos, visando cumprir as obrigações inerentes à contabilidade de pessoas jurídicas com a assertividade e precisão que precisam. 

Muito além disso, a contabilidade de empresas digitais não serve apenas para o cumprimento de obrigações que não parecem agregar valor para a empresa. Ela atua como um braço da gestão, possibilitando à empresa ter o acesso de informações sobre suas finanças que ajudem na tomada de decisão

Vantagens do modelo de contabilidade digital 

A atuação pela internet traz, claramente, diversas facilidades. Com a rapidez para a troca de informações e a comunicação à distância, diferentes benefícios podem ser sentidos tanto pela empresa digital quanto para o escritório de contabilidade, como:

1. Concentração de informações 

Os papéis e formulários guardados em diferentes gavetas e caixas arquivo não têm vez na contabilidade de empresas digitais! Com o sistema online, o acesso às informações de finanças da empresa, o cálculo de impostos, emissão de notas fiscais e o envio e recebimento são feitos todos em apenas um ambiente. 

2. Segurança de dados

O que pode deixar muita gente insegura – e com razão! – é a segurança de dados confidenciais que são armazenados nos registros contábeis. No entanto, os sistemas de contabilidade digitais são construídos em criptografia, que garante a segurança de dados e livra a empresa de qualquer risco de vazamento de dados. 

3. Emissão de relatórios

Imagine solicitar um relatório sobre suas finanças dos últimos três anos para um escritório de contabilidade convencional? Isso levaria no mínimo uma semana para ficar pronto, não acha? 

No ambiente online de contabilidade de empresas digitais isso é muito mais fácil! Com apenas alguns cliques é possível ter acesso a relatórios personalizados, com os dados da forma que você quiser. Com eles, análises importantes para o futuro da empresa podem ser feitas de forma mais ágil e fácil. O que com certeza impactará na assertividade das decisões tomadas! 

4. Redução de custos e burocracias 

Custos com transporte, envio de correspondências e registros em cartórios são deixados para trás e fazem uma grande diferença no caixa da empresa. Além disso, a burocracia que no modelo tradicional poderia tomar uma tarde inteira de um funcionário para ser resolvida, é vencida em poucos minutos pela internet. 

5. Aumento de produtividade

Sem precisar se preocupar com as burocracias e sem a necessidade de sair da sede da empresa para ir a outros lugares como o cartório ou o escritório de contabilidade, a equipe de funcionários da empresa digital tem mais tempo para focar em suas tarefas que efetivamente geram valor para o negócio. 

Dessa forma, a produtividade e os resultados da empresa aumentam, pois o trabalho em prol disso é intensificado. 

vantagens do modelo de contabilidade digital

A solução do SG Contábil 

O SG Contábil é uma das soluções da SG Sistemas para automatizar os processos de sua empresa. Ele é um sistema flexível, que permite gerar relatórios contábeis como demonstração de resultados de períodos anteriores, balanço patrimonial, termos de abertura e fechamento dos livros contábeis e mais. 

Integrado com outros sistemas de gestão, o SG Contábil permite reunir dados sobre pagamentos, recebimentos, contratação de serviços e o controle de bens patrimoniais e a análise de sua depreciação. Acesse nossa página sobre o produto e entenda mais sobre a solução! 

E agora que já entendeu como ocorre a contabilidade de empresas digitais, que tal continuar a leitura em nosso blog entendendo melhor o que é o SPED Contábil e qual a sua importância para a empresa? Esse sistema também tem um grande impacto em sua contabilidade! 

Te aguardamos no outro post para continuar nosso aprendizado, até lá!

Deixe uma resposta