Ano fiscal: planejamento e gestão para maximizar resultados

Ano fiscal: planejamento e gestão para maximizar resultados

Com softwares tecnológicos e com monitoramento dos resultados é possível investir em uma boa gestão de ano fiscal e conseguir valores cada vez maiores. Não só isso como, também, é possível evitar prejuízos no cenário financeiro e garantir melhorias consideráveis no contexto regulatório.

No entanto, muitas companhias não fornecem a atenção adequada para alinhar o seu modelo de trabalho com as regulações exigidas. Dessa forma, elas não só perdem a oportunidade de obter resultados mais duradouros e interessantes para o empreendimento como também aumentam as probabilidades de ter problemas com a legislação tributária. Entenda a seguir.

O que é ano fiscal?

O ano fiscal se trata de um momento no qual as empresas precisam registrar cuidadosamente todas as suas operações financeiras e, em paralelo, checar quanto de impostos devem ao governo. Isso vale tanto para negócios públicos como privados, e é capaz de servir como uma prestação de contas.

No caso do Brasil, o ano fiscal e o calendário ocorrem ao mesmo tempo. Enquanto o fiscal é um período para a checagem dos tributos devidos, o calendário é o ano no qual acontecem os fatos responsáveis pela geração de declarações que devem ser entregues.

Tire suas dúvidas sobre NF-e na SG Sistemas.

Importância do planejamento do ano fiscal

Realizar um excelente planejamento do ano fiscal auxilia na realização da coleta das informações por parte das equipes que cuidam das finanças da empresa. Além disso, existem outros benefícios de se montar um bom plano para lidar com esse período, tais como:

Conformidade regulatória: a conformidade regulatória é obtida devido à exigência de se atualizar a respeito das práticas permitidas quando se monta o planejamento para o ano fiscal;
Maior controle de gastos: um excelente plano para o ano fiscal auxilia bastante a companhia na detecção de suas falhas na parte financeira, possibilitando que seu negócio evite situações extremamente prejudiciais que envolvam a saúde dos recursos;
Evitar penalidades: multas e cobranças de juros são alguns exemplos de consequências que as empresas podem enfrentar caso não estejam com a sua parte fiscal em dia, o que gera prejuízos tanto financeiros como com a legislação;
Reunião de documentos necessários: com um excelente planejamento para o ano fiscal, a sua empresa consegue se organizar melhor para adquirir os documentos exigidos para a prestação de contas como Balanço Patrimonial, demonstrativo anual de resultados e demonstração de resultados do exercício;
Checagem da rentabilidade de seus produtos: a checagem de rentabilidade dos produtos que a empresa produz acontece pela exigência da análise dos lucros obtidos em seu negócio.

Com todos esses benefícios, é possível notar o impacto que um bom planejamento para o ano fiscal realiza, tanto para o desempenho como para a saúde financeira da empresa. A obtenção de todos esses pontos pode organizar consideravelmente a maneira na qual se administra as finanças, o que fará toda a diferença para o negócio tanto na coleta de tributos como no cotidiano.

Principais aspectos da gestão do ano fiscal

A montagem de orçamentos e tentativas de previsões financeiras são alguns dos principais aspectos que estão presentes em qualquer companhia na gestão do ano fiscal. Junto a isso, torna-se necessário o controle de despesas e receitas para assegurar que a companhia consiga manter o registro adequado das operações financeiras realizadas no empreendimento.

Um destaque também precisa ser feito para a checagem do desempenho dos profissionais. Por meio disso, a companhia consegue detectar possibilidades de ajustes necessários para que se possa atingir resultados melhores e, ao mesmo tempo, manter o grau de conformidade com as regulações.

Sistema para controle de estoque: importância, tipos e como escolher.

Ferramentas e técnicas para gestão do ano fiscal

A SG DFE é uma das principais ferramentas e técnicas para a gestão do ano fiscal. Junto a ela, softwares de gestão financeira, planilhas para verificação de atividades e automação de tarefas são ótimos exemplos de outros mecanismos capazes de auxiliar a gestão do ano fiscal.

Com a solução da SG Sistemas, a sua empresa consegue fazer as transmissões dos arquivos XML para a Secretaria do Estado e da Fazenda (Sefaz), órgão o responsável pela verificação das operações fiscais de uma companhia, juntamente da arrecadação e suporte.

Como técnicas de análise e monitoramento de desempenho, o mais recomendado é instruir os profissionais a realizarem registros de todas as operações, principalmente as financeiras. Além disso, é preciso ter cuidado para manter as atuações dentro das atualizações efetuadas na legislação tributária, para evitar ser surpreendido com novas exigências.

Estudos de caso e exemplos reais

Para estudos de caso, as distribuidoras são excelentes exemplos reais que podem realizar um excelente aproveitamento ao gerenciar o ano fiscal com o cuidado necessário.

Ao contarem com ferramentas indispensáveis como a SG DFE, solução da SG Sistemas que auxilia a empresa na transmissão de documentos em formatos de arquivos XML, pode-se obter uma melhoria bastante relevante na forma de lidar com as exigências fiscais.

Como principais resultados, a melhor organização para lidar com as finanças da companhia e alinhamento das estratégias efetuadas são destaques do uso da empresa. Isso, por sua vez, permite um aproveitamento melhor dos recursos obtidos pela empresa e, desse modo, pode auxiliar no aprimoramento do seu posicionamento diante do mercado.

Entenda a importância da gestão do fluxo de caixa para o seu negócio.

Tendências futuras na gestão do ano fiscal

Das tendências futuras na gestão do ano fiscal, a principal é incorporar softwares cada vez mais capacitados para organizar e estudar informações. Junto a isso, a automação de processos também é outro ponto que tende a aparecer com mais frequência no futuro, para auxiliar na realização de uma maior quantidade de tarefas em menos tempo.

A blockchain também é uma tendência futura para a gestão tanto do ano fiscal como da contabilidade geral em si, devido à sua capacidade de fornecer confiança e diminuir muito as chances da manipulação de dados. Isso ocorre pelo fato de o sistema permitir as transações com o maior grau de segurança e transparência possível, além da imutabilidade dos dados inseridos.

Montar um planejamento para o ano fiscal é indispensável para aqueles que desejam melhorar a qualidade de sua gestão no período e, assim, possibilitar a obtenção do potencial máximo que a empresa oferece. Para realizar isso, no entanto, é preciso contar com soluções adequadas que permitam o seu negócio fazer o gerenciamento da maneira mais promissora.

Para isso, ter o auxílio ds soluções da SG Sistemas é a sua melhor opção para se destacar no mercado. Com nossa experiência de mais de 30 anos no mercado, podemos oferecer o ambiente ideal para seu negócio cuidar das operações e conseguir melhorar consideravelmente a maneira de lidar com as tarefas que envolvem a fiscalização!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário