Conheça as funções de um coletor de dados

Conheça as funções de um coletor de dados

Na administração de um supermercado, existem diversas atividades que fornecem informações que precisam ser coletadas e processadas, mas fazer isso manualmente é uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Felizmente, o avanço da tecnologia gera melhores ferramentas e soluções para auxiliar na gestão eficiente de um negócio.

Por isso, é cada vez mais comum o CPD em supermercado, que funciona como um centro equipado com equipamentos e softwares que conseguem coletar e integrar todas as informações do negócio.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, confira o post!

O que é CPD de um supermercado?

O Centro de Processamento de Dados (CPD) é o departamento em que se encontram os servidores e serviços responsáveis por reunir informações de um negócio que podem ser usadas na sua administração. Dentre eles, encontra-se o coletor de dados, um equipamento com a função de colher informações e transferi-las para um sistema.

O coletor de dados é bastante útil para supermercados, pois facilita o controle de estoque e o fluxo de vendas do caixa, possibilitando gerar relatórios variados. O dispositivo pode ser usado, ainda, para coletar pedidos, realizar inventário de estoque, coletar dados sobre o consumo de energia, controlar sistema de comandas de bares e restaurantes, entre outros.

Trabalhar com essa solução permite que várias atividades sejam agilizadas, otimizando o tempo dos funcionários que lidam com as tarefas relacionadas acima. Outra vantagem de apostar em um coletor é a mobilidade que ele promove, já que é possível levá-lo a qualquer ponto, oferecendo praticidade para quem irá fazer o controle e inventário de estoque.

Confira: 11 indicadores de desempenho logístico para seu negócio

o que é cpd de um supermercado

Como montar um CPD no supermercado?

Alguns itens são essenciais para montar uma sala de CPD, veja quais são eles:

Equipamentos adequados

Para armazenar e processar dados, você precisará de computadores e servidores de alta eficiência. Além disso, para manter tudo funcionando, escolha um bom link de internet e equipamentos para garantir a energia em caso de falha, como nobreaks e geradores.

Segurança

Garanta a segurança tanto do ambiente físico como virtual. Utilize sistemas de alarmes, controles de acesso com senhas ou biometria e câmeras na sala. Procure por sistemas que ofereçam segurança da informação e softwares para evitar a invasão de terceiros.

Monitoramento

O ambiente físico e virtual (sistemas) devem ser monitorados com ferramentas automatizadas. O coletor de dados apresenta diversas funções importantes, mas, para que os processos sejam realmente facilitados, além dele, você precisará de um software de gestão de qualidade integrado ao coletor de dados.

O sistema ERP da SG Sistemas é a melhor opção para isso! Com ele, você tem uma série de módulos que pode personalizar conforme as necessidades do seu negócio. Ferramentas que melhoram o fluxo de trabalho, a segurança dos dados, o armazenamento das informações dos clientes, facilitam a parte burocrática e muito mais!

Equipe especializada

Conte com profissionais especializados para monitorar, configurar, atualizar e manter os dados armazenados e processados. Não adianta coletar uma grande quantidade de informações e não usá-las de forma assertiva para melhorar o seu negócio.

Quais são as funções do coletor de dados em um supermercado?

quais são as funções do coletor de dados em um supermercado

O coletor de dados é uma ferramenta eficiente na gestão de um negócio, veja quais trabalhos ele pode otimizar dentro de um supermercado:

1. Conferência de notas

A conferência de notas é uma tarefa muito importante, sobretudo para os supermercados cujo número de mercadorias distintas é enorme. Por isso, usar um dispositivo para coletar os dados de cada nota e integrar essas informações ao sistema de gestão é uma facilidade para que o estabelecimento desempenhe o serviço de maneira ágil.

2. Inventário físico

O inventário físico, ou balanço geral de estoque, é o momento em que a empresa fecha para realizar o levantamento de produtos estocados e conseguir informações reais do que se tem guardado. Apostar em um coletor de dados para realizar esse balanço é ideal para otimizar a contagem.

Além disso, ao efetuar o inventário de estoque, é possível controlar as perdas de produtos e verificar se existem itens parados com data de validade próxima para que a gerência do supermercado possa fazer promoções com eles, por exemplo.

Realizar um levantamento por marcas ou por tipos de mercadorias é outra possibilidade, além de ser possível adiantar o registro de compras por parte dos responsáveis por elas.

3. Relatório de ruptura de estoque

Além das funcionalidades para desenvolver o inventário físico, o coletor de dados integra todas as informações diretamente no sistema, sendo permissível verificar a diferença do que havia no estoque e o que havia registrado, reduzindo o risco de itens ausentes no sistema, de extravios ou furtos de mercadorias.

E não é só isso, as informações que constarão no relatório de ruptura de estoque serão muito mais precisas.

4. Pesquisa da concorrência

Outra função para qual o coletor de dados é muito investido são as pesquisas acerca da concorrência. Muitos supermercados o utilizam para conhecer e monitorar seus concorrentes — atividade imprescindível para toda empresa que necessita se manter relevante e competitiva no mercado.

5. Redução de papéis, burocracia e erros por parte dos funcionários

O aparelho ainda reduz a burocracia e as taxas de erros de funcionários, além de acabar com a quantidade de papéis desnecessários para a efetivação de coletas de dados e contagem de estoque. Ou seja, ele proporciona a automatização do seu negócio, deixando todos os processos mais práticos e fáceis.

quais são as funções do coletor de dados em supermercados

Quanto um operador de CPD de supermercado ganha?

O operador de CPD é o profissional responsável por ações que envolvem esse setor. Veja algumas atribuições deste cargo:

  • prestar assistência aos usuários;
  • realizar manutenção de hardware;
  • instalar softwares;
  • monitora e administra redes de impressora;
  • atualizar banco de dados;
  • realizar o tratamento de dados.

Para ter uma coleta e processamento de dados eficiente, o supermercado deve contar com esses funcionários especializados.

Se você tem um supermercado e ainda não conta com um CPD no seu estabelecimento, que tal começar a investir neste setor e garantir uma gestão eficiente? A organização física do seu estabelecimento também é muito importante para atrair e fidelizar clientes, veja como fazer um planograma de supermercado.

4.7/5 - (3 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário