Como gerir seu supermercado: conheça 12 dicas imperdíveis!

Como gerir seu supermercado: conheça 12 dicas imperdíveis!

Saber como gerir seu supermercado é primordial para que você alcance o sucesso que almeja, além de garantir a saúde financeira e o crescimento saudável na empresa.

Os desafios são muitos, por isso, para te ajudar, selecionamos 12 dicas imperdíveis para gerenciar o seu negócio de forma completa. Se deseja saber tudo sobre o assunto, continue a leitura a seguir. Tenha uma boa leitura!

1. Mantenha-se atualizado

Manter-se sempre atualizado pode ser um desafio, mas é uma necessidade para que o seu empreendimento seja competitivo no mercado. Fique por dentro das tendências do segmento, hábitos de consumo, novos produtos, tecnologias que pode implementar no seu negócio e mais.

Para isso, você pode participar de cursos, eventos, como o ExpoApras, ler jornais, blogs, fóruns da sua área de atuação, além de estar em contato com outros empreendedores para obter novos insights para melhorar o seu negócio.

2. Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo vai direcionar suas campanhas de marketing, compra de produtos, organização da loja e muito mais. Saber o perfil de consumo das pessoas que frequentam o seu supermercado é essencial para vender mais e melhor.

Um bom exemplo são as lojas que destinam prateleiras inteiras para produtos sem lactose, destinadas às pessoas que possuem intolerância a essa substância presente no leite. Certamente, essas empresas conhecem seus consumidores e sabem que esses produtos serão vendidos.

3. Invista nas campanhas de marketing

O marketing é um dos principais setores das empresas que desejam aumentar sua margem de lucro. Além de fazer campanhas para o ambiente físico, apostar no marketing digital é uma das principais formas de seus clientes conhecerem o seu negócio, localizar a sua loja e realizar compras, seja de forma física, no site ou no aplicativo da empresa.

Reserve parte do seu orçamento para o marketing e comunicação, defina algumas metas e faça testes para entender o que é mais interessante para sua persona e acompanhe os resultados. Estratégias assertivas podem resultar em ótimas vendas.

4. Estabeleça metas

Uma das dicas mais valiosas de como gerir seu supermercado é trabalhar com metas, pois significa que você entende a capacidade do seu negócio. Por isso, estabeleça metas objetivas e realistas para que todos possam trabalhar para alcançar os resultados. Além disso, se deseja motivar seus colaboradores, defina premiações para as metas alcançadas.

5. Tenha um layout estratégico

O layout do supermercado é um dos grandes responsáveis pelas vendas do seu negócio, afinal, é por meio do layout que serão definidos os produtos que seus consumidores encontrarão facilmente e também os itens complementares que não estavam no planejamento da compra.

Para otimizar o layout, mantenha os produtos organizados, com a indicação correta dos preços, além da limpeza, iluminação e o som ambiente agradáveis. Assim, seus clientes se sentirão confortáveis e ficarão mais tempo dentro da sua loja.

6. Cuide de todas as seções

Cuidar de todas as seções do supermercado é muito importante, por isso, tenha equipes que façam a reposição dos produtos, além de conferir a validade de todos os itens. Dessa forma, você garante a organização do estoque e vende produtos que estão sempre frescos e dentro da data de validade.

Além disso, essa prática garante que não falte produtos no seu estoque para não perder vendas. Assim, é importante adotar uma automação comercial para avisar ao setor de compras quando os produtos chegarem no estoque mínimo.

7. Tenha fornecedores confiáveis

Saber como gerir seu supermercado não é tão fácil quanto possa parecer, portanto, tenha uma lista de fornecedores confiáveis e anote também os fornecedores que possam te socorrer nas emergências para você não ficar sem produtos. Procure manter uma boa relação com eles para poder negociar prazo de entrega, preços e condições de pagamento mais favoráveis.

8. Ofereça um bom mix de produtos

Oferecer uma boa variedade de produtos e marcas pode aumentar o volume de vendas do seu supermercado. Pois, quanto mais opções na loja, maiores as chances de seus consumidores decidirem comprar tudo no mesmo lugar.

9. Treine sua equipe

Prepare treinamentos para suas equipes, assim, além de conhecerem os valores da empresa, você garante que o atendimento e o modo de trabalho de todos os setores sigam as boas práticas. Principalmente as equipes responsáveis por manter a segurança alimentar no supermercado.

10. Invista em atendimento humanizado

O atendimento humanizado ao cliente é uma das grandes tendências do momento e pode ser um diferencial na sua empresa, sendo uma forma mais empática de abordar o cliente, valorizando-o enquanto indivíduo. Seja para facilitar a venda ou atender uma reclamação, todos devem ser acolhidos com paciência e educação.

11. Cuide da gestão financeira e contábil

Para saber como gerir seu supermercado, é preciso se atentar à gestão financeira e contábil. Desde o fechamento do caixa, até a emissão do cupom fiscal eletrônico. Todos os detalhes financeiros e tributários são importantes para o bom andamento do seu negócio.

12. Invista em um sistema ERP para supermercado

Ter um bom sistema ERP de gestão integrada é uma das melhores formas de automatizar diversas etapas do seu negócio, além de ter todo o controle em um só lugar, desde o estoque, compras, comercial, além de relatórios completos para suas estratégias de negócio.

A SG Sistemas é líder de mercado em softwares de gestão e desenvolve sistemas para supermercados, com funcionalidades voltadas para facilitar o seu negócio. Ideal para todos os portes de empresas, desde pequena até grande porte e integração com filiais.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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