Infelizmente não há como pontuar de maneira definitiva e imutável uma margem de lucro ideal para um supermercado, mas sim fornecer um palpite mutável baseado na atual situação econômica do país.
Cada localização geográfica do Brasil possui uma média, e esta ainda se modifica quando se tratam de supermercados com alta circulação de pessoas e capital de giro de vendas elevado ou supermercados com menores procuras. A lei da oferta e demanda é muito presente na aferição da margem de lucro ideal.
O que se sonha é que a margem de lucro ideal possa chegar, na prática, a 8% (oito por cento), porém a economia do país tem que caminhar também para uma recuperação. Vamos falar então do ideal em acordo com a realidade?
Supermercados com grande fluência de caixa
Pensando nos dois extremos da situação, encontramos estudiosos que declaram que uma margem de lucro de 4% (quatro por cento) é a interessante para supermercados com alto fluxo de venda. Pode parecer percentualmente pouco, mas podemos estar falando de bastante dinheiro.
Observe que a quantia gerada em um prazo médio de 25 dias (um giro rápido, diga-se de passagem) pode ser de 3 milhões por mês, e se calcularmos sobre esse o resultado líquido de 4% se terá uma margem de lucro mensal de 120 mil reais. Percebe como é bastante dinheiro? Tudo bem que os gastos mensais também são altos, mas o lucro será quase que equivalente.
Supermercados com giro de caixa pequeno a moderado
No caso de supermercados sem tanta fluidez de caixa, o mesmo percentual de 4% (quatro por cento) de lucro será, claramente, menor. Mas novamente, os gastos do negócio acompanham seu padrão, então estes também serão moderados.
Vamos ao exemplo:
Se um supermercado de uma cidade do interior, por exemplo, fatura uma média de 1 milhão ao mês, 4% de lucro desse valor é equivalente a 40 mil reais. É o suficiente? Bom, apenas por meio de uma análise de todos os investimentos mensais é possível mensurar acerca disso. Você poderá fazer essa conta, se quiser. No decorrer do post e ensinaremos!
Você tem clareza do que é margem de lucro?
Já falamos do percentual ideal de margem de lucro para supermercado, mas que tal dar um passo para trás e entender, de fato, o que é a margem de lucro? Antes de falar da gestão financeira de um supermercado, é interessante que se entenda o conceito amplo que margem de lucro abarca.
A definição de margem de lucro de um bem, mercadoria ou prestação de serviços é simples: ela diz respeito a um valor percentual obtido através da relação entre o lucro bruto e a receita total daquele serviço.
Uma dica para avaliar com veracidade a margem de lucro (ideal) é observar dois conceitos:
- A definição do preço de venda: envolve todos os custos e variáveis para funcionamento do serviço ou/e fornecimento do produto;
- O retribuição do capital investido: os investimentos foram menores ou maiores do que a margem de lucro ideal?
É importante também saber que existe a margem de lucro bruta e a líquida. Vamos entendê-las?
1. Margem bruta
A margem de lucro bruta tem como função medir o quão rentável é determinado negócio, indicando justamente o retornou ou a retribuição pecuniária que o capital investido teve. Aqui você descobre quanto sua empresa ganha com a venda de cada produto ou serviço.
CÁLCULO DE MARGEM BRUTA: ela é definida pela subtração de receitas, deduções e custos diretos variáveis, devendo seu total ser multiplicado por 100.
Neste caso, a rentabilidade da aplicação pecuniária é definida pela maior margem bruta.
2. Margem líquida
Por sua vez, a margem líquida diz respeito ao lucro verdadeiro definido pelo valor inaugural de receita. Explicamos: a margem líquida é a diferença entre a margem de contribuição bruta e rateio de todos os custos administrativos (não só os diretos).
CÁLCULO DE MARGEM LÍQUIDA: esta é definida pela subtração de receita, deduções, custos variáveis e custos indiretos, devendo seu total ser multiplicado por 100.
Aqui parte-se da premissa de que o que exuberar depois do adimplemento das taxas e deduções do comércio será a margem líquida.
Dicas para uma boa gestão financeira de um supermercado
É mister que você entenda que estamos vivendo o século das inovações tecnológicas e que tanto a inteligência artificial como a tecnologia da informação estão disponíveis para que você, empreendedor, possa aprimorar seus negócios. Conseguimos oferecer opções específicas de tecnologia de gestão de qualidade para diversos tipos de empresa.
Sendo assim, é indicado que você faça uma gestão de custos e gestão de compras eficientes para que seu negócio alavanque.
Aliás, caso você esteja analisando a possibilidade – bem rentável! – de empreender, nós temos 5 dias para quem vai abrir um mercado!
Aprenda também a fidelizar clientes, afinal esta estratégia é de suma importância para que seu negócio cresça e se estabilize para além da inauguração.
E a fim de evitar perdas e gastos desnecessários, você já pensou acerca da contratação de um fiscal de prevenção de perdas?
Observe que para intensificar a sua margem de lucro é preciso de trabalho duro, aprimorando diferentes pontos da sua gestão para que, no final, todos eles possam convergir para o mesmo lugar: a melhor versão do seu negócio.
Essas e muitas outras dicas por meio de conteúdos ricos você encontra no blog da SG Sistemas, dê uma conferida e assine nossa newsletter para ter acesso a tudo antes!