Mercado alvo: saiba o que é para aplicar no seu projeto

Mercado alvo: saiba o que é para aplicar no seu projeto

Para abrir um negócio, são necessárias várias estratégias para garantir ou, pelo menos, começar do jeito certo a fim de que seja um sucesso. Você pode iniciar com a estratégia conhecida como mercado alvo.

Se você não sabe o que esse termo significa, continue a leitura para compreendê-lo e como você pode geri-lo e aplicar diferentes procedimentos para elevar o nível do desempenho da sua empresa.

Definindo mercado alvo: um direcionamento para seu negócio!

Resumidamente, é o foco sobre o qual os seus produtos/serviços estarão direcionados. Com isso, o dono de empresa define melhor o público para qual venderá e, consequentemente, terá maior certeza dos produtos que deve oferecer, qual a melhor estratégia de marketing utilizar, entre outras coisas.

Além disso, fazendo parte do conceito existe o conceito chamado de “comprador ideal”, ou ideal buyer, que é o tipo de consumidor que você acredita que mais se adequa com os produtos ou serviços que oferece.

Imagine o seguinte cenário: o dono de uma lanchonete vegana vende somente produtos sem origem animal, assim, ele pode definir como seu comprador ideal as pessoas veganas e vegetarianas e, por meio de estudo e análise do comportamento desses consumidores, ele pode criar ações estratégicas ainda mais efetivas para atrair cada vez mais clientes desse segmento.

Dessa forma, sabendo quais são os costumes, valores e as crenças dos clientes, ele garante uma melhor comunicação, otimização dos seus serviços e ainda fideliza aqueles que se identificam com o negócio. Porém, defini-lo não é tão simples quanto parece, mas é possível! Descubra como fazer a seguir:

Como definir o mercado alvo para o meu negócio? 

O exemplo que você viu anteriormente é apenas uma pincelada sobre como definir o mercado alvo para o seu negócio, pois essa ação demanda estudo, pesquisa e busca de soluções que otimizem o seu negócio.

Para isso, você pode iniciar de uma forma muito simples, mas que tem resultados muito efetivos, como entrevista com potenciais clientes, análises sobre seus comportamentos nas redes sociais, estudo dos concorrentes, entre outras.

Isso porque, para um negócio disparar no número de vendas, ele precisa ter, além de um serviço eficaz, um bom funcionamento interno. Hoje em dia, os donos de empresas buscam por soluções em software para gestão e automação comercial que facilitam muito o trabalho no dia a dia. Confira nosso passo a passo básico: 

Estudo e análise

A melhor maneira de estudar seu possível nicho alvo é entrar em contato direto com seus clientes em potencial, ou seja, aqueles que já são mais propensos a consumir seus produtos.

Nesse momento, você pode entrevistar essas pessoas por meio de formulários online e até mesmo presencialmente, para que, assim, possa estudar e analisar o que eles gostam e esperam do seu negócio.

Pesquisa: amplie seus conhecimentos

Ligada diretamente com o estudo, a pesquisa serve para você buscar ainda mais informações sobre o tipo de público que se tornará seu cliente. Além disso, buscar os melhores produtos com preços adequados também é um passo essencial no momento de definir seu mercado alvo, tendo em vista que, aliado ao estilo e comportamento do usuário, você terá um norte sobre quais capacidades de investimento de sua clientela.

Busque soluções eficientes

Tratando-se em buscar soluções, agora que você já sabe quais são as características, dores e o que seu mercado alvo já tem disponível nos concorrentes, você precisa conhecer as melhores soluções para otimizar seus serviços e garantir que seu próprio negócio seja capaz de atender à demanda. 

Algumas dessas soluções que fazem toda a diferença no início de qualquer negócio são a otimização das suas mercadorias, a melhor logística e gerenciamento de recursos, entre outras. Afinal, independentemente do tipo do seu nicho, todas as pessoas buscam por empresas que cumprem o que prometem e realizam o serviço com eficácia. 

Por isso, é fundamental que seu negócio também tenha como estratégia um bom gerenciamento de seus produtos, e garanta a comunicação entre as lojas, além da disponibilidade de mercadorias de suas unidades.

Desafios e conquistas ao definir o mercado alvo 

um panfleto com um dardo atingindo um alvo

Definir o nicho também te deixa sujeito a cometer alguns equívocos que são muito comuns, porém, que precisam ser ajustados para não prejudicar o futuro da sua empresa. Saiba mais a seguir:

O principal erro nesse momento é a não adaptação dos seus serviços com o que o público espera, ou seja, desde o momento da pesquisa e otimização do seu negócio, se você não faz uma análise completa e adequada com o que você entrega diariamente, tem grandes chances de gerar insatisfação entre outros problemas.

Além disso, outro erro comum é perder os clientes para os concorrentes que têm estratégias mais eficientes, que suprem a necessidade do seu nicho. Mas tudo isso pode ser alinhado logo no primeiro momento e garantir todas as conquistas.

A definição do mercado alvo acontece uma vez só, porém os serviços e ajustes são tarefas recorrentes, por isso, sempre esteja alinhado com a evolução do ramo de negócios e o comportamento do seu público. 

Mercado alvo definido: continue fazendo o seu melhor 

É certo que, quanto maior a quantidade de pesquisas, você entenderá mais profundamente os desejos, costumes e comportamento dos seus clientes. Por isso, invista seu tempo nessa fase do seu negócio, de preferência, contrate uma agência especializada para te orientar a fazer essa tarefa.

Assim, ao estar alinhado com o que o público espera, você tem muito mais chances de ter sucesso e atrair ainda mais clientes. Afinal, consumidores satisfeitos comprarão com você mais vezes e, por sua vez, te indicarão para outras pessoas. E tem mais:

Durante as próximas fases do seu projeto, faça questão de adquirir soluções práticas e eficientes para oferecer o melhor serviço que você puder, pois, tão importante quanto oferecer ótimos produtos, é garantir um excelente atendimento.

E então, gostou do post? Para ter acesso a outros conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da SG Sistemas. Por aqui, estamos sempre trazendo sugestões e dicas de negócios. Até o próximo post!

Veja também como a SG pode te ajudar a implementar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

2.6/5 - (7 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário