Unindo as estratégias comerciais e de marketing de uma empresa, os vouchers de desconto atuam como uma técnica de divulgação do negócio em meios como as redes sociais.
Além da divulgação, os vouchers são criados com a finalidade de melhorar as vendas, realizar queimas de estoque e divulgar um produto específico. Inclusive, os vouchers de desconto são parte significativa referentes à importância da fidelização de clientes em supermercados.
Confira nesse post o que é um voucher de desconto, quais as suas vantagens e como criar um voucher pensando de maneira estratégica. Siga a leitura!
O que é um voucher de desconto?
O voucher de desconto pode ser definido como um cupom de desconto. É muito comum que as empresas ofereçam o cupom para aumentar as vendas, servindo como um crédito para as próximas compras do cliente.
Sua utilização é válida de acordo com a necessidade do seu negócio. Ele pode tanto servir para um produto em específico quanto para uma linha completa de produtos, ou até mesmo para todos os produtos/serviços.
Com o voucher, ainda é possível ter uma garantia maior de que o consumidor irá comprar o produto ou serviço nos casos em que ele funcionar como um vale-compra. Hoje em dia, é muito comum ver o voucher ser distribuído em redes sociais, aplicativos e nas lojas online.
Estratégia: Fidelizar clientes com o voucher
A estratégia de fidelização de clientes é muito reproduzida, principalmente por empresas do ramo alimentício. Manter os clientes comprando de forma recorrente é muito importante para os estabelecimentos.
A prática se justifica pelo fato de que, apesar da margem de lucro sobre a venda ser menor, a prática compensa pelo volume de vendas. Um exemplo que pode ser citado são as pizzas de delivery.
Nesse caso, o voucher de desconto costuma ser um “vale pizza”. Nesse modelo, o consumidor ganha uma pizza após juntar uma quantidade específica de selos referentes a compras realizadas anteriormente.
Os cinemas também costumam utilizar vouchers de desconto após o cliente conseguir acumular uma quantidade específica de pontos. A estratégia pode ser pensada, por exemplo, dando um voucher de um ingresso grátis a cada 20 entradas compradas.
Clínicas de estética, barbearias e lojas de cosméticos também fazem muitas promoções utilizando a estratégia de voucher de desconto. Aplicativos de delivery são os que mais utilizam essa técnica, principalmente em dias que costumam ter menos pedidos.
Algumas empresas ainda aliam a estratégia de fidelização do cliente com o conceito de customer obssession, visando focar ainda mais nas necessidades dos consumidores.
Voucher de desconto para o ramo alimentício
Os vouchers de desconto fazem parte das técnicas das equipes de marketing para atrair mais clientes, principalmente em casos de queda no número de compras. Tomando como base empresas do ramo alimentício, é comum que os vouchers sejam oferecidos três vezes por semana, em média.
Os horários de validade dos cupons também são pensados estrategicamente. Geralmente, eles são válidos para períodos de café da manhã, almoço, café da tarde e/ou jantar, a fim de estimular a realização de pedidos e tornar as vendas ainda maiores.
Também é comum que os cupons sejam oferecidos em períodos de menor conversão de pedidos, como nas segundas-feiras. Já em períodos de alta de pedidos, como sextas-feiras e feriados, os vouchers não costumam ser disponibilizados.
Como criar um voucher de desconto?
Para criar um voucher de desconto, é preciso pensar estrategicamente acerca do objetivo do seu negócio. Separamos 5 passos estruturados para você criar seu voucher sem erros!
1. Defina o objetivo que o voucher irá alcançar
Uma estratégia bem definida depende de objetivos bem traçados. As tomadas de decisão ficam claras a partir daí, pois já se sabe o que é preciso fazer para atingir o objetivo.
Nesse caso, o objetivo é a fidelização de clientes.
2. Opte por uma porcentagem justa
Esse ponto caminha junto à primeira tarefa relacionada à criação de um voucher de desconto. É preciso analisar os números da empresa e a margem de lucro para, a partir daí, pensar em um valor de desconto que irá incrementar o seu faturamento, ao invés de reduzi-lo.
3. Evite deixar informações subentendidas
Na criação e divulgação do voucher de desconto, é importante que o público seja capaz de ter acesso à todas as informações. Nesse sentido, o ideal é que as famosas “letras miúdas” sejam utilizadas somente em casos extremamente necessários.
Possibilitar um entendimento total das condições de uso do voucher evita alguns problemas. Dentre eles, podemos citar a frustração do consumidor na hora de efetuar o pagamento por não ter conferido e entendido todas as informações.
Portanto, se comunique e informe de maneira clara, de modo a facilitar o entendimento das pessoas.
4. Pense na sazonalidade ou no período de uso
Além do uso semanal, os vouchers de desconto também pode ser utilizados semanal ou mensalmente, a depender das estratégias adotadas.
Pensando nas datas sazonais, os vouchers de desconto podem servir para fidelizar clientes também em épocas comemorativas. Em aniversários, Natal, Páscoa, Dia das Crianças, por exemplo, as estratégias podem oferecer descontos mais agressivos para incentivar a compra dos clientes.
5. Colha feedbacks dos clientes
Assim como toda gestão, é importante que você pratique a cultura de feedback nas campanhas de voucher de desconto também. Por meio delas você pode avaliar aquilo que funcionou e aquilo que pode ser melhorado para as ações futuras.
Portanto, colha feedbacks de clientes para saber se as expectativas deles estão sendo atendidas. Utilize o feedback para saber quais medidas devem ser tomadas para melhorar os resultados das próximas ações.
Qual a vantagem de criar um voucher de desconto?
Criar um voucher de desconto pode ser muito vantajoso não só para o setor financeiro, de marketing e comercial, mas também para o setor administrativo.
Apesar da fidelização de clientes ser a vantagem mais citada, existem outros dois pontos que são bem importantes e são beneficiados pela estratégia do voucher de desconto.
Aumento de receita
O segredo de um bom funcionamento de um voucher de desconto é o seu planejamento. Para isso, é necessário estudar o mercado e ver como a concorrência está trabalhando.
Fazer uma análise de preços e de estratégias de atração de clientes é essencial para o seu planejamento. Analisar as estratégias feitas por outras empresas e por concorrentes é importante para se ter um ponto de partida e, preferencialmente, definir seus diferenciais.
Olhe também para o seu negócio, seus preços e sua saúde financeira para montar uma estratégia que não vá além dos seus limites comerciais e administrativos.
Divulgação
Além do desconto propriamente dito, o voucher também serve como instrumento de divulgação da sua empresa. Ao ser divulgado nas redes sociais, por exemplo, abre a possibilidade para que o público engaje e torne sua marca mais conhecida.
Isso pode ser feito por meio de curtidas, marcações e compartilhamentos, por exemplo. Com isso, uma pessoa informa outras de que viu um voucher de desconto da sua empresa e assim por diante.
Essa rede de informação e compartilhamento torna a empresa mais conhecida, com maior visibilidade e faz com que os clientes se interessem mais pelos produtos por conta dos vouchers.
Ainda sobre a montagem da estratégia de vouchers de desconto para fidelizar clientes, você pode desenvolvê-la a partir da psicologia do consumidor! Confira 4 dicas fundamentais para conquistar clientes por meio do estudo dos padrões dos indivíduos enquanto consumidores.