10

nov
2020
Como montar uma confeitaria dos sonhos gastando pouco!

Montar uma confeitaria vai muito além de saber fazer bolos e doces gostosos, claro que saber cozinhar é importante, mas você também deve entender sobre administração e gestão financeira para não meter os pés pelas mãos. 

Além de ter um investimento em equipamentos e materiais para deixar sua cozinha o mais completa possível, também é bom levar em consideração alguns aspectos como planejamento, localização, mercado, entre outros.

Então se você quer saber como montar uma confeitaria do zero e gastando pouco, papel e caneta na mão pois  esse post é pra você!

Quais equipamentos investir?

Alguns itens são básicos e primordiais para quem está montando uma confeitaria, mas é muito importante investir em qualidade, afinal de contas isso vai refletir no produto final que chega na mesa do seu cliente.

Veja alguns utensílios e equipamentos essenciais para começar:

Forno industrial

Boa parte do que vai ser produzido na sua confeitaria vai passar pelo forno: bolos, tortas, pães, salgados. Na hora de investir em um forno é importante levar em consideração a capacidade do aparelho, já que ele precisa atender muitas formas ao mesmo tempo e oferecer a possibilidade de regulagem de temperatura para os mais variados tipos de produtos.

Batedeiras, mixers, liquidificadores e processadores

Escolha produtos que tenham variedade na velocidade, assim fica mais fácil para conseguir a consistência de uma clara em neve ou de uma ganache.

Freezer e geladeira

Você deve ter pelo menos dois desses itens em sua cozinha, um para guardar mercadorias e auxiliar no preparo, e outro para conservar os produtos prontos na área de venda.

Mesa de aço inoxidável

Esse tipo de mesa vai te proporcionar mais higiene na hora de decorar bolos e tortas, assim como no momento de abrir massas, como pães e salgados. 

Potes plásticos

São ideais para armazenar adequadamente alimentos.

Utensílios de cozinha

Facas, espátulas, bicos confeiteiros, cortadores, moldes, tapetes de silicone, balança de precisão, bowls e muito mais.

Formas

Quanto mais quantidade, modelos e tamanhos, melhor, afinal de contas, elas que darão forma aos seus bolos.

Prateleiras

Para acomodar tudo sem que sua cozinha fique um caos e otimizar seu espaço, invista em prateleiras organizadoras.

Vitrines

Elas que serão as responsáveis por deixarem seus bolos e delícias expostas para os clientes.

Dicas para uma confeitaria de sucesso

Agora que você já sabe em quais equipamentos investir para a estrutura da sua confeitaria, veja algumas dicas para dar o primeiro passo rumo ao sucesso:

1. Estude o mercado

Antes de qualquer coisa é importante entender o mercado em que você pretende atuar. Entender como ele funciona, conhecer seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos. Ao mesmo tempo em que o mercado dos alimentos não é tão afetado por crises, a concorrência é muito maior, então é importante buscar o seu público-alvo.

Pode parecer complexo, mas algo que vai te ajudar a traçar seu público-alvo é responder a essas quatro perguntas:

  • Quanto concorrentes eu terei na região?

  • Qual o perfil dos moradores do bairro?

  • Qual o poder aquisitivo desses moradores?

  • Quais produtos pretendo oferecer?

Com essas respostas em mãos fica muito mais fácil definir quem é o seu público-alvo.

2. Uma boa localização faz toda a diferença

Dê preferência para locais movimentados, próximos a áreas comerciais e que tenham segurança. Mas antes de tudo, pesquise, afinal de contas o aluguel do local deve estar de acordo com o valor que você tem para investir mensalmente. Além da localização, também é importante ter uma fachada bonita e convidativa.

3. Planejamento é a alma do negócio

Tendo um bom planejamento vai ficar muito mais fácil tirar o seu sonho do papel. É muito importante definir quais os seus objetivos e a partir daí começar a pensar na parte financeira. Não importa se a confeitaria é na sua casa ou em um lugar próprio, planejar é preciso.

4. Escolha os melhores fornecedores

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que você precisa comprar produtos de qualidade para oferecer produtos de qualidade, sendo assim é muito importante pesquisar qual a melhor maneira de adquirir esses produtos a preço de custo.

Na hora de pesquisar o histórico da empresa leve em consideração a qualidade das marcas e produto, a entrega, formas de pagamento. Afinal, tudo isso influencia tanto no seu lucro quanto no valor final do produto oferecido ao cliente.

5. Invista em estrutura

A estrutura é algo muito pessoal e pode mudar bastante dependendo do tamanho do seu espaço, localização e projeto, mas alguns espaços são essenciais para oferecer qualidade de trabalho aos seus funcionários e conforto aos clientes.

  1. Cozinha;

  2. Estoque;

  3. Balcão de atendimento e salão com mesas para os clientes consumirem;

  4. Banheiro, tanto para os funcionários quanto para os clientes;

  5. Escritório ou área administrativa.

A decoração também é um diferencial para o seu negócio, afinal um ambiente aconchegante e agradável chama a atenção dos clientes

6. Esteja de acordo com a lei

Para começar o seu negócio estando de acordo com a lei é muito importante que você faça cadastro como MEI. Não sabe o que é MEI? A gente te explica! MEI é a abreviação para microempreendedor individual, uma definição criada em 2008 no Brasil para que os trabalhadores informais possam estar de acordo com a lei e ter os seus direitos garantidos. 

Fazer o cadastro como MEI é muito fácil, basta acessar o Portal do Empreendedor, fornecer os dados solicitados e em minutos ou seu CNPJ estará ativo.

Ao abrir a sua confeitaria também é necessário solicitar a licença na Vigilância Sanitária da sua cidade ou município. Sem essa licença em mãos o seu negócio não poderá funcionar.

7. Monte a melhor equipe

Para que a sua confeitaria tenha um bom funcionamento é importante ter ao seu lado profissionais capacitados e uma equipe motivada.

Para começar, alguns funcionários são de extrema importância como: confeiteiros, auxiliares de cozinha, atendentes, caixa, serviços gerais e gerente. Tenha sempre em mente que bons profissionais são a base do seu negócio e são tão importantes quanto bons produtos.

8. Nunca pare de estudar e se profissionalizar

O dono de uma confeitaria precisa entender de tudo um pouco, desde como fazer doces, até a parte administrativa e um pouco de marketing. Para isso é importante estar sempre fazendo cursos e treinamentos, essa é uma grande maneira de se destacar no mercado.

9. Cardápio: o que vender?

Quando se fala em confeitaria pensa-se imediatamente em doces e tortas, mas você também pode oferecer uma infinidade de produtos como salgados, pães, cafés, cookies e muito mais.

Na hora de pensar no cardápio é legal definir o seu carro chefe. Qual produto eu tenho que os meus concorrentes não tem? Pode ser uma receita de família, uma receita sua ou até mesmo algo voltado para o público vegano ou intolerante a lactose.

10. Divulgação é importante!

Por último, mas não menos importante, divulgue o seu negócio. Com a internet ficou muito mais fácil divulgar sem gastar muito. Comece criando uma conta no instagram, boas fotos e interação com os seguidores já vão te ajudar bastante nesse início.

Outra dica é cadastrar a sua confeitaria no Google Meu Negócio, isso faz com que sua loja apareça nos mapas virtuais, assim, pesquisas como “confeitaria na minha região” poderão apontar para o seu negócio, com direito à endereço, fotos e até horário de atendimento. 

Com essas dicas com certeza vai ficar muito mais fácil tirar o seu sonho do papel e tornar realidade. Para mais conteúdos sobre gestão, implantação de sistemas para controle de vendas e automação comercial continue acompanhando nosso blog.

Esquecemos de alguma dica? Deixe seu comentário! 

  • Tags: