As promoções fazem toda a diferença para a sua loja!

As promoções fazem toda a diferença para a sua loja!

As promoções fazem toda a diferença para a sua loja!

Quando estamos falando em supermercados, logo pensamos em um local onde são centralizados inúmeros produtos que estão disponíveis aos consumidores. Justamente por se tratar de uma gama enorme de produtos, as operações logísticas para se ter uma grande quantidade de opções em uma loja se torna bastante complexa, principalmente para quem está começando no ramo.

Sempre é difícil calcular a quantidade correta de produtos junto aos fornecedores. Pedir uma grande quantidade faz com que o supermercadista corra o risco de ficar com produtos parados. Quando se trata de produtos perecíveis, sabemos há a possibilidade de perder esses produtos com o passar o tempo. Ao passo que, é muito importante pensar em estratégias para aumentar as vendas. Então, aliando essas duas necessidades antagônicas, a atitude mais sensata a se fazer é realizar promoções. Oferecer descontos nos valores de alguns produtos, pode se tornar uma ótima estratégia para fazer com que a sua loja não tenha prejuízos e se mantenha relevante no mercado.

Aumentam a confiança do cliente pela loja

aumentam a confiança do cliente pela loja

É importante entender que a realização de promoções aumenta a confiança entre o consumidor e a loja. Isso por que o cliente considera que as pessoas por trás do negócio, também, se preocupam com ele, uma vez que estão oferecendo bons produtos com preços acessíveis. Isso reflete, diretamente, no orçamento mensal do consumidor e ele sabe disso.

Outro ponto a se considerar é que a cultura de fazer promoções entre os supermercados é muito forte em nosso país, isso por que a concorrência é grande e o seu supermercado não pode ficar para trás. Então, se os supermercados estão realizando promoções, é importante estudar esse cenário, para se certificar que os seus preços não estão sempre acima da média praticada para a região. O cliente deve sentir que o supermercado, realmente, está interessado em beneficiar o cliente e que não está sendo enganando com falsos descontos. Isso também é muito importante, caso o cliente tenha visto um produto com determinado preço em outros supermercados, esse mesmo produto não pode estar anunciado em promoção com um preço muito mais elevado em relação à concorrência, por que isso faz com a confiança do cliente se perca.

Fazer com que o cliente gaste mais em uma só compra

O ideal é realizar promoções realmente interessantes e vantajosas aos clientes, por que quanto maior for o desconto, mais clientes serão atraídos para a sua loja. Isso faz com que suas vendas aumentem, consideravelmente. Dificilmente as pessoas entram em um supermercado somente para comprar os produtos que estão em promoção, elas sempre acabam colocando no carrinho itens que não vieram com a intenção de comprar ou ainda os levam, por que lembram que estavam precisando e como já estão dentro do supermercado aproveitam para economizar tempo, ao invés de irem a outro supermercado.

Outra premissa importante é realizar promoções entre os produtos que as pessoas realmente apreciam, como itens de marcas famosas que sempre são procurados. Produtos que, geralmente, são consumidos em finais de semana como carnes, cervejas e refrigerantes que fazem parte dos almoços de sábados e domingos da maioria dos brasileiros.

Boas marcas de produtos de limpeza, como sabão em pó, amaciante, shampoos, sabonetes, cremes dentais e papel higiênico são também produtos que todo mundo gosta de comprar com um bom desconto.

Estimulam a recompra

estimulam a recompra

As promoções devem ser um diferencial em sua loja. Essa prática faz com que os clientes sempre lembrem a sua empresa como a mais vantajosa para realizar as suas compras, ou, ainda, como aquela que sempre realiza boas promoções. Assim, as promoções devem ser realizadas de forma constante, se possível, diariamente.

Realizar promoções programadas para dias específicos da semana, também, pode ser bastante vantajoso. Por exemplo, um dia voltado para promoções em itens do açougue ou do setor de hortifrútis pode estimular, bastante, a recompra.

 

É importante, também, que você tenha um sistema de gestão preparado para te ajudar a realizar este gerenciamento das promoções. Operar com um software que te ajude a gerir essas promoções podem impulsionar, ainda mais, as suas vendas. Por isso, a SG Sistemas oferece uma solução completa para os seus clientes, incluindo a gestão de promoções dentro sistema ERP, que é especifico para realizar a gestão de supermercados.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.