Prospecção de mercado… para mercados! Saiba como fazer

Prospecção de mercado… para mercados! Saiba como fazer

A prospecção de mercado é uma etapa importante para obter novos clientes, e precisamos concordar que conseguir novos clientes não é uma tarefa fácil, certo?! Em qualquer empreendimento, o processo de conquista e fidelidade de consumidores é uma tarefa complexa que merece cuidado.

As empresas que se preocupam em entender e colocar em prática os processos de prospecção conseguem usufruir de ótimos resultados, tanto direta quanto indiretamente, no aumento de receita. Foi pensando nisso que, nós, da SG Sistemas, reunimos as principais informações sobre o assunto para você ficar por dentro.

Continue lendo e entenda o que é prospecção de mercado, a importância de um bom marketing e bom gerenciamento interno para mercados.

Ah! Aproveite e confira também nosso post sobre gestão de indicadores e porque manter uma no seu empreendimento.

Afinal, o que é prospecção para mercado?

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De maneira geral, podemos dizer que a prospecção de mercado é uma estratégia para conseguir alcançar e conquistar novos clientes. Dentro de um empreendimento, estamos falando de um conjunto de boas práticas que resultam no encontro de potenciais clientes. Na prática, é certo dizer que a prospecção é o ato de ir atrás de consumidores que têm a ver com o perfil do seu empreendimento.

Quando falamos de mercados e supermercados, podemos dizer que o público seja feminino e adulto, na casa dos 25 a 60 anos, mas essa não é uma regra para todos os empreendimentos. Imagine que o seu mercado esteja localizado em um bairro para universitários, neste caso, o público-alvo será um pouco mais diferente.

Este é um dos primeiros passos para prospecção de clientes para mercados e supermercados: encontrar o perfil certo de consumidor para, então, começar o planejamento e desenvolvimento de estratégias para obtenção de novos compradores.

A importância de um bom marketing para um mercado

Podemos dizer que a prospecção de clientes faz parte do processo de marketing de qualquer estabelecimento. O mesmo vale para mercados e supermercados. O que acontece, muitas vezes, é que os estabelecimentos desse meio desconsideram as boas práticas do marketing ou qualquer outra publicidade.

Para um supermercado, um bom marketing será responsável por anunciar e propagar seu estabelecimento para as pessoas que estão a sua volta. Nestes casos, é importante ter em mente que os consumidores em potencial são locais e as estratégias de marketing devem levar isso em consideração.

Por outro lado, o processo de prospecção deve ser focado em atingir o maior número de pessoas possíveis, entendendo que o mercado possui público pouco ou quase nada específico. Dessa forma, quando mais abrangentes forem suas estratégias, mais os resultados tendem a ser melhores e mais efetivos.

Falamos mais sobre estratégias de marketing nesta publicação: “Conheça as principais estratégias de marketing para mercados e supermercados”. Não deixe de conferir!

Por que ter um bom gerenciamento interno?

O gerenciamento e processo de gestão é essencial para todo e qualquer empreendimento, inclusive e especialmente para os mercados e supermercados. Mais do que qualquer outra empresa, os mercados necessitam de organização e planejamento, pois, somente a partir disso, conseguiremos traçar metas e estratégias para a prospecção de clientes.

Para tanto, um sistema de gerenciamento e gestão para supermercados pode ser uma boa solução. Para as empresas que ainda não possuem experiência no assunto, ter um software para direcionar e ajudar nas etapas organizacionais da empresa, é ainda mais importante.

Como fazer a prospecção de mercado?

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Os passos para realizar uma boa prospecção de clientes de mercado são padronizados para quase todo empreendimento. A seguir, confira nosso passo a passo simplificado para realizar uma prospecção:

  • entenda qual é o perfil de consumidores do seu estabelecimento;
  • realize uma análise de público-alvo;
  • crie estratégias a partir dos dados recolhidos das etapas anteriores;
  • faça testes de contato com seu cliente;
  • explore todos os contatos com base no perfil do seu consumidor: um contato não é suficiente, diversifique os canais;

O processo de qualificação de leads está relacionado com o entendimento sobre os clientes com maior potencial para se tornar consumidor do seu estabelecimento. É neste momento que serão percebidos oportunidades que coincidem com o nicho de mercado.

Lembre-se que a intenção é alcançar o maior número de pessoas e isso significa que você deverá utilizar dos principais meios de comunicação. Por outro lado, você já pesquisou sobre o público-alvo do seu mercado e isso não será em vão: suas maiores campanhas de marketing (as que houveram maior investimento) devem ser direcionadas para seu público específico.

Quais os canais de prospecção?

Dentre as possibilidades de canais de prospecção para se utilizar, estão:

  • e-mail marketing;
  • boca a boca;
  • marketing de conteúdo;
  • landing pages;
  • mídias sociais;
  • sites na internet;
  • carros de som;
  • panfletagem;
  • rádio e televisão.

Para escolher o melhor canal, você deverá ter todas as informações e dados recolhidos nas etapas mencionadas no tópico anterior. De maneira geral, você pode usar e abusar de todos os canais que achar necessário e, mais do que isso, perceber aqueles que trazem mais resultados e focar nesses como estratégia permanente.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Tem mais algum assunto sobre gestão que queira ver por aqui?! Conta para gente!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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