A importância da fidelização de clientes em supermercados

A importância da fidelização de clientes em supermercados

A fidelização de clientes no ramo supermercadista é vital, já que esse modelo comercial pode acabar tendo grandes prejuízos com aquisições de bens e campanhas caso sejam mal calculadas junto com seu público. No entanto, muitos gestores acabam se esquecendo do quão importante é esse processo. Você é um deles?

Nós da SG Sistemas preparamos um conteúdo completo para explicar o que é a fidelização de clientes, como ele funciona, de que maneira é possível começar a aplicar estratégias que se preocupam com esse processo. Então continue a leitura e descubra mais uma forma de melhorar a rentabilidade de seu supermercado!

O que é a fidelização de clientes?

Você acha que seria possível manter seu estabelecimento se só pudesse contar com novos clientes? Provavelmente não, certo? A fidelização de clientes é uma maneira de pensar e medir a retenção de público. É a preocupação com o retorno dos clientes à sua marca invés destes optarem por qualquer um de seus concorrentes.

Esse é uma premissa que funciona a partir da compreensão de como os compradores se comportam a fim de traçar estratégias para aumentar as chances de que essa mesma pessoa retorne para consumir novamente seus serviços ou produtos. No entanto, essas ações podem e irão variar conforme os diferentes níveis de fidelidade dessas pessoas.

O que é fidelização de clientes

Quais são os níveis de fidelização de compradores?

Existe diferentes níveis da lealdade dos consumidores para com a marca, eles foram teorizado por um estudioso da área de marketing e são divididos da seguinte maneira:

  • infiéis: não possuem fidelidade a uma marca específica;
  • inconstantes: podem até repetir a compra em uma empresa, mas mudam constantemente;
  • divididos: eles são fiéis à algumas marcas, mas não apenas uma;
  • convictos: retornam sempre ao mesmo negócio para refazer a compra.

Alguns desses grupos necessitam de mais estratégia para transformá-los em clientes convictos, no entanto outros precisam apenas de manutenção. Por isso, conhecer seu público será crucial para entender quais intervenções deverão ser direcionadas para cada um desses compradores.

A importância da fidelização de clientes de micro e pequenas empresas

Os cuidados com fidelização de clientes são importantes para empresa de qualquer tamanho, mas nas micro e pequenas empresas do setor alimentício essa preocupação deve ser ainda maior. Podemos pontuar como benefícios de cuidar dessa métrica os seguintes fatores:

  • conhecer mais a fundo o perfil de seus clientes, o que otimiza a produção de táticas mais efetivas para personalizar o atendimento individual e criar promoções ou fazer investimentos maiores de forma muito mais segura;
  • em compras recorrentes é mais comum que os clientes levem um valor maior de produtos, aumentando o ticket médio e rendimento de seu mercado;
  • ter uma noção mais real de outros fatores como localização para ponderar a abertura de uma nova filial, média de consumo, quais marcas vendem melhor e quais não;
  • receber feedbacks reais e sinceros de seus consumidores, além de serem potenciais testadores de novas implementações de tecnologia no atendimento;
  • projeções mais reais e estáveis de investimento, lucro, curva de consumo em determinados períodos e principais demandas;
  • racionalização de recursos e grande otimização das estruturas de pós-venda;
  • ajuda na criação e sofisticação de uma identidade que tanto dialogue com os atuais clientes como tenha força para atrair novos.

O que acha de todas essas vantagens? Saiba como começar a pensar na fidelização de clientes para seu mercado! E não deixe de dar uma conferida em nosso conteúdo sobre como setorizar seu supermercado, irá ajudar muito para a efetividade das estratégias que aumentam o retorno de compradores!

Como começar uma estratégia

Como começar uma estratégia para fidelização de clientes?

Para começar implementar esse tipo de estratégia em seu negócio, seja ele um grande supermercado ou um estabelecimento ainda em ascensão, são necessários poucos passos. Conheça quais são eles!

como começar uma estratégia para fidelização de clientes

1. Cuide do espaço físico

O primeiro fator que podemos considerar é uma boa estrutura física do seu estabelecimento. A primeira impressão que o cliente deve ter é de estar se sentindo bem enquanto faz compras em seu mercado, ele deve gostar do que está no seu campo de visão. As sessões de produtos bem sinalizadas para que seja uma experiência fácil para o comprador encontrar o que ele necessita.

2. Tenha uma equipe de ponta

Depois de pensar em uma boa estrutura física, passamos para um dos fatores mais importantes quando falamos em fidelizar clientes: atendimento de qualidade. E nesse ponto estamos falando em uma equipe bem treinada na relação com o cliente, funcionários com boa educação e excelente comunicação são fundamentais.

Todos eles devem estar cientes sobre a missão de atender o cliente com qualidade, bem como estarem informados sobre a estruturação das gôndolas de produtos dentro da loja para que saibam orientar os clientes dentro no momento de realização das compras.

3. Invista no marketing da marca

Campanhas de publicidade e marketing auxiliam bastante na fidelização de clientes. O mês de aniversário do supermercado pode sugerir realização de sorteios de prêmios, que podem ser concorridos por meio da aquisição de números para participação, quando adquirem cupons de compras, por exemplo.

4. Crie um plano de fidelização de clientes

Campanhas de descontos, por meio de cadastros dos clientes no sistema do supermercado, vêm sendo uma ferramenta para fidelizar clientes de modo mais efetivo. Elas mostram ao público que existirá uma vantagem constante ao retornar até seu estabelecimento, e não apenas uma promoção em datas específicas.

Outra opção para fidelização são os cartões Private Label, um sistema que funciona apenas dentro de suas filiais e que facilita o acesso do público aos benefícios de clientes fiéis. Esse ponto impacta na rentabilidade e também na organização do seu negócio, pois fica mais fácil acompanhar qual a real taxa de retorno de clientes a seu mercado.

5. Modernize seu negócio

A tecnologia pode ser a melhor amiga de seu supermercado, seja por facilitar a consulta de preço dos produtos, aumentar a agilidade na frente de caixa ou até melhorando a gestão de seu negócio. Modernizar sua gestão e seu ponto de venda aumentará a satisfação dos clientes, o que é fator decisivo para a fidelização desses compradores.

Outro fator importante dentro desse processo é sempre realizar pesquisas de satisfação com os seus clientes. Esse é o único modo da gerência ter acesso aos pontos positivos e negativos a serem avaliados, melhorando o que estiver de ser regulado e otimizando o que já está satisfatório.

Essas pesquisas podem ser realizadas em diversas plataformas, como um dispositivo de self-checkout na entrada/saída da loja, em fichas de papel que podem ser depositadas em pequenas urnas ou mesmo por formulários digitais, que podem ser enviados por e-mail para que os clientes respondam posteriormente.

Agora que conhece mais sobre a importância das estratégias de fidelização de clientes em supermercados, inicie um novo plano de ações em seu negócio a fim de aumentar esse retorno da clientela para seu estabelecimento. Aqui no blog da SG Sistemas sempre irá encontrar dicas sobre como gerenciar sua marca, não perca nenhuma atualização!

Confira também nosso texto sobre 11 indicadores logísticos de desempenho que podem te ajudar a mensurar os resultados de suas ações para fidelização de público!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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