Saiba a importância da fidelização de clientes no supermercado.

Saiba a importância da fidelização de clientes no supermercado.

Os clientes são a força motriz de qualquer negócio. São eles que determinam os caminhos adotados para a organização de suas mais variadas táticas. A fidelização de clientes no ramo supermercadista é vital, já que esse modelo comercial pode acabar tendo grandes prejuízos com aquisições de bens e campanhas caso sejam mal calculadas junto com seu público.

Para oferecer o melhor valor e receber os melhores e mais produtivos feedbacks, existe uma série de mecânicas e considerações acerca dessa produtiva relação;

O que muda quando ocorre a fidelização de clientes no ramo supermercadista?

o que muda quando ocorre a fidelização de clientes no ramo supermercadista

Entre uma série de táticas que parecem o modus operandi de todos os mercados e uma tática baseada em dados empíricos de seus grupos de consumo, há um abismo; ainda que dentro do mesmo ramo, cada mercado tem suas especificidades, sejam elas geográficas, em relação à suas políticas internas, ao montante de capital, à construção da identidades, às táticas comerciais, ao marketing, enfim, copiar as nuances de um mercado com traços muito diferentes do seu é um tiro no escuro. A fidelização de clientes no ramo supermercadista, por sua vez, tem potencialidades de criar um índice muito mais seguro e coerente.

A implementação de táticas para fidelização de clientes no ramo supermercadista te dará acesso à benefícios valiosíssimos e particulares, como:

  • Possibilidade de conhecer mais a fundo o perfil de seus clientes, sendo capaz de filtrar perfis e produzir táticas mais efetivas para personalizar o atendimento individual e criar promoções ou fazer investimentos maiores de forma muito mais segura, uma vez que se tem uma base de dados que afirma determinadas escolhas.
  • Além disso, você pode ir fazendo experimentos com novos modelos, produtos e políticas, observando sua aceitação ou recusa entre os clientes que compõe sua base.
  • A possibilidade de criar programas de fidelização, oferecendo bons descontos com a contrapartida da assiduidade de seu cliente, uma relação onde, além de ambos ganharem, sua database só cresce.
  • Chances de oferecer descontos exclusivos para novos clientes em potencial, uso mais inteligente de recursos de publicidade e marketing, oferecer uma contrapartida real e palpável de seus produtos, como grandes descontos, pontuações, promoções, sorteios e afins que demandem uma fidelização com o supermercado.
  • Ter uma noção mais real de outros fatores maiores e importantes para tomadas de decisões gerais, como localização para ponderar a abertura de uma nova filial, média de consumo, quais marcas vendem melhor e quais não e para qual tipo de perfil de consumidores.
  • Receber feedbacks reais e sinceros de seus consumidores, além de serem potenciais testadores de novas implementações de tecnologia no atendimento ou no ambiente atacadista.
  • Projeções mais reais e estáveis de investimento, lucro, curva de consumo em determinados períodos e principais demandas.
  • Simplificação de escrituração, NFs e notificações para ambas as partes.
  • Racionalização de recursos e grande otimização das estruturas de pós-venda.
  • Além de táticas mais produtivas, ajuda na criação e sofisticação de uma identidade que tanto dialogue com os atuais clientes como tenha força para trair novos.

Por que começar a fidelização de clientes o quanto antes e como fazê-la?

por que começar a fidelização de clientes o quanto antes e como fazê-la

A fidelização de clientes no ramo supermercadista precisa ser voluntária por parte do cliente. Decerto que uma das primeiras medidas é oferece-la nos caixas e em anúncios, todavia, é do cliente a deliberação em aderir. Como é um processo agregador, leva tempo até que o ciclo mensal de visitas ao mercado de seus clientes recomece, caso sejam do tipo regular, então, exponencialmente, acontecerá aos poucos, na medida que acessam seu espaço.

Para ser capaz de colocar em prática alguns dos benefícios citados no tópico anterior, você já precisa ter uma database relativamente bem alimentada com seus dados, então é importante se articular o quanto antes para que os dados de uns acabem ajudando na projeção dos próximos, afinal, tão importante quanto ter novos clientes, é fidelizar os atuais. E isso faz toda a diferença. Então as etapas dessa tática devem apontar para o maior número possível de horizonte para que se possa trabalhar mesmo com uma base de dados modesta, de início.

Para tornar mais atraente a aderência, o primeiro fator é oferecer bons descontos sobre produtos de grande interesse da massa consumidora ou sobre aqueles produtos que vão de encontro com tipos específicos de consumidores, como cervejas artesanais ou artigos de salão ou limpeza, carnes de cortes finos e afins.

Uma rede de pós-venda, grupos de informações que notificam grandes promoções direcionadas também são ideias, como grupos de WhatsApp ou páginas de redes sociais, ter seus clientes interagindo por lá só aumentam o fluxo e a relevância de suas páginas para terceiros.

Oferecer grandes sorteios e promoções exclusivas para membros também é uma tática de primeira ordem, afinal, sendo já um cliente regular e ainda ter direito à sorteios de artigos importantes será uma mera questão de se cadastrar e fruir dos benefícios no ambiente que já se conhece, além de convidar a comunidade externa para se fidelizar e concorrer, afinal, quem não adora um bom sorteio?

Para cadastrar seus clientes e ser capaz de administrar todo o volume de informações colhido através dessa dinâmica, você precisará de um bom sistema integrado voltado para seu tipo de modelo comercial, os benefícios trazidos através desse conjunto transcendem em muito a mera gerência de clientes, podendo se comunicar com outros indicadores importantes, como a administração de estoque, de escrituração, de arranjo financeiro. Cada parâmetro traz consigo um número generoso de novas oportunidades de intervir sobre dados.

como começar uma estratégia para fidelização de clientes

Conclusão

A SG Sistemas é portadora de um dos sistemas mais completos e populares da região, com um grupo de desenvolvimento em constante sofisticação e assessoria que age sobre o modelo de supermercados. Com esse recurso, as oportunidades se expandem a formar uma rede que afirma e potencializa tomadas importantes de decisões em diversos setores diferentes.

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Leia também: Atraia mais clientes com cartazes de promoção no supermercado.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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