A arte de se planejar para o futuro é a chave da longevidade. Quanto mais conseguimos nos antecipar para as transformações, mais nos blindamos de sustos e mudanças radicais e mais conseguimos aproveitar as melhores oportunidades. É nesse momento que a previsão de demanda faz toda a diferença na elaboração de suas táticas.
No que consiste, a previsão de demanda?
Podemos dizer que a previsão de demanda é a projeção de condições futuras no curto, médio e longo prazo, para cruzar informações, variáveis e tendências que ajudem a entender e se preparar para o consumo de seu cliente, ou seja, entender o perfil de seus clientes, o que tem feito sucesso, o que tem ganhado projeção e como aproveitar a melhor oportunidade daquela tendência.
Realizando a previsão de demanda a empresa consegue entender a sazonalidade comercial de seus produtos ou serviços, sabendo quando e como investir mais em uma determinada tática, por um determinado tempo. A previsão de demanda é uma análise que se baseia em dados internos e externos, com diferentes abordagens.
Benefícios da previsão de demanda
A previsão de demanda nunca age sozinha: ela é a tática que dá força para todas as demais, sendo uma das principais bússolas dos empreendedores. Veja logo abaixo alguns de seus benefícios:
– Está intimamente ligada com a projeção de receitas, o que ajuda a determinar expectativas e evitar prejuízos;
– Interpretar as flutuações de diferentes mercados, assim como aprender mais sobre a própria psicologia do consumidor;
– Adiantar estratégias de marketing e períodos promocionais;
– Organizar a cadeia de distribuição e mobilização antecipada de fornecedores;
– Evitar altos custos de armazenamento e superprodução.
Ao executar a previsão de demanda, você vai ter mais segurança no momento de ordenar suas estratégias de médio-longo prazo, organizando todas as as táticas que se colocam como necessárias para sua boa execução. Com o tempo, o hábito da previsão de demanda ajuda consideravelmente a criar uma cultura operacional muito mais organizada e coesa dentro do ambiente de trabalho.
Entendendo os ciclos de demanda no mercado, você pode aumentar a competitividade, os planos B e testar quais tipos de produtos ou serviços têm mais tração em suas vendas.
Quais os métodos de previsão de demanda?
Assim como em muitas atividades da microeconomia, existem diferentes abordagens na hora de fazer análises e projeções, confira algumas a seguir:
Abordagem qualitativa
Esse tipo de abordagem se baseia especialmente na percepção do Mercado, unindo intuição, psicologia do consumidor, pesquisas de preferência, tendências do Mercado em diferentes níveis especulativos, sempre pensando na força do consumo dentro do período planejado.
A abordagem qualitativa tem entre seus principais benefícios uma relação mais direta especialmente com o público e mercado alvo, uma sintonia com as tendências mundiais e regionais e também com a própria realidade do dia a dia, baseado nas condições de consumo.
Com esse tipo de abordagem, existe um trabalho forte dos setores de marketing e também de análise da concorrência. Ela geralmente se baseia em um prazo mais curto, mas sempre com olhos sobre a percepção da marca, buscando pela construção de uma imagem mais sólida.
O problema desse tipo de método é sua subjetividade: apesar de cada dia mais o marketing ter um poder grande no cotidiano dos consumidores, o grande volume de tendências do Mercado pode mudar rapidamente seus rumos e dificultar os projetos estabelecidos.
Abordagem quantitativa
Do outro lado do espectro fica a abordagem quantitativa de previsão de demanda, que se baseia mais fortemente na estatística. Não só nas informações acumuladas pela sua empresa, mas baseada também na concorrência e nas informações de mercado como um todo.
Com ela fica mais fácil observar gastos e otimizações na alocação de recursos, dando mais visibilidade para o cálculo da margem de lucro. Projeções de tendência exploram a história de vendas de determinados produtos e outras variantes, como época, volume e tipo.
Por lidar com números, traz uma grande confiabilidade e consegue dar base para uma série de táticas diferentes através do cruzamento de dados. Tudo isso com um custo reduzido em relação à abordagem qualitativa. O problema da abordagem quantitativa é que, cada vez mais, as táticas e plataformas de ação se tornam versáteis, e muitos fatores podem ficar de fora do gráfico.
Qual abordagem utilizar?
Isso é muito relativo ao tipo de produto ou serviço: empresas com muita variedade de produtos precisam se focar na construção de uma imagem, mas também exigem um controle rigoroso para evitar prejuízos e perdas.
Já as empresas com produtos e serviços mais específicos, precisam observar constantemente a performance de seu produto e buscar táticas de marketing para fortalecer seu apelo ao consumidor.
Uma abordagem mista é sempre mais equilibrada, mas também exigente, é por isso que ferramentas são indispensáveis nesse momento, a começar pelo Sistema ERP, que vai manter um registro objetivo e personalizável de tudo aquilo que entra e sai de sua empresa, oferecendo informações de qualidade a respeito de volume, tempo, tipo, época e outros indicadores que aumentam a segurança na tomada de decisões operacionais e estratégicas.
Se possui loja na internet, analisar regularmente as plataformas de buscadores ajuda fortemente a compreender as buscas e o caminho que os clientes fazem em seu site, descobrindo oportunidades preciosas de otimização. A assessoria especializada em diferentes áreas, como marketing, força de venda, SEO e treinamentos de equipe são sempre bem-vindos para somar ao arsenal tático de sua empresa.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa tática tão importante para projetar o futuro de seu empreendimento, vai gostar de conhecer conteúdos que se relacionam com a área aqui no blog da SG Sistemas. Trazemos informações, tendências e discussões para transformar seu empreendimento, basta nos seguir aqui e nas redes sociais para receber nossos materiais em primeira mão!