09

jul
2019
6 dicas importantes para te ajudar abrir um minimercado

O mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, quando se tem a ideia de abrir um negócio, é preciso pensar em todos os detalhes para que o estabelecimento seja visto com bons olhos pelos possíveis clientes.

Para um minimercado não é diferente. Existem alguns passos essenciais para fazer o comércio dar certo. Então, confira agora nossas dicas para abrir um minimercado!

Anote 6 dicas para abrir um minimercado!

Abrir um supermercado é um investimento alto. Dificilmente um empreendedor irá investir seu dinheiro para inaugurar algo grande.

A verdade é que quase todos os supermercados já foram estabelecimento pequenos, que cresceram conforme o lucro foi aumentando, para melhorar a estrutura e o número de produtos disponíveis para a clientela.

Se você já é empresário e tem uma mercearia ou uma padaria e quer expandir o seu negócio para um minimercado, saiba que se trata de uma ótima ideia. No entanto, vale se atentar a alguns fatores.

Veja!

Dica 1: Tenha atenção na sua fachada

A primeira dica é ter um posicionamento muito claro do que você quer transmitir para o seu público. A sua fachada deve demonstrar a essência do minimercado logo que as pessoas o olhem.

Ter um logo chamativo é uma boa estratégia para que ele esteja visível em todos os pontos da rua.

Dica 2: Ajuste o layout para pensando nos clientes

O layout é um dos aspectos fundamentais para oferecer uma boa experiência de compra para os clientes. Um minimercado tem um tamanho médio de 150 a 300 metros² para expor uma variedade de produtos extensa, assim como os supermercados.

Nas prateleiras, busque colocar itens similares de marcas diferentes, separados por setor. Dessa forma, você facilita a vida do consumidor na hora que ele estiver fazendo as compras.

Outro fator a ser observado é o espaço entre os corredores. É preciso ter espaço suficiente para dois carrinhos de compras passarem.

Com relação aos caixas, é necessário pensar no espaço para as filas que, geralmente, se formam em dias e horários de picos.

Dica 3: Pense na iluminação da sua loja

Todo estabelecimento que trabalha com exposição de produtos deve ter uma iluminação ideal para que os clientes consigam escolher seus itens sem dificuldade.

O recomendado é utilizar lâmpadas de cor amarela, para que os consumidores se sintam confortáveis com a luz. Lâmpadas de 2700 até 3000 Kelvins são as mais indicadas para lojas e supermercados, pois valorizam as cores das mercadorias.

Dica 4: Tenha um cuidado especial com produtos âncoras

Os produtos âncoras são aqueles que chamam a atenção por serem encontrados exclusivamente no seu estabelecimento. Por isso, ter uma padaria que produza quitutes diferenciados pode ser uma ótima tática.

Tentar criar uma forma de comunicar os horários que sai o pãozinho francês também é legal, afinal, o brasileiro adora um pão quentinho para acompanhar o café da tarde.

Dica 5: Tenha bebidas geladas na sua loja!

Bebidas geladas, como cervejas e refrigerantes atraem clientes, principalmente nos finais da semana.

Somos grandes adeptos das confraternizações, churrascos e happy hours. E quando decidimos comprar bebidas sempre optamos pelas que já estão geladas, não é verdade? Portanto, equipe sua loja com geladeiras eficientes!

Dica 6: Trabalha com sistema para gerenciar o seu minimercado!

Essa dica é importantíssima, pois um minimercado, apesar do nome, funciona igual a um supermercado, já que oferece a mesma variedade de produtos.

Existe o setor de compras, financeiro, frente de caixa, ou seja, não dá para gerenciar todo o funcionamento e logística do estabelecimento usando somente um caderno, não é mesmo?

Aliás, não é nada inteligente investir para montar um comércio e não dispor de um sistema ERP para administrá-lo.

Com um sistema completo e com todos os módulos necessários, você consegue disponibilizar diversas formas de pagamento para o seu cliente.

Com a quantidade de cartões de débito e de crédito hoje em dia, não é bom para o negócio restringir o pagamento apenas a dinheiro ou a uma única bandeira de cartão.

Tendo um software de gestão, você gerencia a sua empresa com mais segurança e assertividade, diminuindo consideravelmente a margem de erro.

Aqui na SG Sistemas, temos um sistema ERP completo para cuidar do seu minimercado. Atendemos no Brasil inteiro e nossos clientes se mostram muito satisfeitos. Portanto, não deixe de entrar em contato com a gente para conhecer as nossas soluções.

  • Tags: