12

abr
2018
A importância da Manutenção dos computadores na Frente de caixa

A importância da Manutenção dos computadores na Frente de caixa

Conforme já mencionamos aqui, os terminais PDV são de suma importância para o sucesso do supermercado, uma vez que se trata de onde são realizadas as vendas, além do atendimento principal ao cliente, por este motivo, cuidados e manutenção preventiva dos computadores dos terminais dos caixas são essenciais para a garantia de um bom atendimento.

Tão importante quanto se trabalhar com um bom sistema de gestão, são os computadores que irão rodar esse sistema. Por isso a realização de manutenção preventiva nas máquinas é de extrema importância.

manutenção de PDV

Manutenção Preventiva é importante?

A manutenção física de um computador é de suma importância para manter o funcionamento dos PDV sem maiores problemas, pois a vida útil dos computadores aumenta, evitando a queima de componentes, como processadores e discos rígidos, resultando em economia para a empresa.

Este tipo de prevenção deve ser realizado no mínimo uma vez ao ano, independentemente do computador estar apresentando defeitos ou não.

Na manutenção preventiva em computadores, o técnico abre os gabinetes (hardware do computador) para realizar uma limpeza geral, checando todos os seus componentes e contatos. Isto por que a poeira é um agente que interfere na dissipação do calor e ajuda na oxidação dos contatos, podendo levar o computador a parar de funcionar.

Esta limpeza é indispensável, pois evita que os computadores fiquem lentos, necessitando serem reiniciados frequentemente para trabalhar normalmente. A refrigeração da máquina também precisa estar funcionando de forma satisfatória, uma vez que quando o computador está esquentando além do normal é um sinal que pode parar a qualquer momento. Este superaquecimento pode estar ligado também às sujeiras, como poeira, fuligem e outras partículas, levadas pelas ventoinhas das peças. A limpeza também evita o ressecamento da pasta térmica, essencial para que o processador não queime.

Na manutenção preventiva, além de cuidar do hardware (parte física do computador) inclui também a parte do sistema operacional do computador. Neste caso, o técnico deve se atentar as atualizações necessárias para o bom funcionamento das maquinas, além de realizar a configuração das mesmas. Outro ponto que o técnico deve reavaliar são os dispositivos de memória do computador, pois quanto mais memória o computador tiver, melhor ele funcionará, tanto a memória interna do HD, quanto a memória Ram, esta responsável pela tempo de resposta do computador, uma vez que se trata da memória de utilização ou temporária utilizada quando abrimos o sistema de gestão, por exemplo. Outro dispositivo a ser reavaliado é disco rígido, analisando se o mesmo é suficiente para o desempenho geral do equipamento.

Manter as máquinas desligadas por um longo período também pode prejudicar o funcionamento dos mesmos, assim, é importante que os computadores que são destinados ao uso para os processos da empresa sejam ligados com frequência. Em cidades litorâneas, os riscos de oxidação dos componentes metálicos é maior devido da umidade e do sal por causa da proximidade com o mar, nesses lugares a prevenção e manutenção devem ser feitas com mais frequência.

Por isso, é importante na hora de fazer o check-up completo das máquinas da empresa, aplicar produtos indicados para diminuir a incidência de oxidação. Vale ressaltar ainda que o cuidado do usuário da maquina também é importante, a tarefa de fazer bom uso e manter sempre limpo, tanto por dentro quanto por fora, não deve ser deixada de lado.

 

Treinamento para os usuários é sempre válido

A empresa deve sempre elaborar treinamentos referentes ao bom uso das máquinas, trazendo sempre boas dicas para os usuários dos terminais/caixas, como por exemplo:

  • Não deixar o computador no chão, onde ficará mais suscetível à poeira e umidade, principalmente quando se estiver no nível da rua;
  • Evitar colocar objetos em volta ou em cima dos computadores, como por exemplo, livros, bolsa, vasos, entre outros, visto que faz com que a máquina seja abafada e receba menos ar frio e gere mais ar quente, sobrecarregando os capacitores, que podem superaquecer danificando a máquina;
  • Evitar comer e beber enquanto trabalha no computador, pois os restos de comida e bebida podem danificar a placa-mãe e, nos casos dos notebooks, pode ser que não haja mais peça de reposição, resultando no descarte de mesmo para as funções do trabalho;
  • Quando houver a necessidade de deixar os computadores desligados por um longo período, o ideal é deixa-lo em local seco e arejado, livre de poeira.

 

Além de treinamentos referentes:

  • À instalação de antivírus e outros dispositivos de proteção;
  • À verificação periódica do desempenho das máquinas e dos sistemas;
  • À verificação da temperatura do ambiente; acompanhamento da memória e do uso de HDs;
  • E realização de backup de informações e dados diária, semanalmente ou quinzenalmente.

 

circuito limpo

 

Outra dica é que computadores que possuem placa-mãe com componentes banhados a ouro são mais seguros, pois a máquina não corre o risco de ser afetada por zinabre (camada de cor verde resultante da oxidação do cobre), dessa forma, não estará afetando a placa-mãe, pois as chances de corrosão desse tipo de metal são ínfimas.

 

Portanto, é fácil perceber a importância da manutenção preventiva, uma vez que fazê-la evita o surgimento de problemas no HD, falhas de sistema, perda de memória, danos no processador, infecção por vírus e diversas falhas que possam ocorrer, atrapalhando muito o fluxo de trabalho, principalmente quando estamos considerando o PDV, no qual o atendimento ao cliente deve ser realizado da melhor maneira possível.

Leia também:

O que precisamos saber sobre o frente de caixa

Como montar o supermercado

3 soluções essenciais para sua empresa

  • Tags: