O catálogo online é uma ótima opção para as empresas que estão passando por uma transformação digital e desejam trazer as suas opções de produtos para uma versão online, disponível a qualquer momento e em qualquer lugar para os seus clientes. Com isso, você facilita a visualização dos seus produtos e aumenta as suas possibilidades de vendas.
Para te ajudar a montar o seu, preparamos um guia completo com as melhores dicas para você fazer o seu catálogo digital. Confira logo abaixo!
1. Tire boas fotos dos produtos
Fotos boas dos produtos ajudam a melhorar a visualização deles e ainda chamam mais a atenção dos seus consumidores, gerando maior interesse. Elas precisam ter uma boa resolução, iluminação correta e vários ângulos que permitam ao cliente ter uma visão bem ampla do produto.
2. Faça boas descrições de produtos
A descrição de produto tem um papel parecido com o do seu vendedor, só que nesse caso, online. Ela deve trazer todas as características da peça e ainda falar das suas maiores vantagens, procurando convencer o cliente da compra. Por isso, é importante que ela tenha uma escrita persuasiva e clara.
Forneça todas as informações possíveis e nunca deixe faltar as mais essenciais como: medidas de tamanho e material. Incluir avaliações e comentários dos clientes também pode enriquecer o conteúdo e incentivar novas compras, sendo uma ótima técnica para aumentar as suas conversões.
Não se esqueça de falar sobre os benefícios que o produto proporciona na vida da pessoa, afinal, a emoção é um grande motivador para que a pessoa tome a decisão de comprar o seu produto.
3. Deixe o layout do catálogo agradável
O layout do seu catálogo digital precisa ser interessante, agradável e fácil de usar, garantindo uma boa experiência de uso para os seus clientes. Por isso, ele tem que ter um layout que seja adaptável para celulares, tablets e desktops, sendo responsivo.
4. Categorize os produtos
Para garantir uma boa organização do catálogo e facilitar a localização dos produtos que o seu cliente deseja, separe todos eles em categorias. Você pode organizá-los em sumários ou menus, garantindo que o acesso aos produtos fique mais simples.
5. Faça um catálogo seguindo a identidade da sua marca
Invista em um visual realmente agradável e bonito para o seu catálogo online, com elementos gráficos que façam parte da identidade visual da sua marca, como fontes, cores, logotipo e outros elementos importantes. Um design atraente ajuda a manter os usuários engajados e chama a atenção deles.
Inclusive, você pode criar combinações de cores atraentes com o que faz parte da identidade visual da sua marca. Para te ajudar nessa tarefa, vale a pena usar a roda de cores da Adobe.
6. Coloque links para as suas páginas de vendas
Essa é a hora de realmente transformar o seu catálogo online em uma nova fonte de vendas. Inclua links diretos para as suas páginas de vendas, loja virtual ou vendedor no WhatsApp.
Você pode integrar o seu catálogo também diretamente no site, já que algumas plataformas permitem isso, como o módulo Catálogo Digital da SG Sistemas (Mobicatálogo).
Dessa forma, fica muito mais fácil para os seus clientes realizarem uma compra, o que pode até mesmo incentivá-los a adquirir os seus produtos. Outra estratégia interessante para aumentar as suas vendas com o catálogo online, é enviá-lo por meio de e-mail marketing ou lista de transmissão no WhatsApp, chegando diretamente aos seus consumidores.
Para entender melhor como funciona a psicologia do consumidor e quais são as melhores formas de conduzi-lo durante o processo de compra, temos um conteúdo completo no blog que vai te ajudar. Acesse e confira!
7. Utilize ferramentas adequadas para a criação do catálogo
Escolher a ferramenta ideal para montar o seu catálogo nem sempre é algo fácil, afinal, existem vários formatos e opções. Caso você não tenha conhecimentos avançados em design ou verba para contratar um profissional da área, é possível utilizar algumas plataformas que oferecem templates prontos e fáceis de serem editados. Confira:
- Canva;
- Adobe Spark;
- Pixlr Editor;
- Desygner.
Quanto custa criar um catálogo online?
O custo pode variar dependendo da ferramenta e dos recursos utilizados. Muitas delas oferecem opções gratuitas com recursos limitados ou planos pagos para funcionalidades adicionais.
Para catálogos alimentícios, use o Cardápio Digital da SG!
No caso de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos alimentícios, a melhor opção para criar um catálogo online é utilizando uma solução personalizada e feita para negócios desse segmento, como Cardápio Digital da SG Sistemas.
Com ele, os clientes podem fazer os seus próprios pedidos diretamente da mesa, garantindo mais agilidade e uma experiência ainda melhor. Além disso, ele permite gerenciar os pedidos e mesas em tempo real, reduzindo erros e demora no atendimento.
Posso criar um catálogo online sem habilidades de design?
Sim, muitas plataformas oferecem templates personalizáveis que facilitam a criação de um catálogo online atraente sem necessidade de habilidades avançadas de design.
Criar um catálogo online é uma estratégia muito interessante para destacar seus produtos ou serviços no mercado digital. Com o nosso guia, você tem tudo o que precisa para fazer um catálogo que não apenas exibe seu produto de forma atraente, mas também contribui para o crescimento das suas vendas online.
E, se você tem um restaurante, lanchonete ou bar, aqui em nosso blog temos um guia completo sobre como fazer um cardápio digital. Acesse e aprenda a como utilizar essa ferramenta inovadora para melhorar a experiência dos seus clientes!