Para aumentar as vendas da seção de hortifrúti, é necessário que um supermercado invista em técnicas específicas para a área. O setor é bem diferente de qualquer outro, especialmente por trabalhar com produtos perecíveis e que dependem do apelo estético, da capacidade de demonstrar frescor e da sazonalidade. Um hortifrúti bonito, colorido e bem preenchido deixa seu mercado mais atraente.
As particularidades de cada setor tornam aumentar as vendas da seção de hortifrúti um desafio à parte, que deve contar com estratégias eficientes e dedicadas à área. Por sorte, há diversas atividades, ações e cuidados, como a prevenção de perdas, que, ao serem implementados e perpetuados, podem aumentar o desempenho financeiro do setor, suas vendas e garantir ótimos resultados.
Quer conhecer dicas eficientes para aumentar as vendas da seção de frutas e hortaliças do seu supermercado? Continue a leitura.
1. Aposte em design e apresentação para atrair clientes
O apelo visual dos produtos do hortifrúti é um dos aspectos que mais facilita a venda e mais traz resultados para todo o supermercado. Por natureza, legumes, verduras e frutas devem parecer apetitosos para interessar o cliente e instigar o olhar.
Há diversas estratégias que podem ser aplicadas, desde investir em frutas, verduras e legumes que estejam maduros e vistosos até integrar um layout especial. Após atrair a atenção dos seus clientes, é mais fácil convencê-los a comprar. Aqui, vale uma atenção quanto às datas de venda, pois muitos frutos se beneficiam da sazonalidade para sua apresentação.
Então, aproveite para oferecer produtos de época, pois estarão mais bonitos. Outro ponto referente à sazonalidade, está em oferecer frutas mais consumidas no calor em épocas mais quentes, ou em épocas comemorativas dar atenção ao que realmente é mais consumido, como no Natal, oferecer romãs, damascos e castanhas, pode ser bem apreciado. Ainda, não deixe de conferir ideias criativas para aplicar no hortifrúti!
2. Use estratégias de marketing para impulsionar as vendas
- Invista em um marketing sobre a qualidade do produto: reforçar a ideia de que seus produtos são frescos e de ótima qualidade é algo essencial para todo negócio;
- Faça marketing sazonal: mais uma vez, reforçamos a sazonalidade neste setor como uma estratégia fundamental para vender bem e com muito volume;
- Considere a regionalidade: certos supermercados trabalham com frutas da região e que naturalmente são mais consumidas, o marketing deve considerá-las;
- Sempre mostre os produtos: outro ponto que devemos revisar é o apelo visual que o marketing deve carregar, pois, geralmente, é ele que irá dar o último argumento para o cliente comprar seus produtos;
- Faça uma boa precificação: preço justo também é um marketing positivo, por isso, é interessante que o hortifrúti realize uma precificação inteligente e ofereça bom custo-benefício aos clientes.
Essas são algumas estratégias que devem ser incluídas no seu marketing e que oferecem não só um ROI interessante, mas também podem ser facilmente adaptadas por quase todo supermercado. Lembre-se de integrá-las para aumentar as vendas da seção e não esqueça de aprender a como calcular margem de lucro em hortifrúti.
3. Mantenha a alta qualidade dos produtos de hortifrúti
Além do apelo visual que já citamos amplamente, o fato de ser fresco é fundamental. Frescor é praticamente sinônimo de qualidade e vem acompanhado de produtos bonitos que cativam o cliente. Além de contar com uma boa gestão de fornecedor, também é fundamental ter certos cuidados.
Alguns produtos devem ser refrigerados e armazenados com especificações próprias da seção. Lembre-se de expor corretamente cada produto, manter longe das intempéries e ter um local limpo e higiênico tanto de estoque quanto de venda.
Também é fundamental ficar ligado às pragas — insetos que estejam presentes nas verduras e legumes que possivelmente vêm da sua própria colheita — e contar com métodos eficientes de refrigeração. Ela deve estar presente tanto na área de venda quanto no estoque desses produtos, esse frescor é um diferencial para aumentar as vendas da seção de hortifrúti.
Casos de sucesso em hortifrúti
Separamos aqui cases de sucesso sobre o setor de hortifrúti que comprovam que inteligência e estratégia podem andar juntas e aumentar as vendas desse setor. Sem dúvidas, você pode se inspirar e até adotar algumas dessas estratégias no setor do supermercado onde trabalha, confira!
Hortifrúti da Terra
Uma rede que conta com mais de 70 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais que conseguiu um excelente resultado em plena pandemia, crescendo cerca de 25% na época. Há diversos pontos que podem ser ressaltados que justificam esses resultados:
- Terra tem um excelente controle de estoque: pratica a redução ativa de desperdício e oferece apenas produtos frescos;
- Utiliza tecnologia: parte essencial do seu sucesso se deve às práticas e-commerce e de delivery local adotados pela empresa;
- Reforço na agilidade de pagamento: muitas lojas trabalham com checkout rápido, ou seja, o cliente realiza o pagamento de maneira autônoma.
Esses são cuidados que podem ser adotados pela sua empresa e fazer diferença na hora de oferecer seus produtos e fazer marketing. Sem dúvidas, são aspectos interessantes que, se bem adaptados, podem aumentar as vendas da seção de hortifrúti.
Quarta Extra
Os supermercados e hipermercados de uma grande rede fazem muito sucesso com sua famosa quarta Extra. Nesse dia da semana, todo o hortifrúti entra em promoção e é notavelmente um dos dias de maior faturamento da empresa.
Até mesmo seus hipermercados, onde o diferencial eram os produtos eletrodomésticos, se beneficiam desse dia da semana, com foco sempre no visual e no oferecimento de produtos frescos e de ótima qualidade.
Por que a seção de hortifrúti é fundamentalpara supermercados?
Toda seção de hortifrúti é uma peça vital para um supermercado e, muitas vezes, é um dos setores com maior capacidade de atrair e fidelizar clientes. Isso se deve, pelo fato de utilizar produtos perecíveis renovados constantemente, o que pode chamar bastante a atenção dos clientes, fazendo-os retornar frequentemente para comprar no setor.
Clientes fiéis é o que sustenta o supermercado em tempos de baixa e geram uma renda sólida e previsíveldurante todo o ano, tornando o setor de frutas e verduras essencial. Ao entender como aumentar as vendas da seção de hortifrúti, é possível solidificar essa base de clientes e ainda trazer mais.
Com essas dicas, é mais fácil aumentar as vendas da seção de hortifrúti e oferecer produtos mais apetitosos para seus clientes. Utilize a tecnologia, inove no marketing e ofereça bons legumes, verduras e frutas para que o seu público se interesse cada vez mais e compre os produtos do setor no seu supermercado.
Se deseja ficar por dentro de mais conteúdos sobre hortifrúti, não deixe de acompanhar o blog da SG Sistemas, inclusive caso deseje montar uma frutaria, entenda como e por onde começar aqui!