Como atrair e atender bem os clientes em períodos festivos?

Como atrair e atender bem os clientes em períodos festivos?

Quando chegam as épocas festivas, como: feriados religiosos, feriados prolongados, dias especiais, o comércio apresenta um elevado número de público. Sabemos que o faturamento, em geral, é muito mais alto nesses períodos que antecedem as datas festivas. Isso por que todos querem presentear os entes queridos nessas datas, mantendo tradições da sociedade ocidental, que se originam há muitos anos atrás.

No ramo de supermercados, essa realidade ainda é acentuada, isso por que o supermercado comercializa alimentos e mercadorias, base para a produção de almoços e jantares das confraternizações. Refeições que são feitas para comemorar tais datas (natal, páscoa, dia das mães, dos pais etc.). Por isso mesmo, os supermercados devem estar devidamente preparados para atender todas as necessidades dos clientes nesses períodos.

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Planejamento é Tudo

O planejamento é sempre o primeiro passo para estar preparado para essas datas. O supermercadista, juntamente com os gerentes das lojas, deve ter em mente todos os produtos que são mais consumidos, a depender da festividade, para dar conta de abastecer todos os consumidores de forma satisfatória.

Considerando que o fluxo de clientes é sempre mais intenso nessas épocas, automaticamente o atendimento deve ser reforçado com um maior número de funcionários trabalhando, sendo necessário, muitas vezes, pagar horas extras aos mesmos, para dar conta de atender essa enorme quantidade de clientes.

Para evitar grandes filas que, possivelmente, bloquearão grande espaço de circulação na loja, o ideal é aumentar a escala de operadores de caixa. Não só no dia da festividade, mas nos dias que antecedem o evento. Se possível, é aconselhável ter operadores em todos os terminais PDV, principalmente, após o horário comercial, que é quando as pessoas que trabalham em tempo integral vão fazer as suas compras.

O ideal é planejar, também, junto com os fornecedores, antecipadamente, o abastecimento do seu estoque, para não sofrer com falta de produtos nessas épocas. É comum que determinadas categorias de produtos tenham uma saída acima do normal. Produtos, como: refrigerantes, cervejas, hortifrúti, carnes, entre outros têm uma grande procura para ceias ou jantares de confraternização, principalmente no final de ano.

Campanhas de Publicidade são sempre bem-vindas

As campanhas publicitárias são pensadas para que os clientes saibam que sua loja está se preparando para atendê-los da melhor forma possível.  Além do que, as próprias marcas tentam realizar boas promoções, em determinados produtos, para atrair os seus clientes. Esse tipo de ação costuma chamar muita demanda para sua loja. Trazendo uma margem de lucro acima do esperado.

É importante ter a consciência que o consumidor sempre tem acesso fácil à concorrência. Por isso, elaborar estratégias para atraí-lo para a sua loja é fator decisivo para aumentar as vendas nesse período que antecede as datas comemorativas. Dessa forma, sua loja deve sempre ter atrativos. Eles são considerados decisivos para a escolha do cliente, que deve estar sempre dentro do seu planejamento.

Mantenha a sua equipe motivada

Manter seus colaboradores bem preparados e motivados faz toda a diferença em períodos de grande fluxo de clientes. Ter uma equipe bem treinada evita a necessidade de contratação de funcionários temporários.

Oferecer treinamentos acerca das estratégias do supermercado para esses períodos faz com que os funcionários trabalhem mais motivados. Essa preparação é importante para que eles atendam a grande demanda de clientes. O treinamento de colaboradores deve sempre ser considerado um investimento para os supermercadistas, uma vez que nada é pior do que um mal preparo para atender a parte mais importante do seu negócio que são os seus clientes.

Organizar a disposição de produtos de forma especial

Como as datas são consideradas especiais é preciso fazer com a loja passe a ideia de que está preparada da mesma forma. Os clientes querem sentir o clima de festas desde o momento das compras. Além do fato de que nessas épocas os mesmos sempre estão dispostos a gastar um pouco mais. Por isso, organizar ilhas de mercadorias especiais pode ser uma estratégia de vender produtos mais caros, os considerados mais requintados, como as linhas gourmet e Premium de produtos comuns.

Além disso, essas datas favorecem a venda de itens que possam ser considerados presentes. São as datas como o dia dos pais ou das mães. Caso o seu supermercado esteja preparado e oferte produtos que possam ser utilizados para presentear nessas datas, o cliente pode optar por comprar presente ali mesmo, no momento de realizar as compras. Essa oportunidade é agradável ao cliente, uma vez que poupará muito o seu tempo.

Decorar a sua loja, de acordo com a data, é também um ótimo meio de chamar a atenção dos consumidores, aumentando mais as margens de vendas. Quando a loja é decorada de maneira criativa, ela inspira os consumidores a dedicar mais tempo na loja, durante o período de compras.

Diferencie o seu horário de funcionamento

Quando a loja oferece um horário diferenciado nessa época pode impulsionar muito a margem de lucro. Existem aqueles consumidores considerados os “atrasados”, que deixam tudo para a última hora. O supermercado que estiver com o horário mais abrangente, com certeza, será lembrado.

Além do mais, é comum, quando estamos organizando um almoço ou um jantar de confraternização, esquecemos algum item para finalizar aquela receita especial. Também acontece de percebemos que a quantidade calculada no momento das compras não será o suficiente. E é nessas horas que precisamos recorrer aos supermercados, mesmo que seja o momento com maior fluxo de pessoas em seu funcionamento.

Lembre-se, também, que muitas dessas estratégias não devem ser colocadas em prática somente em períodos de datas comemorativas, mas sim o ano todo. Uma vez que os clientes, que se saem satisfeitos nesse período, podem escolher voltar em outro momento. Sendo assim, o padrão de satisfação do cliente não pode cair. Portanto, além das datas festivas, estar bem preparado o ano inteiro é fundamental para o sucesso dentro desse ramo.

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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