28

mai
2018
Self-checkout – Clientes já contam com mais moderna forma de atendimento

O que é Self-Checkout?

Self-Checkout é um conceito já usado há algum tempo em supermercados mundo afora (principalmente EUA, Austrália e Europa), onde o cliente do supermercado passa as suas compras no caixa sem que seja necessária a presença de um funcionário. Por isso o nome “self” por ser o próprio usuário quem faz o serviço e a palavra “checkout” que significa caixa. No Brasil a palavra mais popularmente usada esta sendo autoatendimento.

Vantagens

  • Um dos principais benefícios ao varejista ao implantar o self-checkout está na redução com custos com funcionários;
  • Com o trabalho de caixa sendo assumido pelo consumidor, um atendente pode monitorar até quatro self-checkouts;
  • O tamanho de uma máquina de self-checkout é menor do que o caixa convencional, desta forma, a loja pode ter mais espaço para expor produtos ou ter checkouts adicionais.
  • Self-checkout também pode ser mais rápido do que os caixas normais, isso se traduz em diminuição do tamanho das filas, menor tempo de espera dos clientes e consequentemente melhor satisfação, mais vendas e maior lucro.
  • Consumidores que não querem interagir com o operador de caixa ou desejam mais privacidade ao realizar suas compras, podem usar o self-checkout.
  • Em um estudo da Food Marketing Institute (FMI). 40% dos consumidores norte-americanos sinalizam que lojas tenha self-checkout como algo importante ou muito importante na hora de escolher um local para realizar suas compras.  Também 92% dos compradores entrevistados marcaram como importante ou muito importante que lojas tenham checkouts rápidos. -2014 FMI US Grocery Market Trends

Como Funciona:

  1. O cliente posiciona o cesto de compras na base.
  2. Através de scanners laser, os códigos de barras são registrados.
  3. Os itens que não possuem código de barras (frutas, legumes e verduras) são pesados pelo cliente na balança do self-checkout.
  4. O monitor exibe os itens escaneados onde o cliente pode fazer a conferencia dos mesmos.
  5. Os itens são armazenados nas sacolas na medida em que são escaneados.
  6. O cliente finaliza a compra e efetua o pagamento via cartão de crédito/débito.
  7. Ao fim da operação é emitida a NFCe

Tecnologia, inovação e visibilidade para seu supermercado

Uma solução para o varejo que era desconhecida dos compradores a apenas 20 anos atrás. O self-checkout tem crescido como parte expressiva da experiência dos usuários nas redes de supermercados ao redor do mundo. Os resultados dos estudos de mercado apontam uma grande adoção desse método de pagamento pelos usuários.

Tanto consumidores como varejistas passaram a confiar na conveniência, velocidade e facilidade de usar esta tecnologia. Agora ela está disponível aos clientes SG Sistemas.

A SG Sistemas com mais de 25 anos de experiência no setor supermercadista desenvolveu o software para autoatendimento. Operando de forma integrada ao SG ERP Windows, mantendo todos os controles gerenciais que você já possuir no PDV convencional. É compatível com Self-checkout Perto e Laurenti. Consiste em uma solução simples baseada em uma interface touchscreen altamente intuitiva. Proporcionando ao usuário uma experiência única no momento de realizar suas compras.

Saiba mais sobre o SG Self-Checkout aqui.

Veja mais notícias relacionadas sobre sistemas para supermercados.

  • Tags: