31

mar
2020
O que é Sangria de caixa? Saiba mais!

Com certeza você já ouviu falar em sangria de caixa, não é mesmo? Esse é um termo comum para quem trabalha ou já esteve inserido no ambiente de trabalho de algum super ou hipermercado. Porém, muita gente não tem conhecimento do assunto a fundo, por isso, preparamos um post para você, explicando um pouco mais sobre o que é a sangria de caixa.

O processo que chamamos de sangria de caixa, que também pode ser conhecido como “alívio” ou “recolhimento”, é o procedimento de retirada não programada de dinheiro do caixa.

Trata-se de uma atividade comum em supermercados, minimercados e lojas de departamento. Diversas vezes ao dia presenciamos pequenas pausas nos caixas, momentos que a sangria será realizada.

Mas, a Sangria de caixa não acontece apenas nesse tipo de estabelecimento, na verdade, é um procedimento comum em qualquer tipo de negócio ou loja. Para entender melhor sobre a importância dessa atividade, preparamos um artigo com alguns conceitos básicos que você precisa saber sobre a realização da sangria de caixa!

Porque realizar a sangria de caixa?

A principal função da realização da sangria de caixa é evitar que se acumule muito dinheiro nos caixas dos estabelecimentos. Atualmente, o uso de cartões de crédito e débito tem diminuído bastante o acúmulo de dinheiro vivo em comércios, porém, ainda tem muita gente que opta por pagar em dinheiro.

Sendo assim, ter esse tipo de cuidado em seu negócio é essencial, afinal, o acúmulo de valores em caixa pode chamar a atenção de marginais e colocar em risco a segurança do seu estabelecimento e dos operadores de caixa.

Além disso, esse procedimento também é utilizado para realizar a contabilização do fluxo de caixa, já que o dinheiro retirado pode ser comparado com os relatórios que os operadores irão fornecer posteriormente, assim, caso haja divergências, a “quebra de caixa” será identificada com facilidade.

Seja uma quebra positiva, quando há sobra de valores, ou uma quebra negativa, quando existe dinheiro a menos que os cálculos indicam, é sempre muito importante saber onde aconteceu o problema, a fim de o corrigir da melhor maneira possível.

Nos demais casos, a sangria de caixa é um recurso para suprir necessidades e contratempos da empresa. Caso algum produto precise ser comprado, ou algum fornecedor precise ser pago, é comum que as empresas realizem a sangria. Como é possível perceber, essa é uma atividade que, normalmente, faz parte da rotina de qualquer tipo de empreendimento.

Qual a melhor forma de realizar esse processo?

Como o procedimento de sangria de caixa é algo inevitável, é preciso encontrar formas de realizá-lo com rapidez, eficiência e com a menor margem de erros possível, não é mesmo?
Para isso, a melhor opção é automatizar a operação, tornando todas as informações das sangrias informatizadas e registradas.

Um sistema para supermercados, por exemplo, pode realizar a gestão do estabelecimento com precisão e facilitar o dia a dia da empresa e dos funcionários. Aposte em um sistema que lhe ofereça um leque de funções, inclusive a opção de retirada do caixa (sangria).

As soluções da SG Sistemas são excelentes alternativas para você que deseja otimizar o controle de entrada e saída do caixa do seu estabelecimento. Para conhecer melhor os processos, as opções de controle e funcionalidade dos nossos sistemas, basta acessar o nosso site. Por lá, garantimos um serviço de alta performance e tecnologia de ponta.

E então, gostou deste post? Foi útil para sua empresa? Acompanhe nosso blog, para ficar sempre por dentro das nossas dicas, sugestões e novidades!

  • Tags: