13

set
2018
Indicadores de desempenho para melhorar a gestão do pequeno varejo

Indicadores de desempenho para melhorar a gestão do pequeno varejo

 

Entre mercados de bairro e pequenos varejos são muito comuns aqueles que não acompanham os indicadores de gestão e performance.

Das principais razões disso acontecer, estão além do fator cultural de não haver o hábito de recolher, medir e organizar essas métrica, há também o fato de que não terem orientação, e quais ações tomar frente aos resultados que obtiverem.

Porém o gestor que está atento a esses indicadores tem melhores chances de desenvolver sua empresa e alcançar uma maior lucratividade.

 

Principais indicadores

 

Faturamento x Lucratividade

Como principal fator de sucesso de uma empresa podemos falar sobre a lucratividade, que é o porcentual de lucro sobre o faturamento. Lucratividade diz respeito se o seu negócio está valendo a pena ou não, ou seja, se o trabalho dispensado na operação está se pagando. Se há um faturamento alto, mas não há dinheiro em caixa, significa que os custos estão muito elevados e precisam de ajustes. Pode-se também comparar a lucratividade de seu supermercado, se ela está compatível com a média do setor, em que posição o supermercado se encontra com relação aos demais e quais as chances de melhora da lucratividade.

 

Outro indicadores Importantes

Ticket Médio: que nada mais é do que a valor médio de cada venda. Este indicativo ajuda a compreender se os itens vendidos são de maior ou menor valor, e serve de base para a estratégia da empresa, se as ações devem ter foco no aumento de itens vendidos, ou no preço dos itens vendidos.

ROI (Retorno Sobre o Investimento): É basicamente o retorno financeiro obtido pelo supermercado a partir de determinado investimento. Pode ser usado tanto na gestão administrativa como na de marketing, pautando quais as ações mais eficazes de acordo com os objetivos do negócio.

Satisfação do Cliente: através deste indicativo pode-se ter uma visão ampla do negócio, como por exemplo: quais os produtos mais procurados, quais setores da empresa precisam de melhorias, onde estão as falhas no atendimento, se os preços praticados estão dentro do esperado, dentre diversos outros fatores. Lembrando que um cliente satisfeito além de voltar a sua loja é um grande publicitário, vai indicar e falar bem do empreendimento para amigos e familiares. Mesmo que o cliente não saia totalmente satisfeito, se ele sentir que a loja entende e se preocupa com a opinião dele, ele ainda pode voltar e ter uma opinião positiva. Nenhum cliente é dispensável, pois não existe empresa se não houver cliente.

 

Número de Clientes

Ter informações sobre os clientes é de extrema importância para o comerciante. Deve-se ter claras as métricas de quantos clientes entram na loja, quais produtos e marcas buscam e quais compram. Através dessas informações o empreendedor terá base para traçar seus objetivos e se adequar para atrair mais clientes e não perder os já conquistados.

KPI

Quanto devo investir em um software de gestão?

A gestão deve ser o ponto central de um empreendimento. Portanto, investir em um software de gestão e treinamento par afazer o melhor uso dele são cruciais para o desenvolvimento do pequeno varejo.

Não há valor fixo inicial, em razão das variáveis como por exemplo: porte do estabelecimento e localidade. Existem estabelecimentos sem conhecimento algum em gestão sendo assim a implantação e treinamento muito mais demorados e custosos. Por outro lado têm os estabelecimentos que já usam algum tipo de tecnologia, necessitando de menos esforços na implementação desse software.

A respeito da SG Sistemas, por exemplo, possuímos consultores aptos a visitar o empreendimento, visualizar as necessidades e expectativas de seus gestores e auxiliar na busca e implementação dos melhores controles e soluções em software, orientando de forma clara os custos dessa implantação. A SG Sistemas também oferece treinamentos para que seus clientes possam fazer o melhor uso das soluções.

 

Se você está precisando implementar um software de gestão não deixe falar com um de nossos consultores, entre em contato conosco agora mesmo.

indicadores de desempenho no varejoindicadores de desempenho no varejo

Como a SG Sistemas pode transformar a gestão de seu pequeno ou médio supermercado?

 

A SG Sistemas atua no desenvolvimento de software para supermercados desde 1991, uma época em que os controles eram basicamente vendas e estoque. De lá pra cá, muita coisa mudou, inclusive a implementação de obrigações fiscais que estão diretamente ligadas ao software. Na SG Sistemas possuímos uma equipe especializa para desenvolver essas soluções de acordo com essa demanda. Além de possuir a expertise no ramo supermercadista compreendendo todo o processo de gestão de negócio de nossos clientes, com uma equipe de colaboradores prontos para prestar suporte e orientar nossos clientes quanto ao melhor uso de nossas soluções, ou seja, nossa solução é completa.

O uso de software serve para trazer mais agilidade e confiabilidade nos processos da empresa. O SG ERP tem a capacidade de transformar dados em informações importantes para o negócio, trabalhando de forma integrada a outras duas soluções: o SG BI (software para business Intelligence que é oferecido de forma gratuita aos clientes que usam o SG ERP) e o SG Gestão Imediata (que tem um pequeno custo mensal e de aquisição da licença). O uso dessas soluções facilita o processo de decisão, trazendo maior competitividade frente aos concorrentes que não se atentam as informações, buscar o diferencial no ramo e a conquista de cada vez mais clientes.

 

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