Por definição, parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um determinado acordo visando atingir metas que tragam benefícios para os envolvidos na parceria.
As parcerias podem ocorrer de muitas formas: franquia, fusão, patrocínio para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, venda, produção, dentre diversos outros tipos de parcerias. O mais importante é entender sua importância no cenário econômico atual, sendo uma das principais formas do empreendedor fazer sua empresa crescer.
Sendo as formas de adquirir parcerias tão diversas, portanto, não existe uma fórmula exata para seu sucesso, mas existem pontos que quando bem desenvolvidos aumentam muito as chances de crescimento das empresas envolvidas.
1. Conheça a empresa
Primeiramente, antes de acertar qualquer parceria é preciso conhecer em detalhes o negócio. É preciso levar em consideração aspectos como: tempo da empresa no mercado, número de clientes, histórico da empresa, nicho de mercado que atende, dentre outros aspectos. Tenha em mente se a empresa parceira corresponde aos seus objetivos.
2. Segurança na parceria
Na medida do possível, recolha referencias da possível parceria. Converse com clientes e outros parceiros. Levante informações sobre a eficácia da parceria e de como ocorrem as soluções de problemas, quando eles acontecem. É uma oportunidade de verificar se as ações da empresa condizem com suas próprias políticas.
3. Alinhar os objetivos da parceria
Ter um objetivo é um ponto crucial em qualquer negócio, e por que não seria em uma parceria? Os objetivos dessa parceria devem estar bem alinhados, é preciso deixar claro para o parceiro e para si, onde se quer chegar ao estabelecer a parceria. Assim ambos podem concentrar esforços nesses objetivos, tento maior chance de obter a satisfação no negócio.
4. Comunicação
A falha na comunicação é a principal razão das empresas falharem em seus objetivos. Comunique-se. Peça apoio se achar necessário. Reporte situações. Dependendo da adversidade, o know-how da parceria pode fazer com que o problema seja resolvido mais rápido do que o imaginado. E o mais importante, não cultive dúvidas sobre a parceria. Mais clareza na comunicação é fator para o sucesso.
5. Ofereça resultados
Não espere de braços cruzados o outro lado oferecer os resultados. A partir do momento que a parceria for firmada, levante e vá atrás dos objetivos. Ofereça em primeiro lugar aquilo que foi especificado no momento do aperto de mãos, após isso, ofereça mais e vá além do esperado. Essas atitudes alimentam a confiança entre as parcerias, e estimulam a entrega de resultados pela outra parte.
6. 50% + 50%
Quando todos os pontos estiverem alinhados e os resultados começarem a surgir. A ideia é de os resultados sejam mútuos. Assim como a entrega de soluções aos clientes, que deve ser responsabilidade de ambas as partes da parceria, e que os frutos sejam colhidos pelas partes envolvidas, é o famoso “ganha-ganha”.
7. Feedback
Em cada período de tempo (estabelecido previamente entre as partes da parceria), deve ser realizado o feedback. Uma conversa entre as partes onde deve-se averiguar se os objetivos estão sendo cumpridos, quais os pontos que podem ser melhorados, ou caso não tenham as metas alcançadas, onde houveram as falhas e quais os obstáculos que impediram o resultado. Através disso são estabelecidas novas metas, pauta-se as novas expectativas e desenha-se um plano para atingimento das metas. Ou na pior das hipóteses a parceria é desfeita caso os resultados tenham sido muito abaixo do esperado.
Parceria SG Sistemas
O sistema de parceria da SG ocorreu da seguinte forma:
A Oportunidade – Devido ao Know-how da SG Sistemas observou-se a possibilidade de atender empresas de varejo (principalmente supermercados), em todo o Brasil.
O Desafio – A grande extensão de nosso país e as diferentes características regionais dificultam a negociação e implantação do software. A necessidade de deslocamento para estar presente no momento da negociação aumentam muito os custos para a sua implantação e treinamento.
A Solução – Encontrar parceiros em diversas localidades, com perfil empreendedor, que combinem com a ideia de negócio da SG Sistemas, capazes de efetuar a venda e realizar o atendimento em primeiro nível ao cliente.
A SG oferece o produto que tem anos de consolidação no mercado e treinamento ao parceiro. O parceiro por sua vez, oferece seu conhecimento regional, capacidade de prospecção, venda e atendimento de primeiro nível. Desta forma, hoje a SG Sistemas com mais de 50 parceiros em todo o Brasil.
As parcerias tem grande importância na sobrevivência das empresas atuais, sendo também uma estratégia para o crescimento. Tendo em mente esses passos você aumenta a chance de sucesso. E claro, use a experiência obtida para ir aprimorando esses passos e alcançar resultados cada vez melhores.
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