Os resultados da Black Friday no ramo supermercadista, ano após ano inflam os ânimos do setor. Mesmo em momento de crise, o crescimento é mais que expressivo e aponta para experiências e táticas que merecem ser analisadas, replicadas e pensadas com profundidade!
Apesar de agendada para o dia 23 de novembro, a Black Friday, na maioria dos varejos, durou a semana inteira e gerou um volume colossal de vendas, até no final de semana, para conseguir alcançar todo o seu público. O crescimento foi sentido em todas as direções, no marketing, entre outros pequenos empreendedores, que se beneficiaram das matérias-primas vendidas nos mercados e puderam aumentar sua produção com uma margem de lucro superior.
Quais Foram Os Resultados da Black Friday no Ramo Supermercadista?
O evento gerou, na última estimativa, um volume extra de R$ 3 bilhões na economia, um número significativo e relativamente maior que suas outras edições. Pressupõe-se que, com as implementações, a Black Friday tem crescido 10% ao ano desde seu debute oficial no mercado brasileiro.
Nos portais dos principais mercados, grupos de consumidores se reuniam ainda de madrugada a gritos para que as portas se abrissem mais cedo, as cenas filmadas ao redor do país não deixam a dever em nada para os vídeos clássicos do evento que vemos nos EUA.
Se o crescimento em relação à edição anterior, no comércio em geral, foi de 10%, as maiores redes supermercadistas apontaram um crescimento de 20%!
Em uma única unidade observada, 30 mil clientes se acotovelaram durante um único dia para comprar produtos com até 70% de desconto, dos artigos mais elementares de uma cesta básica até os mais sofisticados e difíceis de se vender.
Famílias aproveitaram para antecipar a cesta básica dos próximos meses com os preços irresistíveis e outros consumidores que já ambicionavam alguns artigos mais sofisticados, não pensaram duas vezes antes de fazerem suas compras para o final de ano.
Além dos setores de marketing e pequenos empreendedores individuais, muitos seguranças e funcionários freelances foram chamados para cumprir o contingente irreal de movimentação nas unidades de diversos supermercados.
Vale A Pena Pensar Em Estratégias Inovadoras Para 2019?
O deslumbre da edição de 2018 mal começou a passar e tanto consumidores quanto empresários já estão otimistas sonhando com a próxima.
Decerto que as primeiras edições, considerando que o evento é jovem por aqui, foram um tanto desorganizadas para o volume massivo de pessoas que receberam, mas a cada ano os supermercados estão mais preparados para abrir suas portas no dia de rush da Black Friday. As campanhas publicitárias, por exemplo, começam até 2 meses antes.
Até as prefeituras precisam se mobilizar para dar suporte à movimentação, fiscalizando os estacionamentos irregulares e até cedendo um efetivo policial para ajudar a manter a ordem.
Apesar da grande desordem nos corredores ser uma marca registrada dos anseios dos consumidores, a ideia é que o período de descontos se estenda um pouco mais, para liquidar os estoques sem causar danos à estrutura física.
A organização, na medida em que tem crescido o volume da Black Friday, é fundamental! As táticas que a envolvem precisam ser aperfeiçoadas a cada nova edição, pois o evento está cada vez mais popular. Em um levantamento da Nielsen BookScan, 99,5% dos internautas consultados conhecem a Black Friday.
Com isso, a internet mostra sua potência absoluta como veículo vital no arranjo de marketing e dá fortes indícios de quais são as áreas de mais exposição e melhor custo – benefício.
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