Gerenciar um supermercado é um desafio constante. A variedade de produtos, as mudanças nas preferências dos consumidores e a concorrência acirrada exigem uma gestão estratégica do mix de produtos para supermercado.
Neste post, listamos 5 dicas para te mostrar como selecionar e gerenciar seus produtos, a fim de identificar as melhores oportunidades de venda e tomar decisões mais assertivas para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Confira!
1. Importância de um mix de produtos bem definidos
O mix de produtos para supermercado é uma variedade de mercadorias compatíveis com o que o público-alvo procura todos os dias. Quanto mais repletas de opções forem as prateleiras, maiores são as chances de os clientes fazerem compras maiores, pois não precisam se deslocar até a concorrência. Além disso, podemos citar outros benefícios como:
- Fortalecimento da marca;
- Diferenciação da concorrência;
- Recomendação de clientes para pessoas próximas;
- Conquista de relevância e autoridade local.
No entanto, mais do que uma diversidade de produtos à disposição, é de extrema importância definir os preços adequados para não praticar valores abusivos, pois esse também é um fator decisivo na hora da compra.
2. Estratégias para seleção de produtos
Para trabalhar com o mix de produtos para supermercado, você precisa analisar a demanda e as principais necessidades dos seus clientes. A partir dessas informações, você consegue mensurar os resultados e fazer uma boa gestão de fornecedores a fim de aumentar o recebimento de mercadorias variadas.
É indispensável analisar os preços dos produtos antes de assinar o contrato, pois se estiverem acima do esperado, peça um tempo para pensar e faça o comparativo com os outros fornecedores. Nunca feche o contrato com uma única empresa: opte por procurar outras opções, tirar dúvidas e solicitar benefícios que podem fazer a diferença no curto prazo com os seus clientes.
A inclusão de produtos sazonais ou que são tendências do mercado precisa fazer parte das gôndolas para atender às necessidades do público. O ideal é acompanhar as trocas cíclicas, para se manter por dentro das novidades e as trazer para fortalecer o seu negócio, como o que ocorre no setor de hortifrúti:
Verão | Outono | Inverno | Primavera | |
Frutas | laranja, limão, manga, maracujá, melancia. | abacate, caqui, kiwi e maçã. | carambola, laranja-lima, morango e mexerica. | jabuticaba, mamão, pêssego e acerola. |
Verduras e legumes | alface, agrião, beterraba, cenoura, pepino, pimentão e tomate. | almeirão, brócolis, couve-flor e espinafre. | acelga, alho-poró, batata-doce, mandioquinha, rabanete e rúcula. | abóbora, alcachofra, cenoura, vagem e beterraba. |
Se necessário, você também pode realizar pesquisas de mercado para entender o que as concorrentes vendem de diferente para aumentar suas vendas de hortifrúti. A intenção é ter uma ampla variedade de mercadorias, desde embutidos até carnes, condimentos, produtos de higiene e limpeza.
3. Gestão de categorias e layout de produtos
Categorizar os produtos e mantê-los organizados, tanto em estoque quanto no sistema de gestão de supermercados, é muito importante para evitar problemas na hora de vender.
O planograma é uma técnica de layout que organiza as mercadorias por tipos, marcas e categorias a fim de facilitar a procura. Em conjunto com essa opção, há a organização conforme os níveis de visão, ou seja, acima da cabeça estão itens de pouco interesse, na linha dos olhos estão os de boa oferta e com prioridade para vender. A área da cintura é voltada à alta procura, enquanto abaixo se encontram os de elevada rotatividade.
Nos pontos estratégicos, opte por expor o mix de produtos para supermercado em ofertas para aumentar a visibilidade. Dessa forma, os clientes encontram o que precisam rapidamente, em vez de darem voltas ou precisarem conversar com um atendente para achar o item necessário.
Além destas dicas de categorização e disposição dos produtos nas prateleiras, vale a pena conferir outras 7 dicas infalíveis de como vender mais no supermercado.
4. Ferramentas e tecnologias para gestão de produto
Ter controle dos produtos para supermercado disponíveis auxilia na organização e na verificação do que ainda deve ser vendido e o que já saiu de estoque. Para isso, existem diversas ferramentas e softwares que simplificam a análise de dados, fornecendo controle pleno sobre todas as mercadorias.
O sistema de gestão para supermercado da SG é um exemplo de software para quem busca uma ferramenta de gestão integrada e personalizada em módulos para auxiliar tanto no controle de estoque quanto em outros setores do negócio.
5. Acompanhamento e avaliação do desempenho dos produtos
Os indicadores-chave ou KPIs, como ticket médio, compras recorrentes, perda de clientes e ROI, auxiliam no monitoramento das vendas e estoque. A partir da análise dos dados, você observa quais foram os ganhos em X período, o que ficou parado e quantos clientes deixaram de frequentar o supermercado.
Todos os ajustes devem ser feitos de acordo com o desempenho obtido, para não remover do estoque produtos que ainda são muito procurados. Se necessário, você pode fazer a rotatividade de mercadorias com ajuda do sistema, para não realizar o controle manual, pois pode levar muito tempo.
Neste caso, o mix de produtos para supermercado precisa estar descrito no seu sistema para haver o controle dessa etapa de rotatividade. Caso contrário, fica muito mais desafiador verificar o que os clientes demandam, e, com isso, pode ocorrer a procura deles pela concorrência para comprarem o que precisam.
Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para gerenciar o mix de produtos, é só colocar em prática e aumentar sua lucratividade!
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