Cozinha industrial: saiba como funciona e as vantagens para seu negócio

Cozinha industrial: saiba como funciona e as vantagens para seu negócio

Ordem versus caos. Provavelmente você já deve ter visto um programa de competição gastronômica na TV ou até mesmo conhece alguém que já vivenciou a rotina em uma cozinha industrial de restaurante. O que podemos observar é que para seu bom funcionamento, é necessário ter muita disciplina e foco.

Além disso, para uma boa execução das tarefas, cada integrante da equipe precisa estar preparado para enfrentar os desafios diários, afinal, o cliente não pode esperar. Continue a leitura para conhecer mais a fundo sobre como a cozinha industrial funciona e, se você estiver pensando em investir neste ramo, quais são as vantagens para seu negócio

Como a cozinha industrial funciona? 

Uma cozinha industrial, tanto de pequenas quanto de grandes empresas do ramo da gastronomia, conta com equipamentos que ocupam muito espaço, como fornos, coifas, balcões, entre outros. Tudo isso, é claro, para garantir a eficiência durante o alto fluxo de pedidos.

Dessa forma, para que o trabalho possa funcionar de maneira fluida e eficaz, é necessário, principalmente, que não haja cruzamento entre áreas, ou seja, evitar que o ambiente para o mise en place (preparação dos alimentos) esteja próximo da porta de entrada, por exemplo. 

Isso porque o fluxo dentro de uma cozinha industrial precisa acontecer de uma forma organizada e natural. Os chefs renomados de grandes restaurantes são a prova disso, pois em suas cozinhas existem várias regras para garantir a qualidade do serviço.

Além disso, os especialistas em administração de restaurantes afirmam que, somente dessa forma, a empresa consegue entregar seus pratos com alto nível de excelência, superando as expectativas dos clientes mais exigentes, tanto em qualidade, sabor como em velocidade. Porém, não é apenas isso que faz desse ambiente um espaço funcional

Somente a organização e agilidade são necessárias?

Imagine uma cozinha industrial dos sonhos: colaboradores engajados, equipamentos de alto nível, estrutura excelente e produtos de qualidade. Agora, imagine tudo isso sem um sistema de gestão eficaz para controlar todos os gastos, logística e gerenciamento de produtos e reposição de mercadorias.

Somente com esse exemplo, ficou claro que, para esse ramo ter sucesso, é importante que o restaurante garanta um excelente sistema de gestão e automação comercial. Afinal, todo setor comercial não depende apenas da mão de obra, mas também de toda a parte burocrática. 

Burocracia que assustam muitos empreendedores, principalmente ao iniciar um negócio. No entanto, existe uma boa notícia: com o avanço da tecnologia, hoje, há vários sistemas de otimização de empresas que garantem total comodidade e conforto para aqueles que sonham em gerenciar sua própria empresa. 

Por isso, a resposta para a pergunta desse tópico é: somente a organização e agilidade não são suficientes. É importante que o gestor de qualquer negócio tenha um sistema interno capaz de manter organizado todos os aspectos relacionados ao financeiro, administração e aquisição de equipamentos e produtos. 

Quais são as vantagens para o negócio?

Um bom gerenciamento interno e na mão de obra traz muitas vantagens para o seu negócio. Isso porque, dessa forma, você é capaz de entregar um serviço de qualidade e que satisfaça seus clientes e conquiste muitos outros.

Como em relação aos restaurantes, muitas vezes, a propaganda é muito mais efetiva no boca a boca do que em ações de marketing, o empreendedor garante ainda mais economia, deixando para fazer seus grandes investimentos na contratação de novos colaboradores e de sistemas de otimização, além de equipamentos que otimizem a produção na cozinha. E tem mais:

Gerenciar uma cozinha industrial em espaço gastronômico também envolve responsabilidades socioambientais, como a inclusão de ações sustentáveis para gerar ainda mais vantagens, como a não agressão ao meio ambiente e a redução no valor das principais contas da empresa.

Por sua vez, essas ações ainda geram valor para o consumidor, pois, hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais engajadas nas questões sociais e ambientais, valorizando as empresas que fazem a sua parte. 

Agora que você tem essas informações sobre cozinha industrial e os aspectos que envolvem todo o sistema de gestão, desde dentro do local até na administração do negócio, sabe que esse ramo de negócio conta com muito mais camadas do que apenas a preparação de bons pratos.

Além disso, se você pretende encarar essa área e trabalhar ou até mesmo gerenciar um espaço gastronômico, está mais preparado para fazer as escolhas certas e, assim, garantir um serviço eficiente, prazeroso e que traga ótimos frutos.

Se você gostou deste post e está interessado a saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre qual o melhor software de automação comercial e descubra qual deles é o ideal para o seu negócio. 

Nesse conteúdo, você também vai conferir toda a teoria sobre o que é automação comercial, quais são os seus processos e como é possível usá-lo para reduzir despesas com mão de obra e aquisições de produtos que não servirão para a sua necessidade.

Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo com outras pessoas que, assim como você, se interessam pelo vasto cenário da administração, quem sabe você conquista um grande sócio para estar junto com você nessa empreitada. 

Deixe uma resposta