08

mai
2019
Como montar uma hamburgueria gourmet, vale a pena investir em uma?

Com a febre que tem se tornado, cada dia mais novos investidores buscam se informar sobre como montar uma hamburgueria gourmet como um modelo viável para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio!

E não é para menos, a explosão desse mercado demonstra uma nova tendência que nasce entre dois nichos quase paralelos: o dos fast-foods e das comidas gourmet. O símbolo maior das comidas rápidas e de pouca complexidade se encontra diretamente com o conceito de preparação, condimentação e procedências sofisticadas, e o público simplesmente amou a ideia!

Além dos sabores de primeira, o conceito das hamburguerias gourmet cria um novo ambiente, descolado e informal sem perder seu charme e a receptividade para todas as pessoas. Um espaço onde festas e happy hours fazem sentido, e que podem agregar mais uma grande variedade de produtos e atividades além dos artigos comestíveis. Dependendo do estilo do empreendimento.

O que preciso saber para montar uma hamburgueria gourmet?

Como em qualquer empreendimento, você precisa de uma pesquisa extensiva de mercado, entender quais são as demandas do público, seus hábitos de consumo e o que seria diferenciado naquele contexto. Além disso, outros aspectos devem guiar sua preparação sobre como estruturar seu negócio:

  • O Lugar: Se você analisou o ambiente em que deseja empreender, deve ter considerado, além do local onde a potencial concorrência está instalada, as regiões de maior fluxo. Muitas vezes são o centro da cidade, por motivos óbvios, mas, como cidades médias estão em constante crescimento, um diferencial pode ser optar por regiões em que o fluxo está aumentando. Há bairros com grande concentração de moradores com poucos restaurantes desse tipo.

Para todo caso, uma tendência que tem mostrado sucesso é a dos Food Trucks. São extremamente cômodos por serem móveis.  Você consegue ir até as pessoas, eventos e bairros, ao invés de ter de esperar pela clientela. São atraentes para o público, por darem esse conceito itinerante à hamburgueria. Não pagam aluguel (e isso faz bastante diferença nos gastos ao final do mês!) e ainda podem reinventar sua estrutura constantemente sem implicar em gastos e reformas enormes.

  • Procedência: A curiosidade pelo que é novidade é um fator que faz muitos dos consumidores saírem de suas zonas de conforto para experimentar algo diferente. Se você conseguir ganhá-los pela sua proposta inovadora e ainda pelo estômago, há uma grande chance de fidelizá-los. Então, busque condimentações distintas, formas diferentes de preparar seus produtos, distribuidores de qualidade e receitas intrigantes que desafiem o paladar.
  • Varie no cardápio e na oferta: Uma das formas de criar um diferencial sobre a concorrência e ter variedade. Isso não significa que você não deva ter seu carro-chefe e especialidade da casa, mas pense na diversidade de paladares que frequentarão seu negócio; você poderá encontrar consumidores que queiram cortar o glúten, vegetarianos, veganos, aqueles que prefiram receitas mais light e outros receitas mais calóricas.

Crie versões especiais. Além disso, adicione tira-gostos, acompanhamentos e molhos diferentes, pode ser que alguns estejam a fim de apenas dar uma “beliscada” ao encarar um hambúrguer. E, para aumentar a permanência e a variedade de atividades, adicionar cervejas, por exemplo, especialmente as artesanais, são a combinação perfeita. Sobremesas também são mais que bem-vindas, se puder se associar com outros cozinheiros gourmet da região, ainda melhor; docinhos, sorvetes, chocolates, brownies, tudo isso é capaz de alavancar suas vendas e ainda te arrumar bons parceiros.

  • Pense bem na imagem do empreendimento: O nome tem um peso muito grande no empreendimento. Ele evoca uma série de ideias, os princípios do negócio, o tipo de ambiente, enfim.
    Falar de imagem não é simplesmente o nome, mas todo o conceito por trás dele; é a decoração, a escolha das cores, dos formatos, a organização física. Tudo isso tem um impacto que, por mais que seja sutil, é o primeiro a atingir o cliente em potencial, afinal, antes de entrar e pedir um hambúrguer, pode ter certeza de que ele analisará todos os demais aspectos. Por isso, não poupe esforços criativos para tornar seu ambiente convidativo, para que ele dialogue com o público.

Aposte em um sistema de gestão para administrar seu negócio.

Se uma parte de como montar uma hamburgueria gourmet de sucesso envolve planejamento e estrutura, a outra parte é sobre administração. A administração é o que irá manter o saneamento econômico e estrutural de seu negócio.

Ter um sistema de pedidos digitalizado, por exemplo, além de ser um diferencial e demonstrar entendimento com as tendências do empreendimento, também diminui o downtime em ter de anotar pedidos, desonerando um funcionário e o cheff para trabalharem mais rápido. Além disso, o cliente possui mais autonomia, pois pode escolher o que quer e saber de imediato o valor, tendo mais comodidade para calcular seu pedido.

Ao final do dia, você terá mais segurança para contabilizar e analisar suas vendas e gastos. Com os dados gerados pelo programa, fica mais fácil integrá-los a outras plataformas que podem esquematizar melhor sua análise geral.

Parece algo distante toda essa comodidade, mas a SG Foods já é uma das pioneiras nesse modelo, trazendo sua plataforma de forma descomplicada para os mais variados ramos de restaurantes e bares dinamizarem seus processos e diminuírem o trabalho que pode ser automatizado. Os benefícios são muitos e a praticidade fala por si só.

Criar um novo negócio é uma jornada, mas você não está sozinho nessa. O blog da SG produz muito conteúdo especializado e dá dicas valiosas para começar com o pé direito o empreendimento dos seus sonhos. Conheça nosso blog, assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão, nos encontre nas redes sociais e tire suas dúvidas, teremos prazer em ajudá-lo e apresentar nossos serviços!

Leia também: SG Foods, um sistema de gestão ideal para seu food truck.

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