O que precisamos saber sobre o frente de caixa e como escolher o ideal

O que precisamos saber sobre o frente de caixa e como escolher o ideal

O frente de caixa é uma etapa fundamental do varejo, é nela que os pedidos são conferidos e pagos. Logo, todos os seus esforços de vendas chegam até esse processo, por isso, deve ser ágil e eficaz para satisfazer e fidelizar seus consumidores.

Mas, afinal, o que saber sobre frente de caixa? Neste conteúdo trouxemos as principais informações sobre o tema, inclusive como escolher a melhor opção para o seu negócio. Tenha uma boa leitura!

O que é frente de caixa?

O termo “frente de caixa” é a etapa de finalização da compra, representa o local onde o cliente passa o pedido e paga por ele. Essa nomenclatura, geralmente é confundida com “ponto de venda (PDV)”, no entanto, esse segundo nome pode representar os outros locais dentro do supermercado, estandes, balcões, ilhas de exposição e mais.

Para facilitar o processo de compra existem ferramentas específicas, como sistemas ERP de gestão integrada que agilizam a conferência de mercadorias, emissão de nota fiscal e pagamento, otimizando a jornada de compra do seu cliente.

Principais funcionalidades do frente de caixa

O frente de caixa conta com várias funcionalidades importantes para a gestão completa do seu negócio, conheça as principais abaixo:

  • emissão de documentos fiscais, como cupom fiscal eletrônico, NF-e, NFC-e;
  • conferência de todos os itens do pedido, contabilizando os descontos;
  • amplia as formas de pagamentos;
  • gestão do estoque;
  • controle financeiro;
  • facilita o fechamento de caixa.

Como funciona o frente de caixa?

Na prática, o frente de caixa funciona em três etapas para que o fluxo de trabalho seja ágil e aumente a satisfação do cliente, confira:

  1. Local de pagamento: onde está localizada a caixa registradora para o cliente passar as mercadorias e pagar;
  2. O sistema ERP de gestão: o software de gestão que faz o controle dos produtos comprados pelo seu cliente e se comunica com os setores da sua empresa como por exemplo o estoque, financeiro, fiscal e tributário.;
  3. Dispositivo de pagamento: as formas de pagamento oferecidas ao cliente são interligadas ao sistema ERP e também a instituição financeira. Dessa forma, todas as entradas e saídas são registradas e aprovadas pelos bancos.

Entenda a importância do frente de caixa

Ter um frente de caixa aumenta a satisfação do cliente, além de facilitar diversos processos internos, como manter as obrigações fiscais e contábeis em dia. Para que sua equipe mantenha um bom fluxo de trabalho é preciso investir em treinamentos para os operadores de caixa de supermercado, assim o atendimento ao cliente será otimizado.

Outro ponto importante é escolher um sistema eficiente com recursos para fidelizar clientes, que faça o gerenciamento de preço e diminua o tempo de espera nas filas de caixa.

Vantagens de ter um sistema de frente de caixa

Conheça as vantagens de implementar um sistema de frente de caixa no seu comércio varejista e otimizar os seus resultados:

1. Emitir relatórios e integração de dados

Relatórios são essenciais para uma gestão completa e eficiente, para isso, é preciso da integração de dados de todos os setores, inclusive do frente de caixa. Por exemplo, ao finalizar a compra, o sistema já registra os produtos que foram vendidos, baixa esses itens no estoque e emite a nota fiscal do cliente contabilizando os impostos.

Confira também: Tecnologia no varejo: importância, vantagens e melhores opções

Com todas essas informações, os seus relatórios serão mais precisos e você terá um maior controle sobre a contabilidade, vendas e o setor financeiro. A partir disso, você pode reunir suas equipes para traçar as próximas estratégias de negócio.

2. Reduzir erros

Como os processos são automatizados, consequentemente há a redução de falhas humanas, como o preenchimento errado de planilhas, lançamentos de números incorretos e mais. Além disso, todos os documentos são enviados para o setor fiscal e financeiro, garantindo a conformidade com a Receita Federal.

3. Fazer o gerenciamento completo do seu negócio

Um sistema ERP completo de gestão integrada permite que você faça o gerenciamento em um único lugar, inclusive das filiais. Como todos os setores utilizam o mesmo software e coletam todos os dados, você tem as informações necessárias para gerenciar seu supermercado ou sua loja.

4. Agilizar os processos de compra do seu cliente

Se deseja aumentar a satisfação do seu cliente, evite grandes filas para o pagamentos das compras. Com o sistema frente de caixa, a leitura ágil do código de barras e a impressão da nota fiscal são fatores cruciais para agilizar o processo de compra.

Como escolher o sistema de frente de caixa?

Para escolher o melhor sistema de frente de caixa para o seu varejo, considere as necessidades do seu negócio e as funcionalidades básicas, como gerenciamento de preço, emissão de cupom fiscal e integração com as formas de pagamento. Além disso, considere outros fatores importantes, como:

  • Coleta de dados;
  • Emissão de relatórios precisos;
  • Suporte ao cliente eficiente;
  • Caixa de autoatendimento;
  • Gestão do estoque;
  • Exportação fiscal e contábil.

O sistema de gestão para supermercados da SG Sistemas conta com todas essas funcionalidades, além da possibilidade de integração com outros módulos para que a sua experiência seja personalizada e única. Nosso software é leve, rápido e intuitivo, facilitando a implementação, treinamento e inclusão na rotina do seu negócio.

Nós desenvolvemos softwares de gestão desde 1991, com soluções projetadas para atender as necessidades do seu negócio de modo fácil e ágil. Oferecemos atendimento técnico especializado para te ajudar a escolher a melhor solução para você.

Gostou do conteúdo? Continue aqui no blog da SG Sistemas e aproveite para conferir como aumentar as vendas da seção de hortifrúti do seu supermercado. Até lá!

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário