Rotatividade de Colaboradores: o que é e como evitar?

Rotatividade de Colaboradores: o que é e como evitar?

Controlar a rotatividade de colaboradores é essencial para empresas que desejam crescer de forma sustentável. Altos índices de turnover podem gerar custos excessivos e dificultar a retenção de talentos, impactando diretamente a eficiência e o desempenho do negócio.

Para enfrentar esse desafio, é necessário identificar as principais causas da rotatividade dentro da organização, usando dados concretos para direcionar mudanças. Neste texto, explicamos tudo sobre o tema e listamos 6 estratégias para retenção de talentos. Confira!

Taxa de rotatividade, o que é?

Conhecida como turnover, a taxa de rotatividade é uma métrica responsável por mensurar o percentual de entrada e saída de colaboradores. De extrema importância, ter controle desse índice permite às empresas entenderem por que os funcionários se desligam dos cargos em tão pouco tempo e o que pode ser feito para solucionar o problema. 

Turnover Voluntário

Ocorre quando o colaborador decide, por vontade própria, se desligar da empresa. Os principais motivos incluem:

  • Propostas de trabalho mais atrativas em outras empresas.
  • Insatisfação com o salário ou falta de benefícios.
  • Ausência de investimento no crescimento profissional.
  • Dificuldade de adequação ao fit cultural da empresa.
  • Falta de um plano de carreira estruturado.
  • Insatisfação com o ambiente de trabalho ou conflitos internos.
  • Desinteresse ou falta de comprometimento com as tarefas.

Turnover Involuntário

É caracterizado pela decisão da empresa de desligar o colaborador, geralmente por motivos relacionados a desempenho ou mudanças estruturais. As razões mais comuns incluem:

  • Comportamento inadequado em relação às políticas empresariais.
  • Quebra de contrato ou conduta ética.
  • Reduções de custo devido a crises financeiras da empresa.
  • Baixa performance ou falta de iniciativa para melhorar resultados.
  • Reestruturações organizacionais que levam ao corte de pessoal.

Em relação aos problemas do turnover voluntário, note que a falta de benefícios, baixo salário e o não investimento no crescimento dos funcionários são critérios decisivos que os fazem pedir demissão. Devido a esses fatores, uma empresa que não se interessa por esses quesitos pode lidar com uma métrica maior do que o desejado e ficar mal vista no mercado.

Falando em métricas, você também pode gostar do post: Business Intelligence: o que é, importância e vantagens

Impactos negativos da alta rotatividade

Rescisões contratuais elevadas e rotatividade alta geram muitos custos e podem fazer com que a companhia tenha impactos negativos, como problemas financeiros no curto prazo. Além disso, os gastos relacionados às novas contratações, bem como treinamentos e o processo de onboarding, se tornam desvantajosos, elevam as despesas e podem sequer proporcionar os resultados esperados.

A rotatividade de colaboradores impacta também nas questões operacionais, por gerar desequilíbrio entre os demais funcionários. Isto é, profissionais já consolidados em suas próprias atividades precisam assumir a frente de outras tarefas até que novos especialistas cheguem – o que pode levar muito tempo e aumentar o nível de desgaste e estresse da equipe.

Na produtividade, é muito comum que o time tenha dificuldades de cumprir com todos os prazos de entrega, justamente pela saída de outras pessoas. Com a perda de talentos para os concorrentes, as chances de cumprir com as metas são mínimas, além de ser necessário manter o nível de excelência em todas as atividades, mesmo aquelas que determinado funcionário não era responsável.

6 Estratégias para evitar a rotatividade de colaboradores

Para evitar a rotatividade de colaboradores, você pode adotar práticas de gestão de pessoas para manter a equipe engajada e motivada, focada no que precisa fazer para ser mais produtiva. Lembre-se: é indispensável que o time esteja feliz no local de trabalho, pois isso pode aumentar as chances de as tarefas serem realizadas com ainda mais qualidade e entregues no prazo. Confira:

  1. Melhorar o processo de seleção de novos colaboradores;
  2. Verificar o que pode ser alterado e aprimorado na etapa de recrutamento;
  3. Oferecer oportunidades de desenvolvimento da carreira;
  4. Proporcionar chances para os colaboradores crescerem na empresa e subirem para cargos melhores;
  5. Incluir políticas de recompensas ou reconhecimentos aos funcionários;
  6. Oferecer um bom salário e benefícios, como assistência odontológica, plano de saúde, incentivo ao estudo, flexibilidade de horário e local.

Cultura Organizacional vs. Engajamento dos Colaboradores

Uma cultura organizacional positiva é fundamental para reduzir a rotatividade, por impactar diretamente na satisfação, motivação e engajamento da equipe. Para alcançar esse objetivo, é essencial criar um ambiente que valorize a autonomia e a comunicação seja transparente.

Além disso, promover a interação e a união entre os colaboradores é muito importante para prevenir problemas relacionados à exclusão, causados pela transmissão errada de comentários. Um ambiente de crescimento e aprendizagem também é um diferencial e você pode incluir programas de treinamento semanal, mentoria, workshops e palestras. 

Aliado a tudo isso, o investimento em tecnologia é fundamental para transformar a rotatividade de colaboradores em um desafio superado. Afinal, com a combinação certa de práticas estratégicas e ferramentas modernas, sua empresa pode alcançar mais engajamento, produtividade e retenção de talentos.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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