14

ago
2019
Aprenda como decorar seu restaurante e impactar seus clientes

A decoração é um aspecto de suma importância em um ambiente. Não é à toa que cada tipo de espaço possui suas especificidades decorativas: cada conjunto de cores e formas interfere nas impressões iniciais de cada um.

Por que você acha que um hospital, por exemplo, utiliza cores claras e objetos minimalistas? A verdade é que cada item da decoração deve ser pensado de acordo com público e propósitos específicos.

Garantir um ambiente agradável e aconchegante ao cliente é uma estratégia essencial para ter um negócio de sucesso em qualquer estabelecimento comercial, mas se torna ainda mais importante quando o assunto é restaurante.

A decoração do restaurante deve ser feita com muita atenção, como se fosse da nossa própria casa. Veja algumas dicas para deixar o ambiente impecável para seus clientes!

Dicas para decoração de restaurante

1. Conheça seu público

Antes de começar qualquer decoração no seu restaurante, é essencial saber quem é seu público, em relação à idade, estilo, gostos, etc. tudo vai depender de quem for frequentar o estabelecimento.

Se a persona corresponder a jovens até 30 anos, por exemplo, vale apostar em uma decoração mais moderna, confortável e despojada, com móveis e objetos decorativos que façam alusão a elementos do universo deles.

Já para um público mais velho, uma decoração sóbria ajuda a criar um ambiente familiar e aconchegante, ideal para casais e famílias que buscam um ambiente tranquilo para se reunir.

2. Conheça o estilo dos clientes

Ao analisar o perfil do seu público, você deve ter conhecido melhor o estilo dele. Nesse momento, é hora de adotar tal estilo para seu estabelecimento!

A decoração transmite a personalidade do ambiente, correto? Então adequá-la com o perfil do seu cliente é fundamental, pois, todo mundo gosta de ir onde se identifica e se sente à vontade, não é mesmo? Sendo assim, combinar o jeito do lugar com o público é essencial para que as pessoas queiram estar lá.

Você pode adotar uma decoração rústica, minimalista, contemporânea, vintage, retrô… enfim, tudo depende de como você deseja repassar o estilo do ambiente.

E definir o perfil do restaurante é importante não apenas para decoração, mas também para a escolha da música ambiente. Todos sabemos como o som é capaz de transformar qualquer ambiente, afinal, é muito desagradável estar em um local onde as músicas não tem nada a ver com nosso gosto.

Mas não para por aí: o estilo também é importante na escolha do próprio menu do restaurante. Lembre-se das grandes franquias de restaurante fast food, elas têm lanches voltados para as crianças, com tamanho reduzido e brinquedos, justamente porque sabem que grande parte do público é infantil. Assim, você também deve conhecer quem frequenta o ambiente para escolher o cardápio.

Se seu restaurante tiver comida italiana, por exemplo, e grande parte do público for jovem, vale expandir o cardápio acrescentando sabores diferenciados que vão além dos tradicionais. Ah, também é interessante acrescentar algumas bebidas modernas. Confira nosso post e saiba como montar uma Hamburgueria gourmet!

3. Escolha as cores certas

Se você já definiu o estilo do restaurante, é hora de decidir quais vão ser as cores do ambiente. Antes disso, é fundamental saber que cada cor possui uma influência na nossa mente, e pode fazer com que nossas percepções mudem, inconscientemente.

Em relação aos tons, podemos separar em tons fortes e delicados. Os tons fortes criam um ambiente mais dinâmico agitado, muito utilizados por redes de fast food ou almoços executivos. Já os tons delicados, como transmitem tranquilidade, requinte e receptividade, são mais utilizados em restaurantes tradicionais e familiares.

A escolha vai mais além: também é necessário levar em conta o que cada categoria de cores causa. As cores quentes causam entusiasmo, euforia, e até mesmo fome! Por isso, são muito utilizadas em restaurantes e bares diversos. As cores frias, por sua vez, transmitem calma e bem-estar, mas são menos utilizadas em restaurantes.

Se você estiver em dúvida em qual cor escolher, aposte nas cores neutras! Branco, preto, cinza, nude… todas essas são ótimas opções para apostar no básico.

4. Comece pelo básico: as mesas

Na hora de começar a decorar, efetivamente, uma ótima ideia é começar a decoração pelas mesas. Elas podem transformar totalmente o ambiente, seja com uma composição minimalista ou mais marcante.

Um clássico que não tem erro é adotar vasinhos centralizados para dar um charme na mesa. Se quiser ir além, é possível dispor de pratos, taças e guardanapos bonitos para dar ao lugar um aspecto mais chic.

5. Aposte nas luminárias decorativas

 É muito interessante utilizar objetos funcionais na decoração, especialmente quando se trata de iluminação. Existem diversos tipos de luminárias que dão um upgrade na décor, e muitas vezes elas possuem papel principal no ambiente.

Lustres, pendentes, plafons, abajures… Opção de itens é o que não falta para aprimorar a decoração do restaurante e deixar a iluminação mais aconchegante para os clientes.

Aposte em opções que combinem com o ambiente, por exemplo: se o ambiente é requintado, nada como um lustre ou pendente de cristal para iluminar. Se o espaço for mais simples, pendentes minimalistas ou com um mood contemporâneo podem deixar a decoração super interessante!

Agora, seu restaurante vai ficar muito mais bonito, e certamente vai fazer muito sucesso entre os clientes! E para saber como conseguir mais clientes, confira o post “Restaurante self service: como atrair e fidelizar clientes”, e entenda mais sobre o assunto!

Se você gostou desse post, confira o site da SG Sistemas e continue acompanhando nosso blog para receber conteúdos relacionados, feitos especialmente para você que tem um negócio e busca sempre melhorá-lo. Não perca uma postagem!

  • Tags: