Quais os novos hábitos de consumo do brasileiro no supermercado

Quais os novos hábitos de consumo do brasileiro no supermercado

Quais são os novos hábitos de consumo do brasileiro?

Que a crise econômica do Brasil afetou e continua afetando a todos não é nenhuma novidade, por isso, novos hábitos de consumo do brasileiro permeiam a nossa sociedade, fazendo com que todos os setores do comércio sintam a necessidade de se adaptar a essa nova realidade, sobretudo os supermercados.

Quais são os novos hábitos de consumo do brasileiro no supermercado?

É importante ressaltar que os supermercados, apesar da crise financeira que o país atravessa, é ainda um setor de alta rotatividade de vendas, uma vez que as famílias precisam se alimentar, precisam de produtos de higiene pessoal e de limpeza. Não dá para negar, supermercados dificilmente ficarão sem clientes.

É claro que há outros aspectos que podem interferir o bom funcionamento e desenvolvimento do estabelecimento. Esses fatores são preços de mercadorias, de frete, impostos e afins. São custos que oneram a empresa, que ficam mais caros e, por isso, os supermercadistas têm de ligar o alerta e se adequar às novas demandas de consumo para poder driblar a crise que o Brasil passa.

Além disso, outros pontos também influenciam os hábitos de consumos dos brasileiros e é importante ficar atento às tendências que estão permeando o ramo supermercadista nos dias de hoje. Isso quer dizer que não dá para manter o seu negócio funcionando da mesma maneira por 10 anos consecutivos.

Mudanças são necessárias! Inove, pense em estratégias para atrair mais clientes. Muitos supermercados investem em métodos, como cadastro de clientes para fidelização em troca de descontos, os famosos clubes.

E não é só isso, é possível encontrar demais meios para alcançar a fidelização e chamar a atenção dos consumidores. Basta que os gerentes entendam a importância de mudar e saibam acompanhar o ritmo de consumo vigente.

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Quais são os produtos mais procurados atualmente?

Com essas mudanças nos hábitos de consumo, os brasileiros passaram a comprar de modo diferente nos supermercados, sobretudo os consumidores de classe média.

As compras são planejadas, as pessoas fazem muito mais pesquisas de preços para que possam consumir os mesmos produtos de costume. Segundo pesquisa do Ibope, quase 70 % dos consumidores começaram a pesquisar e fazer listas antes de saírem para as compras e 60% ainda usam os clássicos panfletos e jornais de promoções.

Eles tendem, ainda, buscar por produtos de maior essencialidade, principalmente quem possui filhos. O consumo passa obrigatoriamente pelos produtos que são a base da alimentação dos brasileiros, como arroz, feijão, carnes, óleo de soja, temperos, ovos, açúcar, café, farinha de trigo e fubá, por exemplo. A compra de frutas, legumes e verduras, no entanto, ocorre semanalmente, geralmente nos dias em que o supermercado coloca em oferta a seção de hortifrúti.

Além disso, os clientes sempre procuram por produtos em promoção e por preços competitivos, deixando a escolha pela marca de lado, já que os itens de marcas muito famosas tiveram um crescimento considerável nesses últimos anos.

Por essa razão, oferecer várias marcas com preços diferenciados desses produtos que são garantidos nas compras dos brasileiros, ajuda o consumidor levá-los para casa, faz com que o supermercado venda mais e deixe o comprador satisfeito.

O mesmo é valido para os produtos de limpeza e de higiene pessoal, pois são itens necessários, que não podem faltar, como papel higiênico, sabão em pó, sabonete, shampoo, desodorante, entre outros.

Isso indica que os preços e as promoções ainda são os principais motores de atração de clientes para qualquer negócio. Dessa forma, é fundamental estar atento aos valores praticados pela concorrência para saber se a sua loja está oferecendo preços realmente competitivos.

Cativar clientes por meio de ofertas é também uma ótima ideia para vender aqueles produtos considerados secundários na lista dos brasileiros, como chocolates, iogurtes, sobremesas, bebidas, doces, que, apesar de terem sido reduzidos, sempre acabam aparecendo no carrinho, principalmente para os pais que levam as crianças junto ao mercado.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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