20

ago
2018
Vale a pena empreender no mercado atual?

Vale a pena empreender no mercado atual?

 

Diante do cenário econômico instável que vivenciamos, empreender no mercado atual pode ser uma decisão bastante arriscada, principalmente se pararmos para analisar os números de empresas que tiveram seus trabalhos iniciados e fecharam em menos de três ou dois anos de vida.

É um tanto assustador! No entanto, há também pesquisas que apontam o sucesso adquirido de vários outros estabelecimentos que se mantiveram firmes e souberam lidar com a competitividade e com os altos e baixos comum do mercado.

É preciso saber que adentrar ao universo do empreendimento é estar sujeito a sentir os dois lados da moeda: sucesso e fracasso. Entretanto, esse não deve ser um fator desanimador. Se você tem interesse sobre o assunto e em abrir o próprio negócio vale a pena tentar. Acompanhe o artigo e entenda se vale a pena e como empreender no mercado atual!

 

Será mesmo que ainda vale a pena empreender no mercado atual?

 

É difícil elencar pontos positivos e dizer que empreender vale a pena tendo como base a situação econômica em que o nosso país se encontra e as pesquisas, disponíveis em diversos sites, com números tão desmotivadores sobre negócios que deram certo.

A dúvida que paira na mente de quem tem o interesse em se tornar um empreendedor é exatamente sobre essa decisão ser ou não vantajosa, se vale ou não a pena. Apesar de existirem muitos fatores que dizem contrário, empreender ainda pode levar resultados satisfatórios para que o faz.

Contudo, é importante ter a noção de que não se trata de uma tarefa fácil e sim de um trabalho árduo que exigirá muito jogo de cintura, falando de maneira bem clara, e preparo para conseguir superar dias difíceis, pois eles são uma realidade. Mas, acalme-se!

Quando a dúvida se instalar e tentar te fazer desistir, pense em outra atividade, em qualquer outro tipo de emprego e perceba que eles também não estão livres de enfrentarem momentos complicados. A verdade é que eles são presentes em todos os setores. Basta aprender a lidar com essas situações e se manter firme!

cuidados ao empreender

Cuidados importantes antes de empreender

 

A decisão de empreender não aparece de repente. Normalmente, quem tem a pretensão ou interesse de abrir e comandar o próprio negócio começa a estudar e analisar a hipótese há tempos, esclarecendo os prós e contras, ou pelo menos deveria acontecer dessa forma. É preciso cuidado antes de entrar nesse universo!

Em primeiro lugar, é necessário ter a certeza se esse é exatamente o seu desejo. Tendo isso certificado, é hora de planejar! Tenha em mente que atividade nenhuma é bem desenvolvida sem planejamento. Organizar e planejar são os caminhos para alcançar o sucesso, independentemente do setor ou área.

Estabeleça um plano para trilhar e o observe. Analise o próprio planejamento quantas vezes forem necessárias para evitar que erros pequenos surjam no futuro e provoquem danos maiores. Lembre-se, você passará de empregado para empregador, você será o líder do seu negócio e tem de mostrar firmeza aos parceiros que chegarão e a equipe que será montada.

Examine de modo competente a quantidade de investimento que precisará acontecer, estude os gastos que serão gerados, estipule uma média de lucratividade que se espera receber para que, depois, você possa compará-la e averiguar o que está dando certo e o que pede por mudanças.

E, não se esqueça, empresas passam por dificuldade até atingirem as suas metas. Portanto, quando as horas difíceis se fizerem presentes, mantenha a calma e tente enfrentá-las. Não as deixe colocar tudo a perder se o ato de empreender for uma vontade consistente, certo?

O cenário econômico atual não é dos melhores, é fato, no entanto, tornar-se um empreendedor ainda vale a pena e é capaz de proporcionar resultados bastante positivos. Se essa era a sua dúvida, a dica é: siga em frente e não tenha medo de se arriscar no mercado!

 

Tem interesse em outros assuntos relacionados? Visite o site: https://sgsistemas.com.br/.

  • Tags: