Como funciona o treinamento para operador de caixa de supermercado – Veja dicas

Como funciona o treinamento para operador de caixa de supermercado – Veja dicas

Planejar a estrutura física, a qualidade, o preço, a divulgação dos produtos, analisar o mercado são fatores de extrema relevância em um negócio, porém, muitas vezes nos esquecemos do treinamento da equipe. Para garantir o sucesso de um negócio precisamos contar com um quadro de funcionários dispostos e cientes de sua função.

Em um supermercado, o operador de caixa é o responsável pela frente de caixa e pelo atendimento ao cliente. É muito importante que estes profissionais tenham uma linguagem adequada para o atendimento ao público e saibam manusear os equipamentos de trabalho de forma adequada para oferecer o melhor serviço.

Para te ajudar nessa missão de saber como oferecer um treinamento para operador de caixa de supermercado adequado, a SG Sistemas preparou um conteúdo com dicas para você aplicar no seu negócio. Mas antes, iremos esclarecer alguns pontos sobre as atribuições desses profissionais, confira!

Quais são as funções de um operador de caixa de supermercado?

O operador de caixa de supermercado é o principal contato direto entre o cliente e a empresa. É este profissional que finaliza a compra do cliente, registra os produtos escolhidos, informa o valor total da compra e os meios de pagamento. É ele também que recebe este valor e emite a nota fiscal.

Fora o atendimento direto ao público, este funcionário é quem abre e fecha o caixa após o horário de expediente, operação extremamente importante para o controle financeiro do estabelecimento.

Com o avanço da tenologia, algumas funções do operador de caixa podem ser automatizadas, como o self-chekout, que permite que os clientes realizem suas compras sem a presença de um funcionário. Neste novo mercado, estes profissionais têm o papel de monitorar e fiscalizar o trabalho destes softwares.

O que um operador de caixa de supermercado precisa saber?

Considerando as funções de um operador de caixa, esse profissional precisa saber como trabalhar com o software interno do estabelecimento, conferir estoque dos produtos, lançar e cancelar compras e emitir a nota fiscal daquela operação.

É esperado também que este profissional saiba prestar um bom atendimento ao cliente e tenha conhecimento e facilidade com finanças. Afinal, é ele quem irá atender ao público e ficar responsável por fechar o caixa. Uma falha no atendimento pode prejudicar a experiência do cliente com aquele supermercado, assim como qualquer desencontro nos valores recebidos irá impactar na gestão financeira. Por isso, além das especificações profissionais, é necessário que este seja ágil, organizado e honesto.

Hoje em dia, a maioria desses processos de finalização de compras em supermercados são automatizados e o profissional precisa ter um conhecimento prévio ou ter disponibilidade e vontade para aprender a operar essas ferramentas.

O que um operador de caixa não pode fazer?

É muito importante também saber o que um operador de caixa não pode fazer. Veja algumas ações que podem prejudicar o empenho do trabalho deste profissional no supermercado:

  • Discutir com um cliente;
  • Esquecer de registar um produto;
  • Dar o troco errado;
  • Recusar-se ou não ser proativo em ajudar o cliente com ações simples e possíveis, como empacotar as compras.

6 dicas de treinamento para operador de caixa de supermercado

Questões comportamentais e técnicas devem ser valorizadas da mesma forma no treinamento de um operador de caixa de supermercado. O estabelecimento deve promover ferramentas e preparações que possibilitem o crescimento e desempenho deste profissional. Confira algumas dicas para treinar um bom funcionário para operar o caixa de supermercado e oferecer um serviço de qualidade para seus clientes:

1. Técnicas de atendimento ao cliente

Como o contato do público com o operador de caixa é rápido, muitos supermercados não dão muita importância para o treinamento desses profissionais no quesito atendimento. Mas ele é determinante para a fidelização do cliente. Uma linguagem adequada e respeitosa ao público alvo do estabelecimento pode fazer você se destacar frente aos seus concorrentes.

Vamos dar um exemplo: após um dia cansativo de trabalho, você passa em um supermercado para comprar alguns itens que estão em falta na sua casa. Devido ao horário você enfrenta uma fila no caixa e na hora do seu atendimento o funcionário se atrapalha com o registro de produtos, cobra o valor errado e ainda te trata de forma grossa quando você o questiona sobre os erros. Agora diga, você voltaria nesse lugar? Com certeza não!

No entanto, se a situação fosse positiva: com um operador de caixa eficiente a fila andou super rápida, o profissional te cumprimentou no início e final do atendimento, provocaria um sentimento de proximidade e respeito e você se tornaria um cliente frequente daquele supermercado.

2. Uso correto das ferramentas de trabalho

O operador de caixa de supermercados vai trabalhar diariamente com softwares e equipamentos que vão auxiliar a exercer a sua função. Mesmo que tudo pareça simples de operar, todos os detalhes de execução e uso desses devem ser repassados para o profissional. Processos e procedimentos como registro de mercadoria, finalização da compra, opções de pagamento podem causar confusão no início e acarretar prejuízos financeiros.

Por isso, opte por um treinamento completo. Pode ser um pouco demorado no início, mas com certeza irá impactar positivamente na rotina de trabalho do seu funcionário e no seu negócio.

3. Invista em cursos de atualização

O treinamento de atendimento ao cliente e uso de ferramentas no início da contratação é muito importante, mas eles não podem ser esquecidos no decorrer do tempo de trabalho do operador de caixa. O mercado e o comportamento do cliente mudam constantemente e seu supermercado deve promover treinamentos constantes para manter sua equipe qualificada e pronta oferecer o melhor serviço.

4. Cuidados com a saúde na rotina de trabalho

Lembre-se que a parte mais valiosa da sua empresa são seus funcionários. Eles são os responsáveis por manter tudo funcionando, mas são pessoas e só exerceram sua função se estiverem saudáveis. Um caixa de supermercado fica muitas horas sentada e é normal sentirem algum desconforto devido à posição e também ao manuseio de produtos mais pesados. Ofereça pequenas pausas de descanso, e o estimule a fazer alongamentos durante o dia.

Outros cuidados seriam com a hidratação e as pausas para se alimentar durante a jornada de trabalho.

5. Alerte-os sobre os desafios diários

O ideal é não ocorrer erros durante o trabalho na frente de caixa de um supermercado. Porém, imprevistos acontecem. Por isso, o treinamento para este profissional deve incluir orientações mais gerais que considerem como agir em caso de, por exemplo, pessoas suspeitas ao furto de mercadorias, a troca de produtos, produtos quebrados ou vencidos, pagamento recusado e falta de troco.

Caso o operador de caixa tenha dúvidas, ele deve contar com um apoio superior para resolver o problema da melhor formar para minimizar a frustração do consumidor.

6. Treinamento de vendas

Ase vendas está presente em toda a área de um supermercado, nas prateleiras, nos murais de propagandas e até mesmo no caixa. O gestor que identifica esse potencial nos seus operadores contribuem para um maior faturamento mensal. O profissional pode oferecer produtos, descontos, falar sobre o clube fidelidade da marca, dentre outras soluções. Por isso um bom treinamento de vendas pode auxiliá-lo a obter sucesso neste campo.

Hoje falamos um pouco sobre treinamento para operador de caixa de supermercado e como seu trabalho possui diversas funções. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado no processo de preparação desses profissionais. Se você está com dúvidas de como deixar o seu mercado atrativo para seus clientes, confira o post “Como organizar melhor o Layout de Gôndolas dentro do supermercado?“.

Continue acompanhando o blog da SG Sistemas para ter acesso a mais dicas de como gerenciar um supermercado para alcançar os melhores resultados. Até a próxima!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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