A onda dos supermercados delivery é a tendência do futuro?

A onda dos supermercados delivery é a tendência do futuro?

A onda dos supermercados delivery chegou e é a tendência do futuro! Não é difícil entender o quão cômodo é para os consumidores, mas, além disso, é ótimo para o próprio mercado por uma série de motivos pontuais.

É fato que muitos têm ressalvas sobre ingressar em um novo nicho com seu estabelecimento, porém, a modalidade tem mostrado sucesso.

Por que os supermercados delivery são a tendência do futuro?

por que os supermercados delivery são a tendencia do futuro?

Uma simples observação é capaz de identificar algumas tendências do mercado com o advento não só da internet, mas dos smartphones. Muitos mercados do ramo varejista, que de primeiro momento pareciam incertos com os benefícios para seu ramo, hoje colhem os frutos da habilidade de fazer projeções da integração com a internet.

Aqueles que fizeram o catch up com as tendências saíram na frente e deixaram uma marca, seja na região ou no próprio nicho dentro do país. Foram os primeiros a se colocar como sinônimo desse tipo de novidade e abocanharam a primeira onda de clientes que manifestaram, desde o início, um interesse pelo supermercado delivery.

A forma como a vida moderna se tornou ágil e integrada se reflete diretamente nas relações de consumo. Acima de todas as modalidades de consumo, podemos dizer que a dos alimentícios e artigos para limpeza é elementar. As pessoas precisam comer, independentemente das circunstâncias. E, claro, além de comer, há muitas outras atividades vitais no dia a dia.

Com a soma de todas essas atividades que, inevitavelmente, tem de ser presenciais, a única forma de encontrar tempo para tudo isso é, ou abrir mão de alguma delas, ou tornar outras tarefas que não precisam obrigatoriamente ser presenciais para um formato remoto.

Felizmente, o supermercado pode ser facilmente migrado para o mundo virtual. A verdade é que várias pessoas não gostam de ir ao mercado, tomar filas, ter de procurar pelos produtos nas seções, calcular os preços. Comprando online, além da praticidade, também é possível evitar algumas tentações e ir direto ao ponto.

Com a atual crise, os serviços delivery estão se tornado altamente rentáveis: entre 2015 e 2016, o serviço de restaurantes “presenciais” caiu em 3%, enquanto o delivery, no mesmo período, arrecadou uma média de 50% a mais. E mais, o próprio serviço de compras online em relação ao de varejos físicos também mostrou índices que reafirmam a capacidade do delivery.

Considerando toda a economia de tempo, dinheiro, praticidade, a correlação com a recessão econômica, as novas nuances do mercado de trabalho e os arranjos da expansão urbana, é difícil pensar em uma modalidade de delivery que não pareça uma grande tendência.

A onda dos supermercados delivery é a tendência do futuro

Por que adotar o sistema de delivery também em seu supermercado?

por que adotar o sistema delivery também em seu supermercado?

Deu para notar como a ideia é promissora, não? Nós sabemos que cada região leva seu tempo para assimilar algumas novidades, mas se ninguém se torna o agente dessas mudanças, um mercado com mais preponderância e tendência para práticas de dumping percebe essa lacuna de inovação e se apropria rapidamente, dificultando a implementação para a concorrência.

O sistema de supermercados delivery traz diversas vantagens para o varejista: ele reduz uma variedade de custos operacionais; dentro do próprio mercado, o contingente necessário para operacionalizar o pós-compra é relativamente pequeno e o próprio sistema e as tarefas que envolvem sua manutenção, pagam-se por si mesmas. Se houver capital para investir na plotagem de um veículo para entregas, é mais um ponto agregado a sua marca!

Com o serviço de sistema de delivery online, suas propagandas e publicidade online também ganham mais propósito; imagine que você faz uma super oferta e resolve anunciá-la. Parece ótimo, não é?

Acontece que seu anúncio continua gerando a necessidade do cliente se locomover até o espaço físico para realizar a compra. Seu anúncio, apesar de suscitar alguma visibilidade, ainda não é tão atraente como aqueles em que basta clicar para encomendar um item. Além disso, possuir uma página ou app interativo aumenta as chances de tornar sua marca mais evidente.

Você pode ingressar nesse novo nicho de forma modesta e ajudar a ser um agente na educação para o mercado da sua própria comunidade, ganhando referenciais que acabam custando muito menos e tendo resultados muito mais permanentes que uma propaganda tradicional.

Integrar-se de forma ampla é um imperativo dos novos modelos de mídia, a modalidade de delivery tem um grupo de potencialidades a serem exploradas, e sair na frente com certeza é um grande diferencial!

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Veja também: Supermercado Online, o e-commerce nos supermercados

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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