A sinalização do supermercado tem muito mais impacto do que pensamos, você sabe por quê? Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento e se sente perdido, sem saber onde fica o que está procurando. Agora pense nessa sensação de desnorteamento para seu cliente.
Esse detalhe que muitas vezes não pensamos, acaba fazendo toda diferença na experiência do consumidor. Afinal, ninguém mais tem tanto tempo para percorrer e buscar o que precisa. Ter um impeditivo para isso pode criar uma experiência negativa com relação à experiência de compra, afinal, nada melhor do que saber exatamente onde o item que deseja se encontra.
É por isso que trouxemos hoje a importância, os tipos e as principais dicas para você entender e aplicar corretamente as placas de supermercado, otimizando a gestão do seu empreendimento. Confira!
Qual a importância da sinalização interna nos supermercados?
Estabelecer uma comunicação visual direta e objetiva é fundamental para qualquer empreendimento. Mas, quando estamos falando de sinalização interna de supermercados, essa premissa tem ainda mais destaque.
Isso porque facilita as vendas, informa e otimiza o tempo do seu cliente. No supermercado, o sentimento de deslocamento é ainda pior, devido à quantidade de produtos no interior da loja. Desse modo, sinalizar a localização das gôndolas e dispor os itens de maneira estratégica proporciona aos clientes uma busca mais intuitiva e assertiva.
Essa sinalização também deve estar disposta de modo a fortalecer a marca do seu negócio, e não apenas apresentar os itens que estão sendo comercializados. É uma oportunidade de reforçar o design e identidade do seu negócio. Por isso, uma atenção a mais nesse quesito é indispensável.
Atente-se à localização, possibilidade de visualização, possíveis barreiras visuais que possam atrapalhá-la e a sua capacidade de atrair a atenção do consumidor.
Por isso, entenda que proporcionar uma melhor experiência de compra e fazer seu cliente se sentir à vontade e bem localizado em seu estabelecimento poupa tempo, esforço, e garante que ele retorne futuramente, fidelizando esse cliente.
Quais tipos de sinalização preciso dispor em meu supermercado?
Antes de saber como sinalizar o ambiente, é importante saber quais os tipos de sinalização indispensáveis em qualquer supermercado. No geral, nos deparamos com as seguintes modalidades:
- Tabelamento de preços;
- Sinalização de ofertas;
- Departamentos e seções;
- Direcionamento do fluxo para entrada e saída;
- Localização dos caixas, filas rápidas e prioritárias;
- Saída de emergência.
Todos esses tipos atendem a três objetivos: segurança, demarcação de espaço e facilitação de vendas, veja mais sobre cada um:
1. Sinalização de segurança
A sinalização de segurança é de fundamental importância para a manutenção do bem-estar e a seguridade dos clientes que permanecem no estabelecimento.
Isso inclui direcionamentos para saídas de emergência, extintores de incêndio, partes em reforma e, claro, avisos sobre pisos molhados.
ATENÇÃO! Trata-se de sinalizações que buscam garantir que ninguém se machuque no interior de sua loja: todo cuidado e proteção é pouco.
2. Sinalização de espaço
Além dos avisos de segurança, é importante apresentar ao cliente onde ficam localizados os setores, como, por exemplo, um guia. Aqui, entram as sinalizações arquitetônicas: banheiro, caixas de pagamento, açougue, hortifrúti, etc.
3. Sinalização de promoções
Se você quer atrair o cliente a um produto específico que esteja em promoção, vale apostar em uma sinalização diferencial para os itens em oferta. Assim, as pessoas vão querer visitar o setor e aproveitar as promoções – é venda na certa!
Todas devem ser devidamente feitas para haver uma comunicação visual com o cliente. Confira, a seguir, dicas de como tornar essa comunicação eficaz e garantir que a clientela consiga fazer a compra de maneira satisfatória!
Confira também: Guia prático para boa setorização de supermercado: atraia clientes!
Dicas essenciais para melhorar a sinalização interna
Como bem sabemos, uma boa disposição de placas garante um momento de compra mais satisfatório ao cliente, evitando a sensação de desnorteamento. Sendo assim, devemos fazer o máximo para otimizá-la e garantir uma boa experiência de compra ao consumidor.
1. Disponibilize a sinalização conforme o comportamento do cliente
Você já reparou que os clientes seguem um tipo de roteiro na hora da compra? Normalmente começam pelos itens básicos e essenciais, como arroz, feijão, óleo… Depois, vão para os itens menos importantes e, por último, os considerados supérfluos.
Pensando nisso, é interessante organizar os setores segundo o percurso padrão, sempre colocando placas direcionando para os corredores. Isso porque analisar essa jornada do comprador favorece estratégias de venda.
Por exemplo: dispor um item de necessidade básica no corredor fará com que o cliente passe por outro setor e se depare com produtos que podem ser do interesse dele, mesmo que não seja prioridade na cesta. Não é à toa que os açougues e padarias são localizados no final dos corredores.
2. Pense na sinalização como comunicação visual
A identidade visual de um estabelecimento comercial é o que o torna único perante os outros comércios. Por isso, é importante estabelecer um padrão para todo seu supermercado, mantendo uma harmonia entre os elementos.
Com um modelo de sinalização, vai ser muito mais fácil para o cliente se localizar, pois vai saber identificar as placas com muito mais rapidez. E, além de organizar, faz com que o ambiente fique esteticamente bonito e funcional.
Esse é um fator que pode auxiliar inclusive na prospecção de clientes, ao criar um ambiente propício para atrair novos consumidores.
3. Selecione e otimize as informações a serem anunciadas
Saiba priorizar aquilo a ser comunicado. Lembre-se que você irá atingir diferentes públicos, por isso, utilize de uma linguagem que consiga ser bem recebida e compreendida pelos seus consumidores.
Lembrando ainda o quanto é necessário ser direto e buscar não poluir suas placas com dados em excesso ou elementos que possam causar algum tipo de dúvida ou confusão. Textos mais curtos, com um design mais simplificado e utilizando de tons em alto contraste costumam ser melhor recebidos.
4. Identifique todos os setores
Ao se colocar no lugar do cliente, é possível perceber como é importante guiá-lo. Disponibilizar o direcionamento para onde deve ir é crucial. É ainda relevante ter como base um modelo padrão, assim, seu consumidor vai encontrar mais facilmente os produtos.
Você pode até se perguntar se esse encurtamento da jornada significaria menos lucro, mas, na verdade, ao localizar mais facilmente o que deseja, seu cliente é inclinado a aproveitar o tempo restante para conferir outras ofertas.
E lembre-se de colocar as placas com letras legíveis e grandes, para que todos consigam identificar o que está escrito, gerando ainda maior acessibilidade.
E mais: que tal aproveitar para conferir nosso post sobre como inovar em um supermercado?
5. Defina as melhores localizações
Ao dispor qualquer tipo de placa, pense na experiência visual e se será fácil tomar uma ação após encontrá-las.
Na área externa, pedestres e motoristas precisam conseguir enxergar a mesma informação de maneira clara e precisa. É preciso que esteja visível a qualquer momento, independente das condições climáticas.
É necessário considerar a posição, direcionamento do olhar, possíveis barreiras e até mesmo os reflexos de luzes. E a quantidade de placas é outra questão fundamental: nada de criar poluição visual, criando um excesso de estímulos.
6. Estabeleça um gerenciamento para fluxo interno
Todas essas ferramentas precisam estar bem desenvolvidas e previamente sistematizadas. Por conta disso, buscar um sistema de gestão que facilite essa administração é um dos principais passos para aprimoramento das metodologias a serem aplicadas.
Isso porque a automatização de processos acaba agregando valor em todas as etapas, inclusive em questões tão estratégicas como a sinalização interna de um supermercado, trazendo mais assertividade e otimização.
Então, viu como a utilização de placas é muito mais do que apenas colocá-las à disposição em seu empreendimento? Elas podem fazer total diferença em sua estratégia de marketing e fidelização de clientes, por isso é tão importante buscar seu aperfeiçoamento.
E se deseja continuar por dentro desses e de outros posts relacionados ao gerenciamento mais eficiente de supermercados e hipermercados, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!