Segurança digital: qual a importância e como se proteger?

Segurança digital: qual a importância e como se proteger?

A segurança digital é um conjunto de medidas fundamentais para proteger os dados de uma empresa. Trata-se de uma área dedicada a combater ameaças digitais em um ambiente corporativo. Tanto os dispositivos de tecnologia quanto as informações precisam estar seguros, pois são ativos essenciais para um negócio.

Portanto, conhecer melhor a temática da segurança digital é importante para as empresas, pois elas necessitam manter os dados do seu negócio e dos clientes em segurança. Compreenda as principais ameaças e como proteger a sua empresa e os seus clientes.

O que é segurança digital e por que ela é importante?

A segurança digital é um conjunto de medidas para proteger dados, sistemas, programas e redes de computadores contra ataques virtuais. Esse conceito permite combater o vazamento e o uso indevido de informações, pois possibilita criar políticas de backup e acesso, além de outros meios para aumentar a segurança virtual.

As principais ameaças cibernéticas que uma empresa pode enfrentar são o roubo de informações, o acesso indevido a sistemas, a invasão de aplicativos, ataques de negação de serviço e espionagem industrial. 

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Quais são os riscos de falhas na segurança digital?

Se uma empresa não implantar a segurança digital corretamente, ela pode sofrer riscos e consequências de invasões a sistemas e redes, como o roubo de informações e a negação de serviço. Tudo isso pode resultar em perdas financeiras e impedir que os colaboradores realizem o seu trabalho.

Os impactos financeiros de um ataque cibernético são significativos. A empresa gasta para recuperar os dados e pode ter que pagar multas ou enfrentar processos em virtude da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). As falhas de segurança e a falta de resposta imediata podem causar as seguintes situações:

  • Interrupção de atividades: gera perda de contratos e vendas;
  • Danos à reputação da marca: a empresa perde a credibilidade diante da mídia e de seus clientes;
  • Perda de dados: dados vazados ou expostos podem resultar em extorsão, fraudes e perda de clientes;
  • Perdas financeiras: as empresas podem ter que pagar resgates para recuperar o acesso aos seus dispositivos ou dados, ou arcar com multas e indenizações decorrentes de processos.

Um dos pontos mais importantes ao implantar a cibersegurança em uma empresa é a resposta a incidentes. Esse processo serve para identificar de forma ágil o ataque virtual, reduzir seus efeitos, remediar a causa, notificar os clientes e conter danos maiores.

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Como garantir a segurança digital na empresa?

Para garantir a segurança digital, uma empresa deve implementar políticas de segurança, que servem para definir princípios e metas relacionados ao uso de informações e dispositivos tecnológicos da organização. O treinamento e a conscientização dos colaboradores também ajudam muito nesse processo.

Por meio do treinamento, é possível orientar os funcionários sobre as regras de definição de senhas e sobre o uso dos equipamentos tecnológicos da empresa. Outro fator importante para garantir a transformação digital é manter os sistemas atualizados, de modo a corrigir eventuais falhas.

Um sistema desatualizado pode ficar vulnerável a ataques. Cada atualização serve para implementar correções identificadas em uma aplicação ou incluir novas funcionalidades de segurança.

Quais ferramentas e tecnologias utilizar para proteger a empresa?

Algumas tecnologias do varejo e ferramentas ajudam a garantir a segurança digital de uma empresa. O firewall, antivírus e as soluções de criptografia são eficientes para proteger os dados corporativos contra diversos tipos de ameaças cibernéticas, como malwares, phishing, aplicativos maliciosos e ataques de negação de serviço (DoS).

A criptografia protege os dados pessoais na internet. Essa tecnologia usa protocolos para impedir acessos indevidos e garante que a comunicação entre o usuário e uma aplicação seja segura, por meio de dados criptografados.

Além dessas ferramentas, os programas para monitorar e detectar intrusões também ajudam a combater ataques virtuais. Um IDS (sistema de detecção de intrusão) monitora a rede em busca de eventos que possam violar as regras de segurança de uma empresa.

Técnicas para testes de penetração e scanners de vulnerabilidades são úteis para identificar tentativas de ataques à rede corporativa. Assim, a equipe de segurança de TI pode agir da forma mais adequada.

Vale ressaltar a importância de adotar soluções de backup para manter cópias das informações da empresa. Isso permite recuperar os dados na ocorrência de ataques ou roubos, de maneira mais rápida e eficiente.

Como criar um plano de resposta a incidentes?

Um plano de resposta a incidentes é um documento que especifica como uma empresa deve agir ao enfrentar problemas de segurança. Para isso, é necessário documentar quais são os dados críticos do negócio, formar equipes e estabelecer canais de comunicação.

Para recuperar e mitigar danos, a empresa deve realizar algumas ações, como fazer um inventário dos ativos de TI (servidores, aplicativos, dados, computadores, entre outros) e mapear onde cada item se encontra. Em resumo, os passos são:

  • Fazer o inventário dos ativos de TI: deve-se listar todos os ativos, sejam computadores, dados, servidores e dispositivos de rede. Em seguida, a sua empresa deve mapear o local e em qual rede cada ativo está;  
  • Avaliar os riscos de cada ativo: após o mapeamento de todos os ativos de TI, é crucial listar as ameaças internas e externas associadas a cada um deles. Uma ameaça pode ser, por exemplo, um desastre natural, uma falha humana ou um roubo de informações;
  • Definir objetivos e tempo de recuperação em caso de incidentes: essa etapa ajuda a identificar o ponto de recuperação (período máximo em que os dados podem ser perdidos em virtude de um problema) e o tempo de recuperação (tempo e nível de serviço necessários para restaurar os processos de negócios após o problema);
  • Desenvolver um plano de continuidade de negócios: um plano de continuidade de negócios (BCP) é um conjunto de protocolos para assegurar que as operações continuem mesmo diante de um evento crítico;
  • Criar estratégias de recuperação: nessa etapa, você escolhe as ferramentas e técnicas que serão usadas para recuperar dados em casos de incidentes. Existem várias soluções no mercado.

Após o levantamento de todos os ativos tecnológicos da empresa, é preciso agrupá-los de acordo com os objetivos de criticidade e recuperação. Por fim, deve-se escolher as ferramentas (firewall, antivírus, sistema de detecção de intrusão, testes de penetração, scanners de vulnerabilidade, sistemas de autenticação, entre outros) e técnicas a serem utilizadas.

Estudos de caso e exemplos reais

Um exemplo real de empresa que implementa a segurança digital em seu negócio é a Amazon Web Services (AWS), que tem como prioridade manter seguras as informações dos usuários, aplicações e dispositivos. Alguns recursos utilizados por essa empresa são o AWS Config, que avalia e audita configurações de recursos da computação em nuvem, e a autenticação multifator (MFA).

No blog da SG Sistemas, você pode compreender melhor sobre a computação em nuvem, que disponibiliza uma série de serviços de forma remota, além de contar com serviços de softwares para automação comercial. A autenticação multifator é um processo que exige que o usuário utilize mais de uma senha para se autenticar em algum serviço.

Outra empresa que investe em cibersegurança de ativos tecnológicos é a CISCO, que sempre integra novos produtos em seu portfólio de segurança e rede. A empresa é líder em áreas como SASE (Secure Access Service Edge — borda de serviço de acesso seguro) e SD-WAN (rede de área ampla virtualizada).

A pesquisa TIC Empresas 2023 aponta que empresas de grande porte possuem maior preocupação com as questões de segurança e conseguem responder rapidamente a incidentes. Já os setores de alimentação e alojamento apresentaram maiores vulnerabilidades cibernéticas.

Para saber mais sobre tecnologia, inovação e outros assuntos que são tendências no mercado, o blog da SG Sistemas é o lugar certo para você. A SG Sistemas é uma empresa conceituada no mercado de softwares para gestão empresarial. Atuando desde 1991, ela desenvolve soluções para supermercados e varejos. Conte com quem proporciona a melhor experiência do mercado!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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