Qual a importância do cadastro de clientes nos supermercados?

Qual a importância do cadastro de clientes nos supermercados?

Saiba a importância de manter o cadastro de clientes no seu supermercado.

Ter uma boa relação com seus clientes é a chave para fidelizar e manter uma duradoura parceria com quem escolheu o seu negócio. Um cadastro de clientes nos supermercados, por exemplo, ajuda a preservar e afunilar esses laços, auxiliando a projetar as políticas de atendimento, campanhas publicitárias e táticas de mercado.

Cadastro de clientes nos supermercados: Entenda os cliente que compram no seu supermercado!

Cada dado é importante no momento de fazer projeções com sua equipe. Quanto mais informações os dados oferecerem, maior será o entendimento dos perfis dos seus clientes.

De certo, os relatórios de venda são muito relevantes para previsões econômicas e análises da sazonalidade, lucros e déficits relacionados às vendas. Acontece que esses dados ficam restritos a um cenário que só é capaz de expandir se puder criar novas categorias para ter um design inteligente das demandas.

Por exemplo, a saída grande de um produto em uma determinada época não quer dizer que ele é tão consumido, pode ser que sejam compras altas e esporádicas de poucos usuários. Esses dados, sem um contexto adequado, podem estimular um investimento que não atinja o perfil de muitos consumidores. Enquanto um produto com uma aparente saída menor, mas consumido de forma mais difusa, seja um investimento mais seguro.

A gestão através do cadastro de clientes nos supermercados cria um histórico de consumo dos usuários que, dentre outros pontos, facilita muito o atendimento e o acesso até o cliente. Além disso, possibilita um SAC inteligente, que já contém informações sobre os clientes, poupando tempo, fazendo um histórico e pontuando os consumidores.

Através desse sistema é possível montar, ainda, uma campanha de bonificação que dá créditos e descontos na medida em que o consumidor acumula pontos de consumo e atinge metas, isso definitivamente incentiva muito mais a fidelização com o supermercado. Sorteios também são bem-vindos.

O acesso ao cliente também é facilitado, você consegue instigá-lo a acessar seus perfis online, assinar a newsletter do site para receber promoções e campanhas importantes via e-mail, mensagem ou redes sociais. Construir um engajamento, uma sensação de participação em um determinado perfil de consumo, faz o cliente se sentir valorizado. São diversas práticas que irão, sutilmente, fidelizando o consumidor.

Entender os perfis de consumo e compreender quando é mais viável lançar determinada promoção é ideal para a projeção de uma campanha de descontos, pois são dados que os relatórios de venda não conseguem determinar com tanta objetividade.

O oferecimento de linhas de crédito pode se basear no parâmetro de score do usuário, para que o mercado se proteja de má-fé e tentativas de fraude, protegendo suas finanças.

Auto atendimento - Cadastro de clientes

Como realizar este cadastro?

Muitos supermercados possuem terminais de cadastro e administração de dados, o que desonera os funcionários e torna mais acessível e prático o autoatendimento do cliente para assuntos diversos.

Outras táticas são interessantes, como a impressão de códigos QR, para serem escaneados pelos celulares, a implementação de um app que gerencie o perfil do usuário ou uma página na web. É comum que os funcionários sejam instruídos a oferecer os programas de benefícios, os famosos clubes de desconto.

A capacidade de articular esses dados é imensa. É possível formar pequenos grupos de consumidores para discutirem, darem reviews de itens, como eletrônicos, vinhos, queijos, cervejas, carnes e afins.

Apesar do número grande de oportunidades em relação às informações e o acesso mais próximo do consumidor, vale ressaltar a importância de ter uma aproximação ética dos clientes, sem jamais ser invasivo.

Por isso é essencial categorizar os perfis, saber os conteúdos adequados, prevendo assim os spams e notificações indesejados, dar autonomia ao cliente para que ele sinta sua participação ativa na relação com o supermercado. Spams podem fazer o cliente se sentir subestimado, o engajamento de consumidor consciente tem muito mais valor, e a abordagem por parte do mercado possui uma relação forte com esse vínculo.

Entender as dinâmicas do relacionamento entre empreendimento e consumidor só tem a agregar para ambos. A praticidade e a sensação de pertencimento e acessibilidade modernizam os meios de ação e campanhas, criando um ambiente onde a demanda consegue ser compreendida de forma inteligente para se adequar aos consumidores.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.