A importância de controlar as vendas no supermercados.

A importância de controlar as vendas no supermercados.

Monitore suas vendas e maximize seus resultados!

O controle de vendas nos supermercados é um parâmetro muito importante da administração de recursos. A saúde econômica de um empreendimento é a primeira prioridade, invariavelmente. Sem um capital de giro, o empreendedor corre o risco de colocar sua vida e bens privados em risco ou até mesmo perder o seu negócio para credores.

Uma balança desejável para qualquer empreendimento é aquela que mantém uma boa relação entre gastos e lucros e racionaliza ao máximo cada operação, evitando desperdícios ou gastos desnecessários. É sobre isso que a economia versa: recursos! Quanto maior o controle sobre todos os fatores que envolvem seu negócio, mais racionais e bem guiadas serão as decisões tomadas.

Afinal, como fazer o controle de vendas nos supermercados?


De forma mais efetiva, o controle de vendas nos supermercados ocorre através de um sistema integrado de gestão, como o disponibilizado pela SG Sistemas, em que diversos terminais estão conectados emitindo e compilando informações importantes que, posteriormente, podem ser geradas para vários fins administrativos.

Através do módulo de gestão, você pode acessar o Controle de Vendas, no qual terá opções de geração de vendas, enviando para o sistema os dados acumulados pelo terminal, após especificar o período determinado.

Com a emissão desse relatório, será analisada diversas informações, como o que teve saída no dia, o nível de rentabilidade, de lucro, a divergência de valores, a relação de lucro com o que foi estabelecido.

A gestão de estoque também receberá as informações competentes para uma atualização, podendo, inclusive, devoluções que foram computadas, serem recolocadas no estoque ou produtos recebam baixa, seja por dano, lote expirado ou afins.

É possível, ainda, atualizar preços por meio do controle de vendas, corrigi-los, fazer uma margem de projeção nos lucros, deduzir as devoluções, entender os métodos de pagamento, divergências em geral.

SG ERP Relatório de controle de vendas

Quais são os benefícios no controle de vendas?

Os benefícios do recurso de controle de vendas nos supermercados são muito. Antes de tudo, torna capaz uma organização da saída de produtos, gerando dados para atualizar seu próprio estoque, o que facilita o trabalho de alguns dos profissionais envolvidos, ganhando tempo para o funcionário e a empresa.

Para o setor administrativo e financeiro as vantagens são ainda mais importantes. A compilação dessas informações de venda dentro de um longo período podem dizer muito:

  • Produtos com boa saída: conseguir identificar os produtos mais procurados de cada categoria, assim como inferir quais são os menos vendidos, é importante para auxiliar em investimentos que valham a pena e evitar a compra de itens com pouca saída, que acabam expirando sem consumo.
  • O volume de atendimento/fluxo de clientes: é possível saber inclusive quais horários são mais movimentados em relação às vendas e quais são menos, tornando mais prática a mobilização dos funcionários de acordo com os horários.
  • A sazonalidade das vendas de determinados produtos: você pode entender em quais períodos, seja do mês, do ano ou até da semana, alguns produtos tem maior saída, de forma que esses dados ajudem a produzir uma campanha publicitária ou gerar descontos nos momentos mais adequados, para mobilizar racionalmente o capital da empresa em situações que tem mais projeções de gerar bons lucros.
  • Finanças: entender a relação do capital investido com o capital gerado, deduzindo as margens variáveis pertinentes, é uma das formas mais práticas de entender o balanço do supermercado, épocas de mais consumo de tal produto para aumentar o investimento, época em que outro produto tem saída pequena, para não perder estoque. A ideia é projetar a margem de lucro em cima de cada tipo de produto.
  • Gerenciamento do pessoal: ter uma projeção do tempo médio de atendimento nos momentos de pico em relação aos produtos comprados (tempo x volume).

É possível gerar dados sobre o controle de vendas em qualquer período de tempo e isolar produtos e diversos parâmetros para que você e sua equipe busquem informações e correlações importantes para planejamentos e empreendimentos novos, permitindo uma gestão muito mais racional e embasada.

A organização que promove no estoque, por exemplo, ajuda grandemente na prevenção de perdas consideráveis e, caso haja, ocasionalmente, algum problema, os relatórios podem auxiliar a prover um dado para análise.

O controle de todos os aspectos é fundamental para a organização e boa execução das atividades do supermercado. E a SG Sistemas é especialista em gestão digital! Para conhecer nosso trabalho, acesse nosso site, conheça as propostas e o blog, repleto de postagens sobre o mundo dos supermercados, novidades, informações relevantes e ideias para inovar. Para receber tudo em primeira mão, basta se inscrever em nossa newsletter. Confira!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.