O mercado de deliveries cresceu muito no Brasil e, com muitas pessoas oferecendo os mesmos produtos, é necessário encontrar meios de se destacar diante dos concorrentes. Só o ramo de pizzarias delivery teve aumento de 10% nas vendas durante a pandemia, segundo pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Então como encontrar ideias para pizzaria delivery e sair na frente da concorrência e lucrar mais?
Quando pensamos no que inovar em uma pizzaria, vários pontos podem ser analisados. O que vender além da pizza? Como fazer uma boa divulgação? É possível melhorar a produtividade dos colaboradores? Essas são algumas perguntas comuns para quem quer gerir uma pizzaria delivery com precisão e sair na frente da concorrência. Por isso, nós separamos 10 dicas que vão te ajudar a inovar e fazer o seu negócio se destacar, confira.
Antes das ideias, olhe para todos os aspectos da empresa
Antes de começar a ler nossas dicas e implementar em seu negócio, não se esqueça que uma boa gestão de empresa precisa ter uma visão macro do negócio, ou seja, observar cada atividade realizada e quais os pontos de melhoria podem ser realizados em cada etapa dos processos.
Por isso, você verá tanto aspectos administrativos quanto de marketing e pessoal, porque pequenas melhorias em cada etapa trazem progressos gigantes e ajudam o negócio a fluir.
Agora, sem mais delongas, vamos às dicas.
1 – Utilize um software de gestão para delivery adequado
Imagine o seguinte cenário: sexta-feira a noite, pedidos acumulando, anotações em papéis diferentes, correrias de funcionários, telefone tocando… De repente, um entregador pega um papel de pedido e leva outro. Cliente recebe e te liga insatisfeito. Com certeza este é o maior pesadelo de qualquer gestor, não é mesmo?
É para isso que o software vem para unir todas as informações em um só lugar, otimizando processos manuais, além de apoiar toda a gestão do negócio, com dados estruturados, estatísticas, alertas, controle de estoque, emissão de notas… Uma verdadeira mão na roda. Não deixe de se aprofundar e conhecer como funciona um sistema para deliveries.
2 – Inove no relacionamento com o cliente
Foque em oferecer um atendimento mais humanizado, mesmo que online. Afinal, são pessoas consumindo produtos de pessoas. Esse tipo de atendimento foca em oferecer a melhor experiência ao cliente através de um atendimento mais próximo e exclusivo.
Como fazer isso, à distância? Invista em conhecer os seus clientes. Um bom software para pizzaria pode coletar informações relevantes sobre as preferências do cliente e dar uma vasta lista de opções para encantar o cliente. Um exemplo prático: no segundo pedido de um cliente, você enviar uma mensagem agradecendo por comprar novamente ou até mesmo enviar um presente.
A dica é: colete dados relevantes e utilize-os ao favor do seu negócio. Pense no valor que o cliente vai encontrar no seu negócio. Aliás, vale a pena entender pouco mais sobre como melhorar o valor percebido do cliente.
3 – Ofereça várias formas de pagamento
Na hora de fazer sua compra o cliente não pode encontrar nenhum obstáculo, porque ele tem várias opções e, com certeza, vai procurar um lugar que resolva tudo de forma prática.
Uma maneira de reduzir obstáculos na hora da compra é oferecer diversas formas de pagamento. Vale apostar no Pix ou Vale Refeição, ao invés dos tradicionais dinheiro ou cartão, se isso fizer sentido para o seu ramo. Fazer uma pesquisa e ver os meios mais utilizados pelos seus concorrentes é uma alternativa.
4 – Contrate sua própria frota de entregadores
Os entregadores podem fazer parte da estratégia de venda e de relacionamento da sua pizzaria delivery. Poder contar com uma equipe própria dá a possibilidade de ter maior controle sobre suas entregas, para que elas sejam feitas com qualidade. Além disso, você reduz custos que teria ao utilizar entregadores de outros aplicativos.
Invista em treinamentos para abordar a condução segura no trânsito, como zelar pelos pedidos conferindo-os antes de sair da pizzaria, além de falar da importância em tratar o cliente com educação e gentileza.
E, por fim, você pode utilizar seus entregadores como vitrine, com adesivos em seus uniformes e material de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.
5 – Use a entrega para se comunicar com o cliente
Aqui você deve focar na experiência de compra do cliente. Embora todo o processo seja online, é na entrega que realmente o cliente perceberá o valor do produto.
Saborear uma pizza pode estar relacionado a diversos momentos que a pessoa está passando, seja sozinha ou acompanhada de família e amigos. A pergunta é: como a sua empresa pode fazer esse momento ser mais especial? Enviar mensagens — pode ser por escrito mesmo — desejando uma boa refeição é um exemplo de humanização do atendimento.
Além disso, você pode se comunicar através das embalagens. Além de usar a identidade visual da sua marca, pense em como chegar de uma forma acolhedora nos lares das pessoas. É um diferencial e tanto!
6 – Escolha a embalagem correta para entregar sua pizza
Falando em embalagem, por mais tentador que seja escolher uma embalagem toda diferente, você não pode esquecer de garantir que ela consiga isolar, apoiar e ventilar corretamente suas pizzas. Esses fatores garantem que sua pizza chegue intacta à casa do seu cliente e que a experiência não seja desagradável a ele.
7 – Capriche na divulgação com boas fotos
O cardápio digital é a vitrine da sua pizzaria, correto? Hoje as pessoas estão cada vez com mais opções na hora de escolher, então vale a pena investir em fotos mais profissionais, que mostrem a qualidade do que o delivery entrega.
Pensem em imagens que instiguem a vontade de quem as vê, porque isso pode ser fator decisivo de escolha pelo seu delivery, afinal, as pessoas costumam atrelar imagens de qualidade com serviços de qualidade.
8 – Ofereça pizzas com sabores e formatos diferenciados
O que vender além da pizza? Muitas pizzarias apostam e rodízios de massa e porções para se diferenciar. Outro ponto que você pode inovar é nos tipos diferentes de pizza, afinal existem pessoas com restrições alimentares e só a troca de um ingrediente ou outro na hora de fazer a pizza pode satisfazer um tipo de cliente.
Faça experimentos e ofereça pizza sem glúten, veganas, com massas integrais e meça o resultado das saídas. Aposte na divulgação desses itens também. É uma grata surpresa para um cliente saber que você os atende também e, com certeza, você será lembrado por isso.
Que tal juntar ideias e oferecer produtos diferenciados para os seus clientes? Um exemplo pode ser convidar algum restaurante italiano para colaborar com ingredientes típicos e incrementar suas pizzas e você colaborar com deliciosos sabores no menu do restaurante.
Quanto ao formato, pode usar a criatividade também. Muitas pizzarias entregam pizzas palito, pizza frita, pizza no cone, pizza em formato de petiscos… Enfim, dê asas à imaginação aqui. Quem sai ganhando é o cliente.
9 – Faça promoções criativas
Um dos pontos principais para diferenciar seu negócio é realizar promoções. Quem oferece diferenciais para o cliente tem a chance de se destacar e de expandir seu mercado, já que as pessoas fazem propaganda e divulgam as coisas boas que elas encontram na internet. Ofertas devem ser tentadoras, é claro. Veja algumas ideias e inspire-se;
- Criar cupom de fidelidade (a cada 10 pizzas, ganha 1 de graça, por exemplo);
- Dar desconto se o cliente pedir pelo próprio aplicativo do delivery;
- Apostar em promoções relâmpagos, divulgando nas redes sociais (desconto para quem apresentar o print do instagram, por exemplo);
- Criar combos especiais para determinado dia da semana (cria uma expectativa nos clientes para aquele dia);
- Inclua cupons secretos em alguns pedidos e surpreenda clientes com descontos para a próxima compra.
10 – Invista na identidade visual e marketing para pizzarias
Claro que não poderíamos deixar de lado a imagem da empresa e a divulgação que chegará aos clientes. Chame profissionais para criar sua logo e elaborar materiais gráficos, cuidar das suas embalagens e de toda a imagem que você deseja passar com seu delivery.
Os seus clientes acessam redes sociais? Têm hábito de ler jornal ou escutam mais rádio? Pense em tudo isso e veja onde você pode encontrá-los, para estar por lá com conteúdos relevantes. Quem não é visto não é lembrado, lembre-se do ditado.
Falando em redes sociais, divulgue seus perfis nessas mídias nos materiais que chegam ao cliente, como folders, embalagem e site. Para se aprofundar no assunto, leia nosso post sobre marketing humanizado para deliveries.
Agora que você já tem diversas ideias para pizzaria delivery, é só fazer um planejamento e ir ajustando o seu negócio aos poucos. Pense em cada detalhe e, com certeza, os resultados virão.
Conte com a SG Sistemas para alavancar seus negócios e conheça nossas soluções para gestão de restaurantes e outros food services. Continue acompanhando nossos posts e até a próxima!