Se você é comerciante e está sempre buscando novas formas de melhorar o seu negócio, deve saber que os pontos de venda, alinhados com as técnicas de merchandising, são essenciais para criar um ambiente propício para gerar vendas de sucesso.
No post de hoje, vamos mostrar a importância de um ponto de venda eficiente e algumas ideias de merchandising para aprimorá-lo. Acompanhe a leitura e aprenda!
O que é ponto de venda?
Para otimizar suas estratégias de vendas, é importante compreender o que significa ponto de venda e como ele se aplica.
Por definição, o Ponto de Venda (PDV) é, basicamente, onde as vendas são feitas. Ou seja, podemos entender que se trata de qualquer estabelecimento comercial que ofereça serviços ou produtos, de maneira exposta, à venda para os consumidores. Seja um supermercado, uma loja, entre outros.
Como melhorar o ponto de venda? Qual estratégia usar?
Como o PDV expõe os produtos ou serviços para os clientes consumirem, é muito importante utilizar estratégias de marketing que os encante e os faça querer comprar.
Uma das principais ferramentas, nesse caso, é o merchandising, que tem a finalidade de atrair a clientela para os pontos de venda e fazê-la sentir vontade de comprar.
Para atingir os consumidores, é preciso ter bem estabelecido quem é o público-alvo, como ele se comporta, seus desejos e necessidades. Só assim é possível criar artifícios eficientes. E isso acontece com toda técnica de marketing: a intenção é convencer o sujeito de que ele quer adquirir aquilo, mesmo sem estar, de fato, precisando.
Mas como essa ferramenta interfere no comportamento do consumidor? Bom, como você deve saber, os recursos visuais sempre fizeram parte das estratégias de vendas. Isso porque quem consome é facilmente atraído pelo que vê.
Quer dizer que, no comércio, a disposição dos itens da loja e a forma como eles são expostos influenciam muito no sucesso do estabelecimento, pois chamam atenção ou não do público.
E o merchandising consiste nessa identidade visual do comércio e em todo o cenário criado para atender ao consumidor e oferecer a melhor experiência de compra, encantando-o e atraindo-o.
E isso não se limita às gôndolas: decoração, sinalização, iluminação, enfim, tudo faz parte do merchandising e deve ser considerado na hora de criar um ambiente agradável ao cliente.
4 dicas de merchandising para melhorar o PDV!
Foi constatado que a maioria dos consumidores brasileiros decide o que comprar após entrar no estabelecimento, ou seja, no ponto de venda, abrindo espaço às compras por impulso ou por encantamento, seja pelo produto estar em promoção ou por sentir a necessidade de adquiri-lo.
E é aí que o merchandising entra: como se tem pouco tempo para a etapa de encantar, é importante que a estratégia seja eficiente e aconteça nos primeiros momentos da estadia dele no PDV.
Veja algumas dicas a seguir:
Deixe os produtos atraentes
Quem nunca foi comprar um produto no supermercado e ele estava sujo de poeira ou resíduos de alguma embalagem danificada? Isso desestabiliza a compra e quebra a expectativa do cliente de consumir uma mercadoria intacta e em boas condições.
Assim, tenha atenção nas prateleiras, veja se os produtos estão limpos e conservados. Riscos, sujeira e embalagens amassadas devem ser evitados ao máximo.
Isso deve ser pensado, principalmente, quando o assunto é alimentação: frutas, verduras, lanches e comida precisam estar sempre com boa aparência e boas condições de consumo!
Faça um treinamento para atendimento
Treine seus colaboradores para que sejam gentis e simpáticos com os clientes, e solícitos e prestativos quando necessário.
Cuide do cenário do produto
O projeto de decoração no qual o produto está disposto tem de estar alinhado com o que está sendo oferecido. Em lojas de confecção, por exemplo, as roupas de inverno não podem ficar dispostas em uma decoração de verão, com artifícios de praia e sol. Em um supermercado, o açougue não pode ser decorado com o tema hortifrúti. E por aí vai.
Aposte nos hot points
Os “pontos quentes” no comércio são aqueles pontos de maior venda – e por isso não podem ser esquecidos. É comum, em uma lanchonete ou supermercado, produtos como doces, bebidas geladas e salgadinhos estarem localizados perto do caixa, pois é o momento – e os itens – que o cliente compra por impulso. Quem nunca pegou um chicletinho a mais na hora de passar as compras, não é mesmo?
Eles são conhecidos também como pontos extras, porque são lugares de exposição de produtos fora das prateleiras, gôndolas ou araras. São estratégicos e devem ser pensados de acordo com a rota do cliente, para que ele tenha uma boa visão e seja atraído para ir até lá. Em um supermercado, por exemplo, podemos ter como hot points: ilha promocional, ponto de gôndolas, orelha e check stand.
Analisar quais os pontos de maior venda é importantíssimos para o comércio!
Essas são apenas algumas dicas para melhorar as vendas do seu PDV. Além disso, é indispensável que se tenha um software de gestão para gerenciar sua empresa com segurança e eficiência.
Para isso, a SG Sistemas oferece soluções que vão fazer toda a diferença no seu estabelecimento, seja no setor alimentício, em redes de supermercado ou em qualquer tipo de comércio. Confira nossas soluções e veja qual a melhor de acordo com suas necessidades!
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