Adotar o uso do Cadastro Nacional de Produtos (CNP) na rotina empresarial possui grande importância para garantir maior facilidade na gestão do seu comércio, assim como outros benefícios. Assim, seu negócio pode unificar todos os produtos e realizar o seu controle com maior precisão no banco de dados.
No entanto, muitas empresas encaram dificuldades, como a comunicação e o controle dos produtos entre os profissionais presentes no negócio. Este ponto, por outro lado, pode ser resolvido com o CNP, para evitar que a empresa arrisque ter uma atuação abaixo do potencial que ela apresenta.
O que é o Cadastro Nacional de Produtos?
Basicamente, o Cadastro Nacional de Produtos trata-se da reunião das informações a respeito dos itens que sua empresa comercializa, permitindo uma gestão precisa dos produtos existentes. Assim, o negócio consegue ter mais controle do que é comercializado e evitar problemas relacionados ao registro dos dados dos produtos.
Vale comentar que não utilizar o CNP pode implicar em problemas fiscais — por essa ser a maneira pela qual os órgãos reguladores verificam os dados relacionados aos tributos. Além disso, a Norma Técnica 2021.003 reforça a obrigatoriedade dos fabricantes de atualizarem os produtos no CNP com o objetivo de impedir atrasos para emissão de códigos de barras e diminuir rejeições de notas fiscais pela SEFAZ.
A prática também pode ajudar a sua empresa na padronização do registro do que seu empreendimento vende, além de facilitar a venda online. Com isso, a sua equipe pode realizar um trabalho mais prático e preciso, juntamente com a possibilidade de atingir resultados mais amplos com as vendas online do negócio.
Entenda a importância da gestão do fluxo de caixa para o seu negócio.
Processo de cadastro de produtos
Para fazer o processo de Cadastro Nacional de Produtos, é necessário se associar com a GS1 e realizar o acesso ao ambiente. Assim, organizando tudo em um passo a passo mais objetivo, teremos o seguinte:
- Associação com a GS1;
- Acessar o site deles;
- Criar login e senha;
- Acessar o local e mexer nos cadastros.
Caso a sua empresa não tenha essa associação, é preciso acessar o site oficial da GS1 ou entrar em contato com eles por e-mail para fazer sua solicitação. É recomendado fazê-la quanto antes para assegurar que a sua empresa possa aproveitar do CNP com precisão e velocidade.
Os elementos necessários para criar o seu acesso no ambiente são: o CNPJ da empresa, um e-mail e saber as propriedades dos produtos comercializados que precisam estar presentes no processo. Por meio disso, pode-se realizar o cadastro e utilizar todo o ambiente de forma adequada.
Benefícios do Cadastro Nacional de Produtos
Com o Cadastro Nacional de Produtos, o seu negócio é capaz de melhorar consideravelmente a maneira de fazer o rastreamento dos itens pelas informações detalhadas presentes neles. Dessa forma, pode-se diminuir as chances de perdas de cargas, seja por acidentes ou por episódios de roubo, por exemplo. Também se destacam os seguintes benefícios:
- O aprimoramento da conformidade regulatória: com isso, a sua empresa apresenta maiores probabilidades de não ter problemas com as legislações;
- Garantia de transparência: ao contar com o cadastro, pode-se realizar as atividades sempre com conhecimento do estado das operações, ponto este muito importante em práticas como as vendas no ambiente online;
- Diminuição de erros: o Cadastro Nacional de produtos permite uma redução considerável de erros comuns que podem ocorrer nos registros, como duplicidade de informações e desperdício de tempo;
- Organização de trabalho: o CNP permite que a empresa trabalhe com uma base única de dados, assegurando maior previsibilidade para a rotina, maior controle e melhora nas taxas de segurança.
Contar com todos esses benefícios é de extrema importância para a sua empresa conseguir evoluir suas atividades relacionadas aos produtos presentes. Por isso, também cabe a ela contar com ferramentas que permitam uma gestão mais facilitada dos itens e com a precisão necessária para se adaptar às demandas do mercado.
Desafios e considerações
Manter a centralização das informações junto ao detalhamento de seus produtos e os dados atualizados são os principais desafios enfrentados por empresas que não fazem o Cadastro Nacional de Produtos. Além disso, garantir uma ótima comunicação entre os fabricantes também costuma ser uma dificuldade bastante comprometedora no negócio.
Para superar esses erros, é preciso investir em um monitoramento constante e capacitação de colaboradores. Junto a isso, torna-se necessário se atualizar a respeito de possíveis mudanças nas conformidades para garantir que sua empresa mantenha uma atuação alinhada com as alterações, o que pode proporcionar tanto uma melhora operacional visível como também evitar punições para as práticas efetuadas pela empresa.
Também é interessante contar com soluções adequadas para você gerir seus itens e entender a situação dos produtos para cadastro. Assim, a melhor forma de fazer isso é por meio das soluções que a SG Sistemas proporciona para você. Com toda a qualidade de nossas opções, certamente o seu empreendimento pode aproveitar bastante da organização e melhora das operações que podemos te proporcionar!
Estudos de caso e exemplos reais
Os varejos são os que mais conseguem se beneficiar do que o Cadastro Nacional de Produtos é capaz de proporcionar. Devido à quantidade volumosa de produtos existentes nesses negócios, o CNP pode ajudar muito os profissionais a melhorarem a qualidade de suas tarefas durante a atuação.
Supermercados e distribuidoras se destacam entre os negócios que podem aproveitar esse cenário. Além de conterem muitos itens, a grande variedade de produtos torna necessário realizar registros mais precisos sobre a presença deles.
As melhoras na organização dos produtos do negócio juntamente com o aprimoramento das atividades relacionadas às vendas são os principais resultados positivos que os negócios que fizeram o Cadastro Nacional de Produtos. Com isso, as empresas podem obter resultados cada vez mais interessantes e manter uma boa estabilidade no mercado.
Tendências futuras no cadastro de produtos
Os mecanismos tecnológicos capazes de fazer análises de dados mais profundas, junto de ferramentas para gestão de finanças e estoque, são tendências no cadastro de produtos muito fortes para o futuro. Isso acontece porque elas são capazes de revelar padrões no negócio e fornecer uma melhor visão da situação financeira.
A gestão de produtos no futuro tende a contar cada vez mais com mecanismos tecnológicos capazes de facilitar o registro das tarefas e o andamento das atividades. Dessa forma, a rotina pode ser bem mais estável e fornecer resultados mais proveitosos para as empresas que necessitam melhorar sua conformidade regulatória.
Conheça nosso sistema de gerenciamento de produtos e modernize o estoque da sua empresa e filiais.
Por isso, contar com o papel que a SG Sistemas pode exercer em seu negócio é fundamental para melhorar a qualidade da gestão de seus itens. Com nossas soluções baseadas em mais de 30 anos de contato com o mercado, o seu empreendimento pode aproveitar muito do que oferecemos para uma melhoria considerável nas operações!