Ponta de gôndola: estratégias para maximizar as vendas no varejo

Ponta de gôndola: estratégias para maximizar as vendas no varejo

A ponta de gôndola é considerada uma área nobre do PDV (ponto de venda), possui grande visibilidade na loja e costuma ser o alvo principal dos olhares dos clientes. Esses fatores tornam esses pequenos espaços especiais, valiosos e foco das estratégias de vendas de qualquer loja ou estabelecimento comercial.

Todos sabem da importância de ter produtos bem localizados, e cada local em um estabelecimento tem uma visibilidade específica, maior ou menor. A ponta pertence ao primeiro grupo, tendo uma importância crucial, trazendo muito mais visibilidade para o produto e podendo ser otimizada com algumas técnicas. 

O que é ponta de gôndola?

A ponta de gôndola é literalmente a parte da frente da gôndola que encerra o corredor. Frequentemente, essa parte é chamada de “terminal” e recebe atenção de produtos específicos que têm mais apelo para os clientes. Essa atenção pode impulsionar as vendas e é considerada para criar novas oportunidades e estratégias comerciais. 

Localizada no final de duas gôndolas que despontam em um corredor, a ponta é melhor visualizada porque fica em uma área onde circulam mais clientes. No varejo, essa ponta é disputada e recebe geralmente as chamadas “ações”, onde campanhas de marketing são iniciadas e até mesmo estratégias de vendas específicas. 

Qual a diferença entre ponta de gôndola e outras áreas de exposição?

Diferente de outras áreas de exposição, a ponta de gôndola é facilmente visualizada por todos que passam pelo corredor e recebe muita atenção. Essa posição relevante e importante, fácil de ser vista, é utilizada para enriquecer ações de marketing ou até mesmo criar campanhas completamente inéditas e distintas. 

Quais são os benefícios de utilizar a ponta de gôndola?

O uso da ponta de gôndola traz diversos benefícios, especialmente o aumento da visibilidade dos produtos e a melhora nas vendas. Adaptar esse espaço em sua empresa e loja traz grandes vantagens, sendo o principal objetivo a performance e saída dos produtos. Veja os benefícios:

1. Aumento da visibilidade dos produtos.

Um dos maiores benefícios da ponta de gôndola é a visibilidade que ela traz para os produtos. Como já comentado, a ponta da gôndola expõe os produtos para todos que passam pelo corredor, tanto os que entram nos corredores laterais quanto os que percorrem o principal. 

2. Estímulo de compras por impulso

A ponta de gôndola favorece o fenômeno das compras por impulso. Em uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, mais de 28% dos consumidores entrevistados declararam que realizam frequentemente compras por impulso, o que mostra o poder desse expositor em sua loja. 

3. Melhoria na rotação de estoque

Uma das principais preocupações de uma loja é aplicar o seu PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai). É muito importante que haja uma rotação de estoque para que os produtos não vençam dentro do depósito ou sejam vendidos próximos ao vencimento. 

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Quais estratégias utilizar para montar uma ponta de gôndola?

É essencial montar a ponta de gôndola de maneira eficiente e chamativa, para atrair a atenção dos clientes. Muitos mercados e lojas aplicam estruturas diferentes, que tornam o local mais bonito e organizado, ou adotam terminais com layouts que integram ações de marketing. 

Escolha de produtos e promoções

Além da estrutura, é importante escolher cuidadosamente os produtos que irão ocupar a ponta de gôndola. Não há uma escolha universalmente certa; o ideal é selecionar produtos que valorizem sua loja e que precisem ser vendidos com rapidez, praticando assim o já citado giro de estoque. Promoções e descontos especiais são essenciais para valorizar ainda mais a gôndola. 

Técnicas de merchandising visual

O merchandising visual é muito importante, sobretudo quando é colorido e chamativo. Estatísticas mostram que 80% das pessoas se sentem mais atraídas pelas cores e param para prestar atenção; essas mesmas pessoas frequentemente se relacionam com a marca por meio de suas cores características, harmonizando com a do espaço e a identidade visual do mercado. 

Uso de sinalização e material promocional.

Sempre sinalize onde está a ponta de gôndola e quais produtos estão à venda ou em promoção. Essa sinalização é importante para dar visibilidade aos produtos e informar os clientes. Todos os itens devem ser bem sinalizados, já que uma promoção mal comunicada pode atrasar as vendas.

Quais ferramentas utilizar para gerenciamento de ponta de gôndola?

A tecnologia tem se tornado cada vez mais indispensável para as empresas, e ferramentas digitais são cruciais para analisar dados, vendas e especialmente a rotatividade dos produtos. A ponta de gôndola pode ser gerenciada com muito mais eficiência e cuidado por meio de sistemas. 

  • Softwares de gestão de espaço de varejo: esses softwares fornecem uma perspectiva mais ampla sobre a ponta de gôndola e ainda oferecem oportunidades de otimização do espaço. Ferramentas digitais estão cada vez mais integradas ao varejo, ampliando as possibilidades de exposição; 
  • Análise de dados de vendas para otimizar a exposição: os softwares facilitam a análise de dados dos produtos, fornecendo otimizações para as vendas. Essas ferramentas podem analisar quando um produto foi colocado na gôndola, quanto vendeu e em qual quantidade. Com esse cruzamento de dados, gestores podem criar estratégias de exposição mais eficazes. 

Varejistas que utilizam pontas de gôndola com sucesso

No Brasil, uma das principais redes de varejo que aplicam essa estratégia com precisão é o GPA. As redes Extra Supermercado e Pão de Açúcar frequentemente criam pontas de gôndola que interagem com o corredor em questão, complementando seus produtos. Entre as estratégias usadas estão:

  • Complementar o corredor: um corredor de matinais, por exemplo, terminam com produtos como cereais, cafés, açúcar etc;
  • Ações distintas de marketing: promover determinado produto com uma marca em uma campanha;
  • Produtos próximo ao vencimento: ponta de gôndola que se dedica a vender produtos que estão próximos do vencimento, evitando assim prejuízo.

Essas são algumas das estratégias que podem ser replicadas por sua loja e que oferecem bons resultados. Ao combinar essas táticas com um sistema de monitoramento e análise, é possível ter resultados ainda mais expressivos. 

Por mais simples que pareça, o uso da ponta de gôndola faz parte da estratégia padrão de varejistas. E elas trazem resultados que são universalmente conhecidos e que fornecem uma estrutura de venda mais eficiente. Vale a pena aplicar e criar sua própria personalização para suas vendas.

Quais são as tendências na utilização de pontas de gôndola?

Embora já sejam tradicionais, há espaço para modernizações e otimizações nas estratégias de ponta de gôndola, especialmente com o uso de tecnologias digitais.

  • Inovações em merchandising visual: a personalização no merchandising é um dos elementos mais importantes, incluindo referências à cultura pop, lançamentos de séries, filmes e outros produtos de interesse.
  • Previsões para o futuro das técnicas de exposição no varejo: a integração de aplicativos de gerenciamento de estoque com dados de vendas é uma grande tendência. Assim, as lojas conseguem rastrear o itinerário completo do produto, desde a entrada no estoque até sua exposição e venda, otimizando o desempenho da ponta de gôndola.

A SG Sistemas é especializada em oferecer soluções digitais inovadoras e personalizadas para sua empresa, com um foco estratégico no monitoramento e na análise de dados em tempo real. Nossos produtos possibilitam uma gestão mais eficiente e a otimização de suas estratégias de vendas, garantindo decisões mais assertivas e melhores resultados.

Ao utilizar nossas ferramentas, você pode aprimorar o desempenho da ponta de gôndola de sua loja, potencializando a exposição de produtos e atraindo mais clientes. Conte com a SG Sistemas para transformar a maneira como sua empresa lida com a gestão de vendas e alcançar novos patamares de sucesso. Entre em contato e saiba mais!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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