Gestão de fornecedores para supermercados: o que é e como fazer?

Gestão de fornecedores para supermercados: o que é e como fazer?

A gestão de fornecedores para supermercados é a administração, acompanhamento e estratégias de melhoria para a seleção, homologação e desligamentos das empresas que fazem parte da sua cadeia de suprimentos.

Para te ajudar nesse processo, selecionamos 7 dicas para você realizar uma boa gestão e ter resultados positivos no seu supermercado e filiais. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo!

O que é a gestão de fornecedores para supermercados?

A boa gestão de fornecedores é essencial para um supermercado, lembre-se que os fornecedores devem ser seus melhores aliados, assim você garante produtos frescos, preços competitivos e entregas dentro do prazo previsto para abastecer o seu estabelecimento. Além de garantir a conformidade com os requisitos e critérios da sua política interna.

1. Tenha um planejamento estratégico

Tudo começa pelo planejamento estratégico das ações, assim você saberá todas as informações importantes e o que pode ou não fazer para gerir seus fornecedores, como:

  • Orçamento máximo;
  • Quantidade de abastecimento;
  • Estabelecer metas de desempenho para cada fornecedor;
  • Canais de distribuição próximos;
  • Fornecedores que podem te atender em uma emergência;
  • Demandas que você pode terceirizar.

Confira também: Como gerir seu supermercado: conheça 12 dicas imperdíveis!

2. Seleção, análise e homologação de fornecedores

Evite contratar o primeiro fornecedor que você contatar, converse com alguns para ter mais opções, selecione e avalie os que estejam alinhados com a sua política interna e necessidades. Ter um cadastro diversificado de fornecedores para supermercado vai te ajudar a longo prazo. Ao selecionar, avalie os fatores abaixo:

  • Pesquise a capacidade logística do fornecedor;
  • Se ele cumpre os prazos de entrega;
  • Certificados de qualidade;
  • Capacidade de inovação;
  • Adequação a normas e regulamentações;
  • Peça indicação de outros varejistas.

3. Tenha uma negociação transparente

Procure ter um bom custo-benefício, por exemplo, se um fornecedor possui produtos com uma qualidade maior, o preço será mais alto, no entanto, se for a preferência do seu público, pode ser vantajoso para o seu supermercado. Logo, não considere somente o preço ao negociar com seus fornecedores.

Estabelecer uma comunicação objetiva e transparente durante as negociações, garantindo que todos os envolvidos entendam os termos e concordam de forma consciente. Dessa forma, você otimiza a eficiência operacional do seu supermercado.

4. Inclua a gestão de riscos na sua rotina

Se você faz a gestão de fornecedores para supermercados, sabe que imprevistos podem acontecer todos os dias. Saber se prevenir nessas situações faz parte de uma boa gestão de riscos nas empresas. Para isso, você pode traçar algumas estratégias, como confirmar as entregas anteriormente, solicitar notas fiscais e rastrear as entregas, criar uma forma eficaz de receber e quitar boletos, entre outros.

5. Faça o monitoramento contínuo da lista de fornecedores

Ao iniciar o contrato e começar os fornecimentos e pagamentos, observe se tudo o que foi acordado está sendo cumprido. Como a qualidade, o prazo das entregas, se a coleta reversa e devoluções funcionam sem nenhum tipo de problemas. Incluindo a cobrança e o pagamento.

Além disso, ter um controle de estoque eficiente vai te ajudar a recepcionar de forma ágil seus fornecedores. Também é possível saber as quantidades que deve adquirir e receber para que não fique com alimentos e produtos parados no estoque.

6. Dispense os fornecedores quando for necessário

Se o contrato não for cumprido, tente conversar e negociar as possibilidades de melhora. Dê feedbacks periodicamente para informar como está a parceria de vocês e, se mesmo assim não resolver, agende uma reunião para informar o desligamento do seu fornecedor.

7. Invista em uma automação comercial

Investir em uma automação comercial para o seu supermercado é uma das formas de otimizar a gestão completa do seu negócio. Com um bom sistema ERP de gestão integrada, você consegue cadastrar todos os seus fornecedores, além de produtos, estoque e outros setores importantes. Dessa forma, é possível gerar relatórios e conferir o andamento das metas da sua empresa.

Benefícios de fazer a gestão de fornecedores para supermercados

Sabemos que fazer uma gestão de fornecedores de um supermercado não é fácil, ainda mais quando se tem as filiais para abastecer. No entanto, é esse trabalho minucioso e contínuo que vai garantir o sucesso do seu negócio, agregando diversos benefícios, como:

  • Qualidade de produtos: ao realizar a gestão dos fornecedores, você consegue produtos que cumprem as exigências fiscais e a qualidade que seus clientes esperam, além de garantir a segurança alimentar do seu supermercado;
  • Custo-benefício: procure equilibrar o custo-benefício de qualidade com preço para ter um bom mix de produtos;
  • Saber a origem dos produtos: rastrear e saber a origem dos produtos faz parte dos princípios ESG de sustentabilidade. Assim, você comprova de onde os seus produtos vêm, garantindo a qualidade e respostas rápidas em situações de recall;
  • Confiabilidade e parceria: uma gestão de fornecedores para supermercados eficaz resulta em boas parcerias e confiança para o sucesso de ambos;
  • Melhoria contínua de serviços: com o crescimento do seu negócio, é comum ter que adaptar e melhorar os seus serviços, isso também deve acontecer com seus fornecedores;
  • Clientes satisfeitos: uma das maiores vantagens da gestão de fornecedores é deixar seus clientes satisfeitos e fidelizados ao seu negócio. Comprando produtos de qualidade, frescos e contando com um bom mix de produtos.

Agora que você sabe como fazer a gestão de fornecedores para supermercados, continue no nosso blog e conheça as melhores opções de sistema para lojas de varejo. Até lá!que aparecer

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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